Frango Assado com Pimentos


Hoje era o dia de anos da minha avó Celeste. A mesma avó que não sabia fazer sobremesas e que nunca  cozinhou por uma receita. Mas que fazia chouriços e uns rojões de comer e chorar por mais. Que amassava muitos quilos de pão a que chamava padas, e que eu adorava comer com fatias fininhas de manteiga que se derretiam por cima do pão quente. A avó que fazia folares doces na Páscoa e com quem ainda consegui aprender a receita.
A avó Celeste fazia um frango delicioso assado em forno de lenha numa assadeira de barro. Daqueles frangos a quem eu e a minha irmã dávamos comida muitas vezes ao dia pelo prazer de ver as galinhas a correrem no galinheiro e a esgravatarem no chão. Um frango muito diferente da minha receita de hoje, mas um frango para a avó. Onde quer que ela esteja.

Ingredientes para 2 pessoas:

500g de frango partido em pequenos pedaços
1 pimento vermelho
1 limão
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
umas gotas de tabasco
1 colher de chá de colorau
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de salsa picada

Preparação:

Tempere o frango com o sumo de limão, sal e pimenta, os dentes de alho esmagados e o colorau. Coloque numa assadeira e regue com um fio de azeite e com umas gotas de tabasco.
Corte o pimento em tiras e coloque-as por cima do frango. Tape a assadeira com papel de alumínio e leve a assar em a 180ºC durante 40 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel e deixe alourar um pouco.
Polvilhe com a salsa picada e sirva com arroz e brocolos salteados em azeite e alho.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Esses frangos de capoeira, "caipiras no Brasil" por si só já possuem o sabor e textura da carne diferenciados, sendo bem preparados ficam deliciosos, esta receita é muito boa.
    Boa semana.
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Fiquei sem palavras para descrever esta refeição apenas fixei meu olhos no prato e salivei, ficou maravilhoso, prabens!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que rica receita,...fiquei a babar,...
    Beijinhos
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:44

    Simples e óptimo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Rapido e delicioso:)um abraço

    ResponderEliminar
  6. Delicioso! Huuuummmm!!!
    Bjs, Grazy*
    http://deliriosgourmet.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Gosto mt de pimento na comida :) Este frango deve ficar bem bom!

    ResponderEliminar
  8. Que saudades nos deixam as avós... e tantas memórias gustativas! A minha avó fazia um empadão de bacalhau maravilhoso e uma massa de vitela e cenoura que nunca mais ninguém conseguiu igualar... Em casa tenho vários frascos de ginginha que foram feitos por ela e a verdade é que às vezes penso que não os devia consumir, mas penso que ela não gostaria disso, e assim lá vamos bebericando :)

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Colher de Pau,
    Adorei o teu franguinho!!é mesmo apelativo..

    Bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  10. Amei a receita! Fiz num almoço de família e não sobrou nem pra contar história.

    ResponderEliminar
  11. Cristina00:21

    Foi hoje o nosso almoço! A repetir!!

    ResponderEliminar

Imprimir