Ananás Caramelizado com Creme de Ovo

Quando era mais miúda e comecei a cozinhar sozinha, adorava fazer sobremesas, bolos e bolachas. Lembro-me de já nessa altura gostar de inventar e acho que nunca me esquecerei de uma tarte cujo recheio era simplesmente gelatina. que fiz com o P e a P numa qualquer tarde de verão. Com o tempo comecei também a fazer outras coisas e passei, acho eu, a gostar mais de cozinhar pratos salgados e a comida de todos os dias do que propriamente a sobremesa. Mesmo assim ainda me dá para inventar algumas coisas doces. Como esta sobremesa. Uma sobremesa feita rapidamente com o que havia em casa apenas porque não queria acabar uma refeição de domingo ´"sem açúcar".

Ingredientes para 4 pessoas:

250g de ananás fresco
2 ovos
250 ml de leite´
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de maisena

Preparação:

Corte o ananás em cubos não muito pequenos e leve-o a caramelizar juntamente com 4 colheres de sopa de açúcar numa frigideira anti-aderente. Quando o ananás estiver dourado retire e deixe arrefecer.
Entretanto prepare o creme de ovo, Misture a maisena num pouco de leite frio para dissolver. Junte depois o restante leite, os ovos e o restante açúcar e misture bem. Leve ao lume, mexendo sempre, até obter um creme liso.
No fundo de 4 tacinhas ou ramequins coloque o ananás. Divida depois o creme de ovo pelas tacinhas. Polvilhe com um pouco de açúcar e queime com um maçarico de cozinha ou leve ao forno (com grill) até tostar um pouco.

Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Anónimo10:07

    Tem um aspecto fantastico, e para ser bastante fresquinha para um dia de sol :) *

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:08

    Eu gosto de fruta caramelada, com creme de ovo deve ficar realmente deliciosa e a receita é muito simples.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de fruta caramelada, com creme de ovo deve ficar realmente deliciosa e a receita é muito simples.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:32

    Joana, só uma nota pequenina:
    falta um "s" no Ananás do título. :)

    ResponderEliminar
  5. Joana, eu adoro as tuas receitas, sou tua fã, e de há uns dias para cá, os meus jantares são sempre inspirados no teu blogue.
    Esta semana fiz o salmão com molho de laranja e as migas de espargos, adorei o sabor. Fiz também lombinho de porco com castanhas e o puré de maçã. Enfim, estou a adorar as tuas comidinhas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. nem de propósito... acabei de chegar do supermercado e trouxe um belo ananás!

    ResponderEliminar
  7. hummmmm, que delicia , bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Qué maravilha!!! Uma sobremesa deliciosa!!!

    ResponderEliminar
  9. Já fiz. Muiiiiito bom!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22:43

    Encontrei este blogue por acaso adorei, ate o dia em que lhe pedi uma informação sobre um pão que vi aqui, confecionei não ficou bom, e a Joana simplesmente me ignorou, nem se deu ao trabalho de me responder e isso doeu muito, pensei que a Joana lesse os comentários e depois tirasse as duvidas a pessoas que como eu gostam de fazer novas experiências ate sempre.

    ResponderEliminar
  11. Csro Anónimo:

    Eu tento responder às dúvidas que me colocam, assim como aos mails que recebo diariamente. Mas como todas as outras pessoas, nem sempre consigo fazer tudo, e não consigo responder diariamente a tudo o que me perguntam até porque não passo o dia em frente ao blogue. Se me colocou a pergunta acerca do dito pão na caixa de comentário correspondente, é dífícil que tenha visto até porque a receita já deve ter algum tempo e eu não tenho por hábito andar a ver comentários antigos. Nesse caso é melhor mesmo que me envie um mail. E sim, costumo responder aos mails. Com alguns atrasos, mas tento sempre não deixar ninguém sem resposta.
    Tenho pena que o pão não tenha corrido bem. E claro que terei todo o gosto em ajudar naquilo que conseguir como sempre tentei e tento fazer. É por isso que este blogue existe.

    Joana

    ResponderEliminar
  12. Adorei o aspecto e o sabor :)

    Sim, é que não me deixei ficar pelo aspecto... tenho para mim que devo ser a sua seguidora nº1... é que todos os dias faço uma receita sua (minto... no outro dia fiz TRES receitas suas num só dia) :p

    Obrigada!!

    http://ecoisasassim.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Oii, visitem meu blog: http://cupcakesdaduda.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Imprimir