Tiras de Entremeada Assada

Se há coisa que o tempo frio me dá vontade é de fazer coisas no forno. Sejam bolos, biscoitos ou pratos de peixe e de carne assados vagarosamente no forno. Este fim de semana que passou foi tão chuvoso e frio que nem mais sabia o que fazer a não ser comidinhas de forno.
Para começar saiu esta entremeada assada no forno. Tradicionalmente estamos mais habituados a grelhá-la na brasa nos churrasco de verão, mas esta é uma carne perfeita para assar lentamente no forno. Com a cozedura lenta vai libertando a gordura e tostando a pele que, para quem gosta é um verdadeiro petisco crocante (o “crackling” que o júri do Masterchef Australia tanto gosta!)

Ingredientes para 2 pessoas:

4 tiras de entremeada não muito grossa
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de colorau em pó
1 colher de chá de tomilho seco
100ml de vinho branco ou cerveja
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte as tiras de entremeada ao meio, de modo a ficar com 8 pedaços de entremeada mais pequenos. Coloque-os numa taça e tempere com sal, pimenta, os dentes de alho picadinhos, o louro partido em pedaços, os cominhos, o colorau, o tomilho e regue com o vinho branco ou a cerveja.
Arranje depois as fatias de entremeada num pirex que vá ao forno, colocando-as ligeiramente sobrepostas umas sobre as outras e ligeiramente “ao alto”. Regue com a marinada e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo reduza o forno para 180ºC e deixe cozinhar até a carne estar macia e a gordura derretida, cerca de 35 minutos.
Sirva com batatinhas assadas ou arroz e uma salada ou legumes salteados.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Adoro uma refeição assim!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:53

    Também adoro comida de forno... o problema foi quando vi a factura da luz :(

    ResponderEliminar
  3. Pois que me parece fantástico e a parte crocante deve ser a melhor.. :)

    Beijinhos
    Mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Vou experimentar depois já digo como ficou!!!

    ResponderEliminar

Imprimir