Do bacalhau diz-se existirem 1001 maneiras de confeccionar. Talvez exista o mesmo número de maneiras de preparar bacalhau com natas. Com batata frita, com bechamel e sem natas, com cenoura, sem cenoura, com camarão, com batata cozida.... Tantas e tantas variantes deste prato tão tradicional e que agora virou moda desdenhar e colocar em segundo plano por se ter tornado uma receita facilmente preparada por todos e portanto "popular". Já não é a primeira vez que vejo a expressão "cozinha de tias" (que eu sinceramente não percebo o que quer dizer) associada a este prato.
Na minha cozinha, e na minha mesa, há sempre lugar para um belo tabuleiro de bacalhau com natas. É apreciado pela maioria, dá para preparar com alguma antecedência mas é também algo que se prepara com rapidez. Rende bastante e é sempre uma receita vencedora em qualquer festa ou celebração.
Desta vez, iniciámos o ano com esta versão de bacalhau com natas preparada com puré de que já tanto me tinham falado. Não desdenhámos e ficou aprovada com distinção.
Ingredientes para 4 pessoas:
6 batatas médias
2 cebolas
2 dentes de alho
1 folha de louro
500g de bacalhau (demolhado, limpo de peles e espinhas e desfeito com a ajuda de um pano)
azeite q.b.
200ml de natas
200ml de leite
1 colher de sopa de manteiga
noz moscada q.b.
Preparação:
Descasque e corte as batatas em cubos. Leve-as a cozer em água temperada com sal.
Entretanto descasque as cebolas e corte-as em rodelas finas. Leve uma frigideira grande ao lume com um pouco de azeite e junte as cebolas em rodelas, os dentes de alho previamente picados e a folha de louro e deixe a cebola começar a alourar. Junte depois o bacalhau desfiado e deixe cozinhar. Rectifique de sal e tempere com um pouco de pimenta.
Entretanto escorra as batatas e com o passe-vite ou um esmagador manual desfaça as batatas em puré. Junte depois o leite e a manteiga até formar um puré aveludado. Tempere com um pouco de noz moscada.
Junte a cebolada de bacalhau já cozinhada ao puré e envolva bem. Acrescente depois metade das natas e volte a mexer.
Coloque a mistura num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e sobre a mistura coloque as restantes natas. Leve depois ao forno já aquecido (200ºC) para gratinar a superfície.
Sirva com uma salada verde.
Bom Apetite!
Ficou com muito bom aspecto...maravilha...também faço com leite e natas...bjokitas
ResponderEliminarGosto
EliminarAdoro bacalhau e é sempre bem vindo mais uma receita para o confecionar. Apesar de dizeres que é bacalhau à antiga, eu não conhecia essa versão! Gostei imenso.
ResponderEliminarUm ano novo muito feliz.
beijinhos
Outra versão do mesmo prato mas apetitosa à mesma. Tem muito bom aspeto este bacalhau!
ResponderEliminarFicou com um aspecto maravilhoso Joana, uma delícia!
ResponderEliminarParabéns pela entrevista na Continente Magazine, gostei muito. Temos 2 coisas em comum, o gosto pela cozinha e formação em turismo (e também não trabalho na área)
Beijinhos e tudo de bom :)
cozinha de tias? não me parece, é um prato que gosto muito, e eu não me considero uma tia... eh eh eh
ResponderEliminargosto mais da versão com batata cozida, tal como tu a fizeste.
Belíssimo prato, delicioso, a minha mãe fazia muitas vezes essa receita, eu já sigo a versão do bechamel light.
ResponderEliminarBeijo,
Vânia
Adoro! é a minha receita de bacalhau com natas preferida... Bom Ano!
ResponderEliminare eu adoro bacalhau com natas! O da minha mãe é com batata frita aos cubinhos e é maravilhoso!!!
ResponderEliminarBeijinhos,
Maria Leonor!
ai que delicia de receita,gostei muito do seu blog
ResponderEliminarTambém já fiz muitas vezes e gosto muito. Quando não tenho tempo para cozer as batatas uso o puré de batata congelado do Pingo Doce, é só misturar leite e é muito bom e rádido.
ResponderEliminarFeliz Ano Novo
Maria
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarQuis dizer "rápido"!
ResponderEliminarBacalhau com natas é uma das minhas receitas favoritas... com puré nunca tinha ouvido falar... vou experimentar porque deve ser delicioso!
ResponderEliminarParece-me muito bem. Este mês vou ter festa de aniversário cá em casa. Vai ser um dos pratos que vou fazer! Obrigada!
ResponderEliminarNo meu bacalhau com natas também costumo utilizar batata palha e cenoura ralada e fica ótimo.
ResponderEliminarExcelente receita, foi o que fiz para a passagem do ano. só que eu junto ao refugado de bacalhau alho frances cortado fininho e cenoura ralada, fica uma delícia.
ResponderEliminarReceitas de Bacalhau, são sempre bem vindas... Obg.
ResponderEliminarConhecia a receita mas com batata cozida aos cubos mas esta parece-me ser deliciosa. Parabéns Joana porque sigo-a na sua pagina do facebook e acho-a fantástica pois, torna cozinha diária muito versátil, simples, descontaída e alegre.
ResponderEliminarParabéns creio que nos dias de hoje e com tantas dificuldades na vida tanto a chamada crise, como a conciliação do trabalho com a família mais o facto de querer dar aos nossos em casa aquilo que é mais saudável a Joana traz "ar fresco".
Beijo e bom fim de semana
Conhecia a receita mas com batata cozida aos cubos mas esta parece-me ser deliciosa. Parabéns Joana porque sigo-a na sua pagina do facebook e acho-a fantástica pois, torna cozinha diária muito versátil, simples, descontaída e alegre.
ResponderEliminarParabéns creio que nos dias de hoje e com tantas dificuldades na vida tanto a chamada crise, como a conciliação do trabalho com a família mais o facto de querer dar aos nossos em casa aquilo que é mais saudável a Joana traz "ar fresco".
Beijo e bom fim de semana
Sempre faço essa receita há vários anos. Costumo cozinhar as batatas na água do bacalhau depois de ter retirado da panela. O sabor passa para as batatas que são cortadas em rodelas largas e ficam pré cozidas, não deixe cozinhar muito..
ResponderEliminarFaço um molho branco ou bechamel , coloco o creme de leite ou creme de natas, como vcs dizem. Coloco as cebolas em rodelas no azeite, deixe fritar , coloco o bacalhau em lascas. A arrumação no recipiente é uma camada de molho bechamel, as batatas, o bacalhau com as cebolas e novamente começar com o creme até até terminar os ingredientes.Um fio de azeite por cima, não pode faltar. Levar ao forno num tabuleiro para gratinar. Aprendi esta receita e foi um sucesso. Sou brasileira, tenho cidadania portuguesa, filha e neta de portugueses. Sempre adorei bacalhau. Bom apetite.
Atenção! Esta sua receita está plageada no Facebook. Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=430347417061778&set=a.366889486740905.84181.307315049365016&type=1&theater.
ResponderEliminarDeixei a verdadeiro fonte. Mas de certeza que vai apagar. :(
Enfim! Pessoas sem princípios!
Beijinhos e boa semana;
Aurea Sá
Ótima receita, ficou ótimo.
ResponderEliminarExcelente opção para matar saudades de "casa"