terça-feira, Julho 24, 2012

Crepes de Alheira com Maçã


Para entrada no último jantar que aconteceu cá em casa, uns simples crepes de alheira com maçã.
Gosto bastante desta combinação, pois a maçã ajuda a cortar o sabor mais intenso da alheira. Os crepes foram preparados com a receita de sempre e que corre sempre bem, mas desta vez foram feitos de véspera e aguentaram perfeitamente bem fechados em papel de alumínio e guardados depois dentro de um saco de congelação. Depois disso a entrada prepara-se em poucos minutos. Além disso lá usei as alheiras deliciosas que a prima I. me oferece, e as muitas maçãs que vieram parar cá a casa vindas do jardim dos meus sogros.

Ingredientes para 6 pessoas:

6 folhas de crepe (receita aqui - mas para poupar tempo podem usar massa brick ou filo desde que depois os levem ao forno para dourar a massa)
1 alheira
2 maçãs
1 cebola pequena
pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Depois dos crepes preparados, passe ao recheio.
Retire a pele à alheira e corte-a em pedaços. Pique finamente a cebola e descasque a maçã cortando-a em pequenos cubinhos.
Num tachinho ou frigideira coloque um fio de azeite e salteie a cebola. Acrescente depois a maçã e deixe cozinhar um pouco.. Acrescente depois a alheira e tempere com um pouco de pimenta. Deixe cozinhar até a alheira estar cozinhada e a maçã macia mas ainda crocante. A mistura deverá parecer uma pasta com os pedacinhos de maçã a verem-se.
Deixe arrefecer um pouco e divida o preparado de alheira e maçã pelas folhas de crepe. Enrole-os depois cuidadosamente e sirva com uma salada ou coleslaw. (No caso de usar massa filo ou brick, leve depois os rolos ao forno quente até ficarem crocantes.)

Bom Apetite!

7 comentários:

  1. Oi,
    Adoro crepes, faço muito a versão brasileira, já postei diversas vezes a tapioca, essa combinação de ingredientes do crepe deve ter ficado deliciosa, ficou linda.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Acho que eu ia gostar disso :)

    ResponderEliminar
  3. A combinação é um bocado estranha, mas as minhas papilas gustativas iam adorar fazer a prova!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que bela sugestão, Joana :) Hei de experimentar! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  5. Receita a experimentar, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  6. tem muito bom aspecto, a foto também está um espectáculo!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:12

    Experimentei fazer em massa folhada e ficou fabuloso!!!!

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin