Ananás Flambé com Camarão e Whisky

Cada vez mais gosto de aproveitar pequenos momentos e fazer deles algo com significado. Um simples fim de semana. Um passeio pelo campo. Um banal jantar a dois.
Gosto dar importância a algo que para a maioria das pessoas seria apenas mais uma coisa, mais um dia, mais uma refeição.
Por isso, e provavelmente também por outras coisas, os jantares de sexta feira, apenas para mim e para o M., deixaram de ser mais um jantar e passaram a ser uma refeição especial mesmo que a ementa seja uma coisa banal. Porque ele merece e eu acho que também mereço.Porque não fazer "festa" mesmo que seja só para dois?
Esta foi a entrada desta sexta feira, uma clássica combinação de ananás e camarão.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 ananás maduro e não muito grande
250g de miolo de camarão
1 cálice de whisky
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 malagueta (opcional)
1 ceboleta ou cebolinha (spring onion)

Preparação:

Corte o ananás ao meio no sentido do comprimento. Cuidadosamente e com uma faca ou uma colher parisienese (daquela que faz bolinhas) corte a polpa do ananás de modo a ficar com uma "caixa" de ananás para usar mais tarde, e reserve a polpa.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Acrescente o camarão, tempere de sal, pimenta e a malagueta partida em pedacinhos e deixe saltear. Acrescente depois a polpa do ananás em pedaços pequenos e o whisky. Com o lume "flambeie" a mistura e deixe cozinhar até a chama se apagar.
Divida a mistura pelas metades do ananás e termine salpicando com a cebolinha cortada fininha.
Sirva como entrada.

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Interessante também penso assim quanto aos jantares das sextas-feiras.
    Também sou adepta dessa linda decoração utilizando a casca do abacaxi, já publiquei em alguns posts, parabéns pela receita ficou linda e deliciosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Para mim as coisas mais simples, que podem ser banais aos outros, são as mais saborosas da vida.
    Adorei esta ideia que parece ser tão suculenta e deliciosa. A decoração também :))
    Bjocas doces

    ResponderEliminar
  3. Esta receita tem aspecto de ser DELICIOSA!! Parabéns pelo teu percurso.

    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, uma entrada deliciosa! E não é por se cozinhar só para dois que não se devem fazer estes mimos!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Adoro a simplicidade! e esta entrada está fantástica..
    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  6. la salete16:00

    ola gostaria de lhe dar os meus parabens pelo novo livro,tenho o primeiro e estou ansiosa para comprar este apesar de nunca aqui ter escrito visito o blogue todos os dias gosto tambem da economia ca de casa ja para nao falar das suas receitas que sao maravilhosas e faceis de entender e fazer.O meu muito obrigado e continue a publicar.

    ResponderEliminar
  7. que delícia adorei beijos

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:36

    Ficou com uma aparência divina!

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pela sua ajuda na minha cozinha, toda a família agradece! Adorei esta receita mas de entrada optei por transformar em refeição e estava deliciosa.

    ResponderEliminar
  10. A julgar pela aparência, parece ser uma entrada divinal, sem dúvida! Queria aproveitar para lhe dar os meus parabéns pelas receitas que aqui tem publicado! Gosto de dar um toque especial aos meus cozinhados, mas a confeção não pode ser complicada de mais para a ideia cair por terra! Em relação a esta entrada, gostava de saber se se "pode" servir fria. Beijos e bons cozinhados!

    ResponderEliminar

Imprimir