Compota Rápida de Abóbora Menina e Clementinas

Tenho uma abóbora a apodrecer na minha varanda. Ando a guardá-la para as sopas do Zé Maria e tinha umas outras ideias para ela, entre as quais preparar uma compota de abóbora e clementinas, com umas clementinas que a minha sogra me deu.
Ontem fartei-me de olhar para ela, para a sua ponta a apodrecer – tal como vos contei – e hoje ela lá continua.
No entanto, já experimentei a dita da compota…. Bem, o que aconteceu foi que tinha uma tupperware com puré de abóbora menina cozida congelado e que necessitei para fazer uma receita. Mas sobrou imenso… Como já tinha sido descongelado havia que o utilizar. Lembrei-me também que tinha comprados uns pacotinhos de pectina à uns tempos mas que nunca os tinha experimentado. E as clementinas cá continuavam à espera da compota. Puré de abóbora cozida, clementinas trituradas em sumo, um pouco de açúcar e pectina resultaram numa compota quase instantânea, com uma cor linda e bastante saborosa, com aquele travo amargo da clementina a contrastar com o doce da abóbora. A repetir em versão tradicional.

Ingredientes:

500g de puré de abóbora menina cozida (cozem abóbora em pedaços, escorrem bem e reduzem a puré)
5 clementinas
300g de açúcar
½ saqueta de pectina (cerca de 12g)
1 pau de canela

Preparação:

Descasque as clementinas e coloque-as num copo liquidificador e reduza-as a sumo/puré. Num tacho junte o puré de abóbora menina, o sumo/puré das clementinas, o açúcar a pectina e o pau de canela. Mexa bem e leve ao lume. Quando começar a ferver reduza o lume para o mínimo e deixe ferver cerca de 10 minutos. (Ou até ter consistência desejada. A embalagem da pectina diz que tem de ferver pelo menos 3 minutos. E o efeito da pectina é este mesmo… Transforma a mistura de fruta e açúcar muito mais rapidamente em compota!)
Coloque depois a compota em frascos previamente esterilizados, tape-os e coloque-os virados de cabeça para baixo , para criarem, vácuo natural, cerca de 20 minutos antes de os guardar de normalmente.
Sirva com torradas ou com requeijão e queijos.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Adoro com torradas ou bolachas de água e sal. Ou no forno com queijo.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  2. Deve ficar deliciosa :)
    acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Deve ter ficado muito bom este doce, mal empregada da abóbora amiga, vê se fazes magia e arranjas a carruagem da Cinderela, bjokas

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:52

    Porque usa pectina nesta receita? Que me lembre nas receitas a Joana nunca usou. Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. O que é e para que serve a pectina?

    ResponderEliminar
  6. Olha gostei muito da sua receita, achei pratica e de bom agrado aos olhos e o paladar. achei interesante tambem foi a parte de aproveitar a abobora da sua loja rsrsrsrs

    ResponderEliminar
  7. Na semana passada tb aproveitei abóbora menina q tinha congelada pra fazer compota com canela, uma das tuas muitas receitas :) Este sugestão tb me parece mt bem! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  8. جرم گیری دندان از جمله کارهایی است که خیلی از ما به آن توجه نمی کنیم تا این که اشخاصی را می بینیم که دارای دندان هایی سفید و براق هستند. آن هم بدون لمینت، بلکه براقیتی از جنس خودشان. این لبخند زیبا قطعا در نظر اطرافیان ما تاثیر گذار است و حتی در روابط اجتماعی نیز تاثیر بسزایی دارد. همچون زمانی که با افرادی با دندان های زرد و دهانی بد بو هم صحبت می شویم ترجیح می دهیم این مکالمه بین شما و او زودتر تمام شود.

    ResponderEliminar

Imprimir