Salteado de Carne de Porco com Legumes e Gengibre

Não tenho por hábito comprar coisas de que não preciso, principalmente alimentos e comida, mas não consigo resistir sempre que encontro ingredientes diferentes e sobre os quais leio em revistas ou livros e que dificilmente e apenas ocasionalmente se encontram por cá. Por isso, posso andar descansada a fazer as minhas compras em qualquer loja, mercado ou supermercado e ficar quase em êxtase quando encontro determinadas coisas. Foi assim com o ruibarbo a primeira vez que o vi, com as spring onions - que cá se chamam ceboletas, o golden syrup, e especiarias e condimentos como sumac, harissa e outros que tais. Fico feliz e trago-os logo para casa para poder experimentar com as receitas guardadas e marcadas dos livros e revistas.
Mais recentemente descobri mais dois ingredientes, um mais difícil de encontrar do que o outro: lemongrass (e sem ser congelado) e pak choi. Se o pak choi até já tinha visto noutros lugares, a minha surpresa foi mesmo com o lemongrass (citronela). E claro que vieram comigo!
Porque apesar de gostar muito de cozinha portuguesa mais ou menos tradicional e de estes ingredientes serem então perfeitamente dispensados, gosto de experimentar coisas novas, de poder "viajar" através de outros sabores, de conhecer um pouco mais do mundo, das outras culturas e dos outros povos. Com a comida, os alimentos e os ingredientes. Por isso, hoje aqui fica um prato de inspiração oriental.

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de Easy Food - Dezembro/Janeiro 2012, pág. 68)

350g de carne de porco em tirinhas ou pequenos pedaços
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de óleo de sésamo
2 colheres de sopa de vinho do Porto
1 colher de sopa de amido de milho (maisena)
75ml de água
sal q.b.
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
150g de legumes verdes (usei Pak Choi, mas podem usar espinafres, ervilhas de quebrar, couve portuguesa ou até uma mistura)
100g de cogumelos laminados

Preparação:

Tempere a cane com 1 colher de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de vinho do Porto, o óleo de sésamo, o amido de milho e um pouco de sal. Misture bem e reserve.
Prepare os legumes verdes lavando-os bem e deixando-os escorrer e faça o mesmo com os cogumelos.
Num tachinho misture a água com o restante molho de soja e vinho do porto, tempere com um pouco de sal e leve a ferver.
Entretanto aqueça bem um wok (ou uma frigideira grande) e junte-lhe metade do óleo. Acrescente depois a carne de porco deixando saltear durante cerca de 3 minutos até ficar cozinhada e dourada. Retire para um prato e reserve. Coloque o restante óleo no wok e acrescente o gengibre picado. Junte depois os legumes verdes e os cogumelos e deixe saltear uns minutos até os legumes começarem a murchar. Adicione depois a carne de porco e a mistura de água, vinho do porto e molho de soja e deixe cozinhar mais 5 minutos.
Sirva com arroz branco.

Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Bela apresentação, um pratinho muito rico em sabores!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:33

    Como eu gostava de encontrar esses ingredientes! Espetadora assídua do Food Network e qualquer outro canal onde estejam a cozinhar, fico desiludida por não poder experimentar as receitas que vejo...por não encontrar os ingredientes. É o que dá morar longe das grandes superfícies. Pode ser que um dia tenha sorte!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!
    O prato tem excelente aspeto! Por aqui, faço o mesmo, sempre que encontro algum special ingredient, trago-o comigo. Infelizmente o super mercado do corte inglés fica longe, pois já me dizeram que vendem ingredientes difíceis de encontrar. Como a cuajada, por exemplo.
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Penso que podemos substituir o Lemon Grass por Erva Prícipe, acho que é a mesma coisa ou muito parecido. E a Erva Prícipe (ou chá de Príncipe) pode ser encontrada à venda em vasos em alguns hortos.

    ResponderEliminar
  5. Aqui em Fortaleza, é deveras complicado encontrar determinados ingredientes e ou temperos, embora existam grandes superfícies.
    A carne de porco ficou com uma ótima apresentação e deve ter ficado deveras saborosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  6. deve ser aromatico no minimo :) Optimo aspecto!

    ResponderEliminar
  7. Hummm e eu que ainda não fiz o almoço de hoje… :)

    ResponderEliminar
  8. A receita está fantástica, também adoro sabores do mundo!
    Já agora, eu também sou de Coimbra e nunca vi por cá nem ruibarbo, nem as spring onions, nem o lemongrass, onde é que os posso encontrar?
    Um beijinho e obrigada:)

    ResponderEliminar
  9. Quanto mais procuro na internet, e mais vejo imagens da lemongrass, mais que convenço que é a mesma coisa que chá príncipe. Gostava de ter a certeza, mas ainda não consegui encontrar nenhum livro ou site que mo confirme ou desminta.

    Se for o caso, talvez possa ser difícil encontrar a erva para plantar, mas a partir do momento em que se tem, ela cresce muito e quase constantemente, de tal modo que cá por casa há sempre mais do que conseguimos consumir,e damos a amigos e familiares.
    Quanto a supermercados, de facto nunca encontrei à venda.

    ResponderEliminar
  10. Exelente este prato, tem tudo do que gosto... jinhos

    ResponderEliminar
  11. Às vezes sabe bem servir o mundo num prato ;)
    beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17:17

    Também gostava de experimentar as spring onions que encontro em muitas receitas mas que nunca vi pessoalmente. Foi em algum supermercado que as comprou?

    ResponderEliminar
  13. Maria e Silvretree:

    Lemongrass (citronela) não é a mesma coisa que erva principe apesar de serem plantas da mesma família, e por isso se poder usar uma em substituição da outra.

    Alice:

    Em Coimbra já encontrei o ruibarbo à venda no Pingo Doce e ainda hoje (11/2) comprei no Supercor. O lemongrass e as spring onions tenho encontrado à venda na Makro.

    Anónimo:

    Tirando a Makro, também já comprei spring onions nos supermercados apolónia no Algrave.

    ResponderEliminar

Imprimir