Creme de Couve Flor e Alho Francês

Já aqui comentei algumas vezes que não sou grande fã de couve flor. Acho-a insípida e não sei como é possível comê-la cozida. Das minhas maneiras preferidas de a preparar é gratinada com queijo e um pouco de molho bechamel, e descobri recentemente, numa receita que preparei e partilhei aqui, que é deliciosa assada juntamente com frutos secos e algumas especiarias. No entanto compro couve flor quase todas as semanas. É que a couve flor na sopa fica realmente deliciosa. Há já muitos anos que não costumo colocar batata na sopa. Substituo por curgete mas, ainda melhor, por couve flor, que dá à sopa a cremosidade que gostamos cá em casa. E estou de tal maneira habituada a sopas mais leves que já acho estranho o sabor de sopa que leva batata….
Para o aniversário do Miguel, entre outras iguarias para entrada houve um creme de couve flor com alho francês, muito leve e saboroso de que todos gostaram bastante. E alguns ficaram surpreendidos por não levar batata. Uma maneira simples de começar uma refeição e uma sugestão para uma sopa mais leve e até um pouco diferente do habitual.

Ingredientes para 6 pessoas:

1 couve flor pequena
1 alho francês grande
Sal q.b.
2 colheres de sopa de azeite
1 litro de caldo de frango - aproximadamente (usei caseiro)
Azeite e coentros para servir

Preparação:

Corte o alho francês em rodelas e lave-o bem para retirar todas as areias e impurezas. Lave também a couve flor e separe-a em raminhos pequenos.
Leve uma panela ao lume com o azeite e acrescente o alho francês e a couve flor em raminhos. Deixe saltear um pouco envolvendo bem os legumes no azeite e deixando “suar” os legumes durante uns minutos. Acrescente depois caldo de frango suficiente apenas para cobrir os legumes, tape a panela e deixe cozinhar em lume brando até os legumes estarem bem cozinhados.
Ao fim desse tempo triture a sopa com varinha mágica até que fique bem cremosa e, se necessário acrescente mais caldo de frango até que a sopa fique com a consistência desejada – cremosa q.b. sem ficar grossa ou rala. Retifique de sal.
Sirva a sopa em tacinhas polvilhada com um pouco de coentros frescos e com um fio de azeite.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Tal e qual - detesto couve flor, e só a como bem disfarçada, tal como neste creme delicioso :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Buenísima receta... y fácil, perfecta para nosotros.

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto delicioso...

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. que boa receita.
    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. que belo aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto da couve flor em pickles, e também só a cozinhava gratinada com bechamel. Mas eu até gosto do sabor da couve-flor e não me importo de a comer apenas cozida. Claro que estas novas opções vão ser consideradas. Eu nem sabia que a couve-flor dava cremosidade às sopas, substituindo as batatas.

    ResponderEliminar
  7. Que belo creme nutritivo :) Tal como tu, já deixei de colocar batata na sopa há anos e ñ faz falta nenhuma :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  8. Colher de pau, onde está a receita da couve flor assada juntamente com frutos secos e algumas especiarias? Obrigada. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana,

      A receita está aqui no blogue - deixo-lhe o link (e estava publicada em fevereiro de 2014)
      http://paracozinhar.blogspot.pt/2014/02/salada-de-couve-flor-caril-amendoas.html

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir