quarta-feira, Dezembro 26, 2012

Brulé de Abóbora


A receita foi preparada para o meu aniversário, mas a pensar no natal. Um “leite-creme” de abóbora parece-me uma receita adequada à época. E eu sei que o dia de natal já passou e que ninguém quer experimentar agora novas receitas. É tempo de acabar com as sobras e de “fazer dieta”…. Mas há sempre espaço para novas ideias, e o fim de ano está próximo e há que começar a pensar em mais uma mesa de celebração!

Ingredientes para 6 pessoas:

150g de puré de abóbora cozida
4dl de natas
1 pau de canela
1 casca de laranja
4 gemas
150g de açúcar

Preparação:

Deite as natas num tachinho, junte o pau de canela e a casca de laranja. Leve a lume brando até levantar fervura. Retire do calor e deixe em infusão durante 30 minutos. Retire o pau de canela e a casca de laranja. Acrescente depois o puré de abóbora às natas e misture bem. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado e incorpore no preparado anterior.
Distribua o creme preparado por pratos fundos ou tacinhas, que possam ir ao forno e à mesa, e coloque-os num tabuleiro. Encha o tabuleiro com água a ferver e leve a cozer em forno brando (140ºC) já aquecido durante cerca de 30 minutos.
Retire depois do forno, polvilhe a superfície com açúcar, e queime com o maçarico de cozinha de modo a criar uma camada de açúcar crocante.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

9 comentários:

  1. Gostei desta tua sugestão!

    http://obolinhodesabado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Hum!...Que excelente sugestão!
    Beijinhos e boas festas!
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Bela ideia! :)

    Que tenha sido um Feliz Natal!*

    http://from-pot-to-the-heart.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Joana,

    Com aspeto bem apelativo, boa sugestão para a passagem de ano

    Continuação de boas festas

    Até breve
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Que boa ideia para a ceia de Ano Novo.. :))))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia o blogue e agora pergunto-me como é possível, com tantas ideias maravilhosas já deveria ter conhecido antes... já adicionei, e devo dizer que esta receita me encheu os sentidos!!!
    Beijinhos...

    Convido também a fazer uma visita ao meu cantinho:
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Claro q queremos ideias novas, nem q seja p colocar em prática noutra altura qulquer :) Ainda por cima com abóbora, tenho aí sacos e sacos de abóbora congelada e tenho q a gastar! Gostei da tua sugestão! Bjinhos e continuação de boas festas!

    ResponderEliminar
  8. Que delicia... Tenho uma receita parecida e agora mais do que nunca me apetece experimentar :-) quem sabe para o ano novo :-)
    Um excelente 2013 sempre com receitas surpreendentes :-)

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin