segunda-feira, julho 23, 2012

Carpaccio de Presunto com Compota de Ananás


O mês passado, fomos passar uns dias aos Açores, mais concretamente à ilha de S. Miguel. Claro que adoramos tudo! As paisagens, a comida, os lugares e as pessoas. Das coisas maravilhosas que comemos contam-se as lapas e as cracas, o peixe fresco delicioso, o fantástico bife da Associação Agricola de S. Miguel, a massa sovada, o bolo lêvedo das furnas, os queijos,o pudim de mel e de chá, as queijadas de Vila Franca do Campo, a kima, o licor de ananás biológico da Estufa de Ananases A. Arruda,  o famoso licor de Maracujá do Ezequiel .... Entre tantas coisas boas houve algo que nos surpreendeu não por ser típicamente açoreano, mas pela junção dos ingredientes. Num final de dia maravilhoso, a jantar no restaurante Alabote na Ribeira Grande com vista para o mar, chega-nos uma entrada de presunto com compota de ananás. Muito bom.
Tão bom que o frasquinho de compota de ananás biológico (da Estufa A. Arruda) que veio connosco para casa tinha de ter este fim. Mesmo sem esta compota, vale a pena experimentar esta combinação, por isso fica aqui a sugestão.

Ingredientes para 4 pessoas:

12 fatias finas de presunto
4 colheres de sobremesa de compota de ananás ( a marca Quintal dos Açores tem uma compota de ananás muito boa que se vende nos hipermercados)
azeite q.b.
salsa picada

Preparação:

Corte as fatias de presunto em 3 e disponha-as em 4 pratos. Ao centro coloque a compota de ananás. Regue com um fio de azeite e polvilhe com a salsa picada.

Bom Apetite!

7 comentários:

  1. Que aspecto! Delicioso ;)
    beijinho
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Embora nunca tenha comentado sou sua seguidora há bastante tempo, já experimentei muito do que publica. Agradeço estas simpáticas acerca da minha ilha, é sempre com enorme prazer que recebemos quem nos visita.

    ResponderEliminar
  3. A mh viagem à ilha de São Miguel já foi há 3 anos, mas adorei provar comidinhas locais :) Gostei desta combinação! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana! Muitos parabéns pelo blog e pelas fantásticas receitas que generosamente nos disponibilizas, são fantásticas, sempre que posso passo por aqui para roubar uma ou outra ideia! :)
    Este fim de semana apeteceu-me sopa de peixe e passei por aqui para ver quais as tuas dicas para este prato... mas não existe :(
    Gostaria de pedir então, se possível, uma receita de sopa de peixe, daquelas bem simples e deliciosas que só tu sabes fazer! Fico à espera! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ina, Boa tarde!

      Também teria muito gosto que a Joana colocasse aqui uma receita de sopa de peixe pois sou uma seguidora do Blog, todos os dias cá venho, tenho os 2 livros, nunca comentei, peço desculpa por tal... Mas tem ideias sempre geniais, práticas e tão saborosas!! Impossível não "roubar" ideias de vez em quando :)
      E não querendo estar a intrometer-me, mas eu tenho uma receita de sopa de peixe no meu Blog. Não tenho o profissionalismo da Joana, nem de perto :) mas passa por lá e talvez gostes.
      Fiquei feliz por saber que viestes cá, a S. Miguel, Joana!
      É um privilégio quem uma vez na vida, pelo menos, consegue visitar esta maravilha de ilha e comer estas iguarias.
      Mais uma vez parabéns pelo post, parece muito delicioso! Nunca comi, mas um dia vou fazer.
      O que gosto muito daqui é a típica morcela com ananás ;)
      Beijinhos e continua com o teu maravilhoso trabalho!

      Eliminar
  5. Gostei de saber que vieste visitar a minha ilha!!! Isto aqui é um cantinho do paraíso!!! Beijocas fofas

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin