Bolo de Bolacha com Gelado e Chocolate e um Novo Livro

Eu ainda não queria contar a novidade, mas como o novo livro já está em pré-venda na Fnac, não me parece bem não partilhar com todos esta minha alegria. É realmente verdade! Depois do "Feito em Casa", chega agora o "Cozinhar, Celebrar e Partilhar".  Não sei bem como vos descrever como me sinto: feliz por ver um segundo livro editado, mas principalmente grata a todos os que seguem este blogue, que compraram o "Feito em Casa" e que, no fundo, permitem que tudo isto aconteça. Obrigada a todos por estarem desse lado, por comentarem, experimentarem, e gostarem de tudo o que é aqui partilhado. É com todos que celebro este livro! E mais uma vez obrigado à "A Esfera dos Livros" pela nova oportunidade.
Espero que gostem das receitas, das histórias, dos conselhos, das ideias e da partilha deste novo livro. E para "cozinhar, celebrar e partilhar", que tal um bolo de bolacha com gelado e chocolate?

Ingredientes para 6 pessoas:

200g de bolacha Maria
500ml de gelado de nata ou baunilha
150ml leite

Cobertura de chocolate
100g de chocolate negro
50ml de leite
suspiros para decoração (opcional)

Preparação:

Aqueça o leite apenas o suficiente para ficar morno. Retire o gelado do congelador e deixe-o amolecer um pouco.
Para montar o bolo, passe as bolachas pelo leite morno e coloque-as  depois numa camada numa forma de mola, ou faça pequenos bolos individuais. Vá alternando uma camada de bolacha embebida em leite com uma camada de gelado amolecido. Repita as camadas até esgotar os ingredientes. Cubra com película aderente e leve ao congelador para ficar mais firme.
Entretanto prepare a cobertura derretendo o chocolate com o leite, misturando bem. Deixe arrefecer mexendo de vez em quando. Retire então o bolo de bolacha do congelador, retire a película aderente e cubra com o chocolate derretido. Volte a colocar no congelador, retirando-o cerca de 15 minutos antes de servir. Se gostar polvilhe com suspiros esfarelados antes de servir.

Bom Apetite!

64 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana!
    Já sigo o seu blog há algum tempo e daqui tenho tirado ideias e receitas fantásticas, tem sido uma inspiração, agradeço-lhe por isso. Filha de uma cozinheira e doceira de mão cheia, estou agora (aos 30 anos)a descobrir o prazer que é cozinhar e partilhar o que é feito na minha cozinha com quem também tem paixão pela cozinha.
    Parabéns e votos de muito sucesso.

    ResponderEliminar
  3. Joana,
    A visita diária ao seu blog é um momento de inspiração, assim suas conquistas alegram-nos e engrandecem-nos, já que todas as blogueiras de culinária adoram cozinhar, celebrar, partilhar, todas são um pouco escritoras.
    Ótimo bolo de bolacha, simples de sabor agradável e aparência linda.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. Joana, outro livro?? nem imagina como fico feliz! Por si e por mim... Parabéns, um beijinho!!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo novo livro e por este pequeno pecado delicioso :)

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns!
    E obrigada por partilhares connosco as tuas receitas, são maravilhosas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Anónimo09:16

    Muitos parabéns Joana!

    Sou visitante assídua deste blog e do "Economia cá de casa".
    A ementa semanal em minha casa é sempre feita com o "Feito em casa" na mão e até o meu marido já vai ao livro procurar receitas quando quer preparar as refeições!!

    Obrigada por toda a partilha. O gosto e o prazer que põe nas receitas que faz contagia-nos.

    Felicidades e bons cozinhados!
    E que venham mais livros... porque este novo vai de certeza ter um lugar na prateleira lá de casa nos próximos dias.

    Paula F.

    ResponderEliminar
  8. Muitos Parabéns!!!
    Já era tempo do segundo!!!!Faz-me falta!!! :)

    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana,

    PARABÉNS por mais esta etapa que será decerto e à semelhança da anterior um verdadeiro SUCESSO!

    Eu, por aqui, irei continuar a fazer dos dois blogues e agora livros (sim porque tb vou comprar o segundo) as minhas biblias diárias, para a cozinha! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Muitos, muitos e muitos parabéns pelo segundo livro que, com certeza, comprarei também!

    Desejo-lhe muito sucesso e felicidades.

    Parabéns tb pela maneira como comunica conosco: simplicidade, simpatia e nada de "estrelismos"

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  11. Vera Nunes10:11

    Olá Joana... Descobri o seus blog's à cerca de 4 meses enquanto procurava receitas de compotas para os meus brindes de casamento! Desde essa altura que não passo um dia sem vir "cuscar" a novidade... Também adoro cozinhar e fazer coisa novas! Assim que descobri que existia um livro daquelas deliciosas receitas fui a correr comprar e de certeza absoluta que este novo livro não me vai escapar =D...

    Parabéns e obrigado por toda esta dedicação e por partilhar tudo connosco...

    Beijinhos
    Vera Nunes

    ResponderEliminar
  12. Cristina Martins10:22

    Muitos parabéns, Joana!

    ResponderEliminar
  13. Parabéns por este novo livro e que seja um verdadeiro sucesso como é este blogue que nos acompanha diariamente :) beijinho

    ResponderEliminar
  14. Olá Joana! Muitos parabéns pelo novo livro. Desconhecia! Ainda hoje estive como o "Feito em Casa" para tirar ideias para o Jantar de logo à noite. Adoro-o e vou sem dúvida comprar este segundo livro! :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Fantástico!! Acho que aprendi a cozinhar (ainda em baby steps) com o teu antigo livro. E ofereci alguns o ano passado!!Obrigada por fazeres juntar tantas famílias á volta da mesa. Porque a mesa sempre foi e é..o local da junção da família!! :)

    Porugal não é só dívidas e é verdade:)
    Beijinhos e Muitos Parabéns!

    ResponderEliminar
  16. Graça10:53

    Parabéns pelo novo livro Joana! Que tenha muito êxito!
    Este bolo é apetitoso e ótimo para comemorar mais um livro!

    ResponderEliminar
  17. Joana parabéns pelo novo livro e para comemorar nada melhor que este que esta pequena tentação :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Parabéns Joana por este livro que já está na minha lista de compras a fazer! =D
    O Feito em Casa precisa do irmão lol

    Eu sou uma seguidora fiel, sempre à espera de qual será o post novo do dia, para ver que delícia hei-de tentar preparar a seguir.

    É mesmo uma inspiração para toda a gente que tem de pensar constantemente de que refeições fazer, e assim consigo sempre com um prazer imenso surpreender cá em casa!

    Obrigada! E esta sugestão já vai dar para a sobremesa de amanhã!

    Beijinhos e muitas, muitas felicidades

    Inês

    ResponderEliminar
  19. Lúcia11:10

    olá,
    parabens pelo teu novo livro!! Adoro o teu blog e espero que continues com muito sucesso!

    bj

    ResponderEliminar
  20. Anónimo11:13

    Muitos parabens pelo 2º livro, eu por mim estou felicissima pk adorei o 1º, parabens sinceros!

    ResponderEliminar
  21. 2o Livro Joana? Uau! Já és uma escritora de sucesso!:) Muitos parabéns pela perseverança em seguires os teus sonhos e adoçares o dia de muita gente com estas receitas deliciosas:)
    Quando houver lançamento em Lisboa ou arredores vou-te dar um beijinho;)

    ResponderEliminar
  22. Anónimo11:19

    Parabéns Joana!!! Vou a correr comprar o novo livro :) Além do blog que sigo religiosamente, tenho o "Feito em casa". É uma biblia para mim!!!

    Um beijinho grande,
    Carmo

    ResponderEliminar
  23. Novo livro? Uau,vou já reservar o meu! Parabéns!

    ResponderEliminar
  24. Parabéns por mais este livro!!!

    Muitas felicidades e que venham mais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Anónimo11:42

    Parabéns por mais uma conquista na sua vida! De certo que irá ser um sucesso à semelhança do anterior. Eu vou comprar em dose dupla: para mim e para a minha irmã que somos fãs do "Feito em Casa".

    helena antunes

    ResponderEliminar
  26. Helena11:50

    Comprei o "Feito em Casa" para mim e já ofereci 2 exemplares a amigas. Acho-o simplesmente fabuloso. Irei certamente comprar o novo livro!

    Obrigada por partilhar connosco as suas receitas e dicas.

    Felicidades!

    ResponderEliminar
  27. Mais uma receita bem deliciosa.

    Parabéns pelo seu novo livro.
    Tenho seguido já há algum tempo o seu blogue e tenho tirado muitas ideias.
    Muitas felicidades

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Parabéns pelo novo livro, espero que seja tão maravilhoso como o primeiro

    ResponderEliminar
  29. Olá,
    muitos parabens pelo segundo livro:)

    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  30. Parabéns pelo novo livro, e pelas receita maravilhosas que partilha todos os dias! Votos de muito sucesso. Este blog é uma verdadeira inspiração para quem por aqui passa todos os dias!
    E mais uma vez, aqui está uma sobremesa deliciosa.
    Parabéns e continue...

    ResponderEliminar
  31. Muitos Parabéns!! E muito obrigada pela partilha de ideias e sugestões diárias, é um prazer vir aqui:)
    Beijinhos e felicidades:)

    ResponderEliminar
  32. Olá Joana, Parabéns por mais um livro, para devorar receitas maravilhosas... Adoro o teu blog, é onde venho buscar alguma inspiração para a cozinha.

    Beijosssss

    Di

    ResponderEliminar
  33. Muitos parabéns pela ótima notícia. Obrigada eu pelas receitas e pela companhia que o blog me tem feito sempre.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo15:00

    Olá Joana. Parabens pelo segundo livro, ontem por acaso no site da Wook vi o livro e já fiz a pré-venda. Que este novo livro seja um sucesso tão grande como o anterior. Mais uma vez Parabens. Bjs

    Helena Oliveira - Montijo

    ResponderEliminar
  35. Olá Joana
    Além de seguir os seus blogues com mt atenção, também fui a Coimbra à sessão de autógrafos, gostaria mt de comprar o novo livro e já agora também assinado, para quando uma sessão em Coimbra ou Aveiro.

    Bjs.
    Isabel

    ResponderEliminar
  36. Sandra Ribeiro17:07

    Olá Joana, fico muito feliz por si e por mim também, pois adorei o 1º livro e quando o terminei fiquei com pena, queria mais.
    Muitos parabéns pelo seu sucesso e por toda a dedicação que mantém no seu blogue.
    Muitos beijinhos e que tudo lhe corra pelo melhor

    ResponderEliminar
  37. Parabéns Joana. É com muito gosto que por aqui passo, desde sempre e me inspiro. Todas as receitas são aprovadas (a última que fiz foi o bolo de beterraba, nozes e cardamomo). Fico contente por ter acompanhado todos estes momentos de evolução e o prazer que é ver o seu livro. E agora esta novidade, que já estou em pulgas por ter na minha mão. Obrigado por toda a inspiração e votos de muito sucesso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  38. Uau! Adorei tanto a receita cm a novidade! Fico mesmo contente por ti, acredita! Gosto mt de ver q estás a ter o sucesso q mereces! Bjinho e felicidades!

    ResponderEliminar
  39. Parabéns Joana.
    Sigo o seu trabalho já algum tempo, bastante antes de ter dado uma forma "comestível" ao meu blogue. Admiro muito a sua forma simples e despretensiosa de abordar a comida: Algo que começa apenas connosco e com as nossas mãos e que acaba numa partilha, numa forma de afecto.

    ResponderEliminar
  40. Anónimo20:14

    Parabéns pelo novo livro! E esta receita, esta otima!

    ResponderEliminar
  41. É com grande gosto que a felicito, Joana. Hoje em dia, é muito difícil enveredar pelos caminhos da arte com verdadeiro talento, por isso só tenho de me orgulhar por haver alguém que se dedique de corpo e alma à gastronomia e doçaria.
    Gostava muito de poder, um dia, trocar umas palavras consigo.Para além de uma boa profissional, vejo-a como uma grande pessoa.
    Tudo de bom e espero que a sua arte lhe traga muito sucesso.

    ResponderEliminar
  42. parabéns!! e que receita espetacular,vou experimentar de certeza.....

    ResponderEliminar
  43. Joana,

    Claro que este novo livro também vem cá para casa fazer companhia ao outro, eheheh, muitos parabéns e felicidades, bjs

    ResponderEliminar
  44. Eunice S.00:29

    Ena que bom um segundo livro. Mal posso esperar pelo 3º! ;)
    Muitas felicidades e muito parabéns!!!!

    ResponderEliminar
  45. Anónimo12:22

    Olá Joana

    Parabéns! Encontrei a Joana e os seus blogs por acaso numa pesquisa e desde então (acho que mais de uma ano) que diariamente venho ver as suas ideias fantásticas que partilha com todos. Fiquei realmente sua fã. Quando saiu o Feito em Casa comprei e li-o da primeira à última página num fim de semana! Adorei fiquei com a sensação que a Joana era admirável! Continue assim com a sua simplicidade. Acho que as coisas que faz demontram muito carinho. Uma fã ansiosa pelo segundo livro. PARABÉNS!!!

    ResponderEliminar
  46. Querido(a) amigo(a). Estou fazendo uma Campanha de doações pra ajudar os jovens rapazes que estão internados no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos onde meu filho está interno também.Lá tem jovens que chegam só com a roupa do corpo,abandonados pela família. Eles precisam de tudo:roupas masculinas,calçados,sabonetes,toalhas,pasta de dentes,escovas de dentes,de um freezer, Roupas de cama,alimentos. O centro de recuperação sobrevive de doações,são mais de 300 homens internos.Eles merecem uma chance. Quem puder me ajudar pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agência 1257-2 Conta 32882-0

    ResponderEliminar
  47. Joana, parabéns pelo novo livro. :)
    Bjs.

    ResponderEliminar
  48. Anónimo17:37

    Segundos após a minha leitura diária do "As Minhas Receitas" já estava eu no site da FNAC a fazer a encomenda! :D Estou ansiosa por receber este novo livro e por ficar tão ou mais apaixonada do que com o primeiro! Muitos Parabéns e Felicidades com o "novo menino"

    ResponderEliminar
  49. Vai ser o segundo que compro. Fico super feliz que haja pessoas com óptimo gosto na culinária e que escrevam em português.
    Esse bolo tem óptimo aspecto. Estou a salivar.

    ResponderEliminar
  50. Estás imparável!
    Que bom acompanhar desde o início, esta escalada. Renovo os desejos de felicidades no lançamento de mais um livro!
    Babette

    ResponderEliminar
  51. Muitos parabéns pelo novo livro, Joana. Mereces todo o sucesso que tens e ainda mais. Estou desejosa de ver o «Cozinhar, celebrar, partilhar». Obrigada por partilhares connosco as tuas receitas e, também, uma parte da tua vida.
    E que o novo livro seja um êxito ainda maior do que o «Feito em Casa».
    Bj grande

    ResponderEliminar
  52. Fiquei a babar! Que delicia, adoro bolo de bolacha :D

    Giveaway - Pampa Mia

    ResponderEliminar
  53. Olá! Já algum tempo que sigo o seu blog e adoro as suas receitas, PARABÉNS :)
    Este bolo de bolacha vou experimentá-lo de certeza! Parece delicioso.
    Eu tb adoro cozinhar e adoro brincar com os alimentos hehehe quando tiver um tempinho passe no meu blog: http://1000sabores1000maneiras.blogspot.com/
    Beijinho

    ResponderEliminar
  54. Marisa Silvestre18:49

    Muitos Parabéns, votos de muito sucesso para esta nova etapa. Vou comprar sem dúvida.

    ResponderEliminar
  55. Joana,
    Parabéns pelo novo livro, certamente que vai ser um sucesso tão grande como o primeiro. Você é uma inspiração para todos.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  56. Parabéns! O livro deve ser delicioso :)

    ResponderEliminar
  57. Joana,

    Parabéns pelo novo livro e o desejo de muitas felicidades!

    Um beijo*

    ResponderEliminar
  58. Parabéns Joana! Tenho certeza que será mais um sucesso! Adoro teu jeito simples de escrever, como se falasse a uma amiga. Por isso vou já encomendar o livro. És uma inspiração! Grande beijo.

    ResponderEliminar
  59. Anónimo21:19

    Olá Joana,
    Muitos Parabéns!...
    Mal posso esperar para ter nas mãos o seu novo livro...
    bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  60. Anónimo00:21

    Fico feliz por saber que está outro livro à venda...terça já vou à fnac comprar, adoro o 1º...Bjinhos

    ResponderEliminar
  61. Anónimo13:28

    Parabéns Joana, e já agora o seu bebé é lindo, lindo. Muitas felicidades para vocês.
    Marina

    ResponderEliminar

Imprimir