Muffins de Banana e Manteiga de Amendoim

Ultimamente tenho preferido preparar queques, muffins e outros bolinhos em vez de um bolo grande. Assim, posso congelar os queques preparados e ir comendo durante a semana, com a sensação de que estou a saborear algo acabado de preparar. E assim também evito comer mais do que a "minha dose".
Desta vez, o facto de ter umas bananas esquecidas na fruteira e um frasco de manteiga de amendoim no frigorífico ditou a combinação destes muffins. Apesar de quase não terem sobrado para congelar, ainda assim houve alguns que se escaparam e lá foram habitar para o congelador. Depois, quando apetece basta tirar um, que vai descongelando lentamente enquanto eu preparo o meu pequeno almoço, ou o lanche, ou o meto à pressa na carteira para mais tarde, quando a fome apertar.
Uma ideia para prepararem no fim de semana, congelarem e poderem colocar nas vossas lancheiras, malas, na pasta ou na mochila dos mais pequenos.
Um mimo do fim de semana para comer durante a semana.

Ingredientes para cerca de 10 Muffins:
(chávena usada com 250 ml de capacidade)

1 ovo
2 bananas maduras
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga de amendoim
50g de manteiga
1/2 chávena de açúcar
1 chávena de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
canela em pó q.b.

Preparação:

Derreta a manteiga. Misture a manteiga de amendoim com o açúcar e com a manteiga derretida até ter uma mistura homogénea. Esmague as bananas e envolva-as no preparado anterior assim como o ovo inteiro.
À parte misture a farinha com o fermento e o bicarbonato e junte à mistura anterior sem envolver demasiado, pois a massa deve ficar granulosa e não lisa.
Forre uma forma para queques com forminhas de papel frisados e encha-as até cerca de 2/3 da sua capacidade. Polvilhe com canela em pó e um pouco de açúcar e leve a cozer em forno previamente aquecido (180ºC) cerca de 25 minutos.
Retire-os depois e deixe arrefecer um pouco.

Bom Apetite!

22 comentários :

  1. Não só são muito graciosos os bolos menores, como também podemos controlar melhor nossa dieta.
    Gosto muito de bolos com frutas, o muffim de banana é lindo e também delicioso.
    Bom final de semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Quando faço queques com a intenção de congelar, não uso as forminhas de papel porque sempre pensei que ficariam estragadas no processo. As suas ficam bem?

    Obrigada.
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Adorei a ideia de congelar... Parece-me fantástica! Sempre pensei que não ficariam tão bons depois de descongelados, mas vou experimentar. A pergunta sobre as forminhas de papel foi muito pertinente, tenho a mesma dúvida.

    ResponderEliminar
  4. De facto nunca me ocorreu congelar queques ou muffins mas vou experimentar. Facilita bastante alturas de emergencia!
    Bjs e bom fim de semana
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Lindos e perfeitos, gosto imenso de bolos com banana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adicionando umas pepitas de chocolate negro, ficam perfeitos (e com a melhor combinação de sabores do mundo!)

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de manteiga de amendoim, a tua sugestão é deliciosa!

    ResponderEliminar
  8. Maria e Tânia:

    Quanto às frominhas de papel, não há nenhum inconveniente em serem congeladas.
    Normalmente congelo os muffins ou queques embrulhados individualmente em película aderente e depois coloco-os numa caixa hermética no congelador. Depois é só retirar conforme as necessidades.
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Com um aspecto delicioso...Vou experimentar este fim de semana...para esquecer o frio!
    Bj
    Graça

    ResponderEliminar
  10. Teresa11:59

    Desculpe a minha ignorância,mas manteiga de amendoim há cá? já vi imensas receitas,mas nunca fiz. Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Paula19:18

    DIVINAIS!!! Obrigada! :))

    ResponderEliminar
  12. Bom aspecto!

    olha tenho um giveaway no meu blog, passa por lá :)

    http://are-you-gonna-be-my-girl.blogspot.com/2012/02/giveaway.html

    ResponderEliminar
  13. Estava navegando na internet e vim parar no seu blog...
    Adorei tudo o que eu vi e fiquei bastante tempo apreciando as suas delícias...
    Gostei muito da sua dica de congelar os queques, muffins, etc...
    Vou te seguir para acompanhar as suas novidades...
    Parabéns!!!
    Beijos, Irene

    ResponderEliminar
  14. Que aspecto delicioso, ia tão bem com o meu cafézinho…

    Porque tudo o que leva banana é uma perdição para mim :)

    ResponderEliminar
  15. Teresa:

    Não sei onde vive, mas é muito fácil de encontrar manteiga de amendoim à venda em quase todos os supermercados. (Pelo menos em sítios como o Pingo Doce, o Continente, o Jumbo....) (E há muitos anos!)

    Espero ter ajudado,

    Joana

    ResponderEliminar
  16. Teresa13:36

    Obrigada! Eu vivo em Alfragide!! DEu-me vontade de rir a sua resposta,realmente parece que vivo por detrás do Sol posto!! Mas quando vejo as receitas que levam M.A,nos canais por cabo,penso logo que só há nos USA. Eu até costumo ir ao El Corte Ingês,quando quero algo mais difícil,mas com as nozes pecâs,só encontrei no Jumbo do Allegro!São Caríssimas!!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo09:27

    E não é que eu tinha 3 bananas já a implorar para serem usadas num batido e um frasco de manteiga de amendoim por estrear (e sem grande futuro)!! Ainda me sobrou uma banana mas os Muffins ficaram ótimos! :D

    ResponderEliminar
  18. Acabei de fazer, com algumas alterações. Obrigada pela receita! Abraços!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo15:02

    Para quê usar bicarbonato de sódio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bicarbonato de sódio é um agente levedante como o fermento. E é com essa função que é utilizado na receita.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  20. Anónimo15:05

    Podemos fezer sem o B. de sódio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, poderá fazer sem o bicarbonato de sódio, mas com o este é um agente levedante deverá colocar um pouco mais de fermento em pó.

      Espero ter ajudado,
      joana

      Eliminar

Imprimir