terça-feira, julho 10, 2012

Compota de Kiwi e Lima


Sempre achei que o kiwi era daqueles frutos que não daria para aproveitar para compotas. Alturas houve em que mais quantidade veio parar cá a casa, mas sempre foram consumidos ao natural, ao pequeno almoço com iogurte natural, em sumos ou batidos. E assim ia escoando aos kiwis sem deixar estragar. O ano passado, numa conversa casual lá me disseram que se podia fazer compota de kiwi e que era muito saborosa. Registei a ideia e fiquei de experimentar para ver como seria, mas nunca mais me lembrei.
Numa destas tardes deu-me para folhear um dos livros de culinária que há cá por casa e os meus olhos param nesta compota de kiwi com lima. Por acaso havia kiwis a começarem a ficar demasiado maduros e havia limas. Claro que a vontade de experimentar receitas há sempre. Portanto aqui fica a sugestão para quem tem excesso de kiwis e precisa de ideias.( E além disso pode ser já uma ideias para começar a preparar os mimos para o Natal.)

Ingredientes para  2 frascos pequenos:
(in "Delicious Gifts" Jess McCloskey, pág. 94)

10 kiwis maduros mas ainda firmes
200g de açúcar
1 lima

Preparação:

Lave os kiwis, descasque-os e corte-os em pequenos pedaços. Coloque-os num tachinho, juntamente com o açúcar e deixe ficar em lume brando até o açúcar derreter completamente.
Adicione depois a raspa da lima, assim como o sumo e a polpa (só não aproveite a parte branca). Deixe levantar fervura e deixe depois cozinhar até engrossar e formar o ponto de estrada (quando ao colocar um pouco de doce num prato e lhe passar o dedo ou a ponta de uma faca este "abrir uma estrada").
Coloque depois a compota em frascos previamente esterilizados, feche-os e coloque.os de cabeça para baixo durante algumas horas. Guarde-os depois num sitio escuro e fresco.

Bom Apetite!

14 comentários:

  1. Oi bom dia,
    Já fiz algumas receitas envolvendo kiwi com bons resultados, pelos ingredientes, proporções e foto desta receita de compota, ela não só é bonita como deliciosa, muito boa receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Compota de kiwi é realmente deliciosa, fiz o ano passado.
    A lima deve dar um toque, hmmmm, fantástico! ;)

    ResponderEliminar
  3. Já fiz e gostei! mas com a lima deve ficar ainda melhor! bjks

    ResponderEliminar
  4. Já fiz compota de kiwi e ñ é mau, mas ñ com sumo de lima - é uma ideia :) Eu cá estou sempre a pensar no Natal ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  5. Compota de kiwi é uma delícia, vou experimentar! :D

    ResponderEliminar
  6. Ficou registado para dar a receita a minha mae, ela tem sempre imensos no quintal
    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Que aspecto gostoso, já comia um pouquinho numa torrada, bjs

    ResponderEliminar
  8. Adorei a ideia ! Está fantástica esta compota !
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. olá,
    não me passava nunca pela ideia fazer compota de kiwi!!pelo menos bonita fica =)

    ResponderEliminar
  10. Anónimo03:34

    Tenho uma dúvida: Não será pouco açucar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei com a mesmo dúvida, mas do livro onde retirei a receita eram estas as quantidades indicadas, bem como o aviso que durava até dois anos. Apesar de tanto apregoar que é o açúcar que permite que a compota se conserva durante muito tempo decidi seguir a indicação da receita e arriscar. Claro que se usar frascos bem esterilizados e bem fechados também ajuda à conservação.
      Se por acaso se refere ao facto de ficar pouco doce, não, fica perfeita. doce q.b. com um travo delicioso a citrino.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  11. Hummm amei a sua compota de kiwi, super original pois nunca vi para vender!!!

    ResponderEliminar
  12. No final do ano passado fiz compota de kiwi e fiquei impressionada, pois além de ficar com uma cor fabulosa é muito boa. Para a próxima faço esta receita para comparar sabores (a minha receita não leva lima).
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Hummhumm,,, vou tentar fazer....

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin