Tarte de Pêra e Chocolate

A amizade e o amor andam lado a lado, e um não existe sem o outro. Tal como o amor, a amizade tem de ser reciproca. Na amizade não se dá nada esperando algo em troca, mas quando esta é verdadeira recebe-se em troca. Damos o melhor de nós aos nossos amigos, oferecemos o nosso ombro, a nossa vida, a nossa casa. Damos porque amamos, damos porque sim. Mas, tal como no amor, se oferecemos o melhor de nós uma e outra vez e não somos correspondidos, o sentimento acaba por esmorecer. Tanto o amor como a amizade têm de ser cultivados e alimentados. Um dia dou eu o meu ombro amigo, outro dia dás tu. Hoje eu eu cedo, amanhã cedes tu. Aproximamo-nos pelas semelhanças e pelas diferenças. Amamos porque os silêncios são por vezes tão fortes como as palavras e não precisamos de falar para saber o que o outro pensa, sente ou vive. Escolhemos de quem somos amigos e escolhemos quem amamos, e queremos sempre ser correspondidos, amados de volta e ser imprescindíveis na vida de alguém. Queremos ser o mundo de alguém. No amor e na amizade não pode haver mentira, nem falsidade, nem traição. Deve ser honesto, puro e verdadeiro, mesmo que às vezes a verdade faça doer ou nos possa magoar. Nunca sofri de amor, mas já sofri com amizades perdidas, emaranhadas em mal entendidos, interesseiras e pouco correspondidas. Porque dei o melhor de mim e não fui correspondida. Se a amizade ou o amor forem verdadeiros será muito mais fácil de ultrapassar contrariedades, barreiras e preconceitos. No amor e na amizade que andam lado a lado. Tal como a pêra e o chocolate nesta tarte, para um final perfeito numa refeição de namorados, ao lado do M. o meu amor, o meu melhor amigo e o meu eterno namorado.

Ingredientes:
(chávena usada com 240ml de capacidade)
(adaptado de "Martha Stewart´s Pies & Tarts" pág.177)

100g de manteiga
1 chávena de  miolo de noz (ou amêndoa no original)
3/4 de chávena de açúcar
3 ovos
1/3 de chávena de cacau em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
3 pêras (usei pêra rocha)
2 colheres de sopa de geleia

Preparação:

No robot de cozinha misture as nozes com o açúcar e pique até ficar uma mistura fina.Junte depois os ovos, a manteiga em pedaços, o cacau em pó, a baunilha o sal e misture tudo no robot até ficar bem misturado.
Coloque esta mistura numa forma de mola previamente untada com manteiga.
Entretanto descasque as pêras e corte-as em fatias não muito finas. Coloque as pêras ligeiramente sobrepostas sobre a massa de chocolate fazendo um pequeno circulo.
Leve a tarte ao forno previamente aquecido a 180ºC  cerca de 45 minutos ou até a tarte estar cozida. Retire do forno e deixe arrefecer.
Para terminar pincele as pêras com um pouco de geleia aquecida para dar brilho.
Sirva simples ou com uma bola de gelado de baunilha.

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. Feliz dia de S. Valentim.
    Lindo texto, simples e profundo como a amizade e amor são, a grande lição que a vida nos fornece é que devemos cultivar o amor.
    Bela tarte, deve ser deveras saborosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Linda tarte amiga sua apresentação é fantàstica, adorei!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito boita a tua tarte!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:44

    Ai meu Deus. Que óptimo aspecto. Que delicia.

    ResponderEliminar
  5. Pêra e chocolate fazem uma combinação tentadora :)

    ResponderEliminar
  6. Bela receita e bela "dica" :)
    Feliz dia.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Anónimo13:44

    excelente texto :D
    o amor é mesmo assim...simples! *
    a tarte tem o aspeto delicioso!

    ResponderEliminar
  8. que bela receita para surpreender a pessoa amada no Dia dos Namorados.
    pêra e chocolate devem ser uma combinação magnífica!

    ResponderEliminar
  9. Está uma tentação essa tarte!!
    Ai ai, o amor!!!!!!
    Beijinhos e feliz dia de S.Valentim:)

    ResponderEliminar
  10. Happy Valentines Day...

    Sem dúvida que é uma tarde que faz crescer água na boca. Até a podia fazer hoje para o meu principe mas hoje é ele a fazer-me o jantar :)

    Recebi de presente o teu livro no meu aniversário, está óptimo, tal como eu esperava.

    Obrigada pelas optimas receitas que tens publicado.

    Um beijinho e se quiseres passa pelos meus blogs

    asreceitasdamel.blogspot.com
    atiroidedamel.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Adoro combinar a pêra e o chocolate, é uma combinação fabulosa. Que aspecto tem esta tarte... Já ia uma fatia! Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Concordo com você amor e amizade andam juntos e essa tarte de pêra e chocolate também são uma bela combinação.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo23:07

    Primeiro o texto esta lindo, e esta Tarte esta linda!

    ResponderEliminar

Imprimir