Chips de Maçã

Sou completamente viciada nestes chips de maçã. Basicamente é maçã desidratada no forno, que se torna crocante e fica realmente deliciosos, é um snack bastante saudável, desde que uma pessoa perceba que se tem de controlar a quantidade de fruta que come, não pode comer indiscriminada mente.
Depois de fazer os chips de maçã guardo-as em caixas herméticas e gosto de preparar granola ou muesli com eles e comer com iogurte.
Gosto de juntar um bocadinho aos cereais ou aveia para um toque doce e crocante.
O melhor de tudo é que muito fácil de fazer. Quem se aventura a experimentar?

Ingredientes:

6 maçãs

Preparação:

Lave bem as maçãs e retire-lhes o caroço com a ajuda de um descaroçador próprio. Corte-as depois em rodelas finas com a ajuda de uma faca. (Pode também usar uma mandolina, mas não corte as fatias demasiado finas…)
Forre três ou quatro tabuleiros com papel vegetal e disponha as fatias de maçãs, sem as sobrepor, sobre o papel vegetal, e leve ao forno previamente aquecido a 100, 120ºC (com ventoinha, se o seu forno tiver), durante cerca de 1h30.
Ao fim desse tempo retire as rodelas de maçã, eu já estão desidratadas e deixe-as arrefecer completamente.(Ao arrefecerem totalmente é que se tornam verdadeiramente crocantes!) Guarde-as depois num frasco ou saco hermético. Atenção que o ar torna-as moles.
Coma como um snack saudável, ou prepare granolas e muesli com as suas chips demaçã.

Bom Apetite!

24 comentários :

  1. Gostei da ideia. Muito boa a sugestão de adicionar com aveia no iogurte.

    ResponderEliminar
  2. Vou experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Já fiz de maçã, pera e ananas.
    São viciantes e é realmente dificil parar de comer.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Ainda não fiz com maçã pois tenho o forno avariado mas é uma receita que quero experimentar. Já fiz com laranja mas não correu lá muito bem.


    Beijinhos
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/03/pataniscas-de-tentaculos-de-pota-com.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:45

      Você é muito burra, viu?

      Eliminar
  5. Tenho mesmo de experimentar - porque afinal, são fruta e faz sempre bem ;)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que inveja! Já experimentei e não consegui que ficassem crocantes, ficaram moles...
    Não sei se é por ter um forno eléctrico... :(

    Adoro este snack, mas que pena não conseguir. Fiz tudo como dizes... mas não sei porque não resultou... :(
    Pus papel vegetal por baixo, deixei no forno até estarem douradas... mas demorou bastante tempo e depois quando as tirei deixei arrefecer mas ficaram sempre moles. Acho que têm de desidratar mais... não sei se ponha o forno mais baixo... ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente deixar arrefecer dentro do forno com a porta aberta.

      Eliminar
  7. Excelente! Não sou muito fã desta fruta, mas jà provei maçã em chips e amei!
    Qualquer dia tento fazer em casa. Obrigada pela receita.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Anónimo13:41

    Joana este tipo de receitas andam a pontapé na internet! Nos grupos de FB... está a perder a identidade :((( acredito que há muito conheça as ONO, os sucos, as omeletes de claras... mas não deixa de ser mais do mesmo! E há quem não ande em dieta todas as primaveras... (É com carinho que digo isto, não pretende ser um ataque!) bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebi que não é um ataque, nem o entendi como tal. Mas também acho que está a ser injusta comigo quando fala em perda de identidade. Em primeiro lugar não coloquei aqui nenhuma omelete de claras. Apenas falei delas no Facebook, onde falo de várias experiências que faço em casa, sejam ou não de dietas, e se reparar não partilho receitas porque como diz não vale a pena. ( por acaso nem sei o que são as ONO....) De qualquer maneira porque coloquei aqui um sumo e umas chips de maçã não quer dizer que tenha perdido identidade ou que esteja a ser uma maria vai com todas, de dieta, e agora com a mania da alimentação saudável, das sementes e das duetad proteicas. Acredite que as receitas mais "simples" que têm aparecido por aqui têm outra razão de ser..... mas obrigada pela chamada de atenção. Todos precisamos, de vez em quando sermos chamados à razão para que nos possamos voltar a encontrar, ou, no meu caso, voltar às publicações habituais que os meus queridos leitores estão habituados, gostam e seguem. Apesar de continuar a achar que não tem nada de mal mostrar uma vitamina ou umas chips de maçã. Um beijo também para si.

      Eliminar
    2. Anónimo16:58

      Olá Joana!

      Sigo à imeeeeeeeeeeeeeeeenso tempo o blog e hoje comento porque me parece injusta a afirmação da leitora acima.

      Aliás,como futura mãe agradou-me ver esta receita simples,para entreter os rebentos.Sem corantes,nem conservantes.

      Quanto às receitas mais saudáveis que aqui põe... what's the big deal?
      Não queremos todos o melhor para a nossa familia?

      :) Beijinho*

      Isa

      Eliminar
    3. Rita19:05

      Olá! Também acho que a leitura foi um pouco injusta! Este blog reflete não só a identidade da Joana, mas também o seu estilo de vida... e esse estilo de vida alterou-se bastante com a chegada de um bebé! Supostamente as receitas que aqui são colocadas são preparadas e consumidas por ela e pela sua família Se é o que lhes apetece comer, então não vão inventar, certo? Eu gosto destas receitas e das outras, mas sobretudo gosto do toque pessoal e real que a Joana coloca aqui no blog e nas suas comidinhas! Beijinhos a todos :)

      Eliminar
    4. Anónimo21:38

      A minha opinião é apenas a minha opinião. É a opinião de quem lê há muitos anos. É a opinião de quem compra os livros. Não percebo o porquê de as fãs virem em ataque... enfim!

      Para si Joana, um beijinho e espero que não fique ofendida!

      PS: ONO = overnigts oats

      Eliminar
    5. Como pode ter lido pelo meu comentário eu não fiquei minimamente ofendida. Acredite! E compreendo e sei exatamente o que quis dizer com o seu comentário.
      Também não quero que se zanguem uns com os outros. Ainda bem que todos temos direito a expressar educadamente a nossa opinião e a sermos ouvidos. Foi o que aqui aconteceu e não quero que agora andem aqui a atacarem-se uns aos outros. Isto é um blogue de receitas, e de partilha, ok? Há dias que agradará mais a uns do que a outros.... E eu sei que não é isso que a anónima se refere. Mas posso pedir-lhe um grande favor? Envie-me por favor um mail (não necessita de se identificar - crie uma conta qualquer, mas escreva-me em privado) para aminhadieta@hotmail.com, pode ser? Um beijinho também para si. Joana Roque

      Eliminar
  9. Olá!
    Já ando há imenso tempo para experimentar as chips de maçã caseiras pois são muito simples de fazer e o preço a que são vendidas nos hipermercados é absurdo... dá praí para 1kg de chips de maçã :) A ideia de adicionar na granola também me parece óptima!

    www.chamavalheumfigo.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  10. Joana,

    Sabe se dá para fazer com outras frutas? O processo é o mesmo?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Adoro estes snacks, são saborosos e muito pouco calóricos!!

    http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Com tanta gente a dizer bem, tenho mesmo q fazer e experimentar :) Bjinhos e continua assim, Joana!

    ResponderEliminar
  13. é possível fazer isto num forno a gás ou numa patusca, uma vez que não têm ventoinha??
    Gostava mesmo de experimentar..

    gosto tanto dos seus blogues

    ResponderEliminar
  14. Vânia Sousa23:25

    Olá Joana, acredita que eu andava à procura de uma receita destas de desidratar frutas?
    Acho uma excelente opção para levar para a praia, passeios, ou mesmo para andar connosco, dentro da mala, e ter algo nutritivo à mão para comer entre refeições.
    Queria pedir-lhe, se puder, partilhar mais destes snacks.

    Muito obrigada e tudo de bom para si e a sua família!
    Beijinhos,
    Vânia Sousa

    ResponderEliminar
  15. Experimentei já esta receita duas vezes :) Super fácil e ficam deliciosas! É dificil controlar-me e não comer indescriminadamente...
    Tomei a liberdade de publicar a receita no meu blogue (fazendo as devidas referencias): http://maos-de-manteiga.blogspot.pt/2014/04/chips-de-maca.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir