Cookies de Chocolate com Aveia e Amendoins

Há muito tempo que não tinha a minha sobrinha mais velha a cozinhar comigo. Ela gosta de vir para casa da tia e do tio fazer bolachinhas. Normalmente é sempre algo que costumamos fazer durante as férias de natal, mas este ano não tivemos oportunidade, Eis que chegaram as férias de carnaval e , apesar dos meus afazeres , claro que houve tempo para fazer bolachas com ela.
Assim que chegou perguntou logo se podíamos ir para a cozinha fazer bolachas. E claro que tinham de levar chocolate, porque não há nada que a Maria goste mais do que chocolate e tudo o que leve chocolate (e bolo de bolacha!) Eu também andava curiosa para experimentar esta receita e assim se juntou o útil ao agradável. Assim que o senhor Zé Maria adormeceu lá fomos fazer as bolachinhas. Do alto dos seus nove anos já não há nada que não consiga fazer. Seguir a receita, pesar os ingredientes, mexer tudo, formar as bolachinhas e até colocar o tabuleiro no forno. Aqui a tia só ajudou mesmo a misturar bem a manteiga com o açúcar para ficar tudo bem incorporado, a cortar o chocolate e a ver se as bolachinhas já estavam cozidas…. E enquanto as bolachas coziam a Maria lá rapou a taça!
Assim que saíram do forno e com as bolachas ainda mornas a Maria lá se foi deliciando com uma bolachinha e mais outra, acompanhadas por leite com chocolate.
No fim, ainda levou as restantes para casa, não sem antes deixar duas para o tio Miguel.
E a receita aqui fica.

Ingredientes para cerca de 20 bolachas:
(in “Chocolate”, Joanna Farrow, Circulo de Leitores, página 71)

125g de manteiga amolecida
125g de açúcar amarelo
1 ovo
150g de farinha
½ colher de chá de fermento
75g de flocos de aveia
200g de chocolate preto aos pedaços
50g de amendoins (usei salgados)

Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar até ficar com uma mistura cremosa. Junte o ovo ligeiramente batido, a farinha e os flocos de aveia e bata até obter uma mistura uniforme.
Junte depois o chocolate e os amendoins e misture bem,
Com uma colher de sobremesa vá colocando montinhos de massa num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal e deixe a massa espaçada para que as bolachas cresçam sem se colarem. Achate-as ligeiramente e leve-as a assar no forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 15 a 20 minutos até que fiquem douradas.
Deixe arrefecer ligeiramente antes de as retirar do tabuleiro e de as colocar a arrefecer sobre uma rede.
Guarde num recipiente hermético.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Nada como umas baleas bolachas!
    Bom carnaval!

    ResponderEliminar
  2. Essas bolachas fizeram-me recordar uns biscoitos de chocolate e amendoim que se vendiam em padarias, quando era criança. Certamente irei experimentar esta receita!

    ResponderEliminar
  3. Olá. Que bela receita.
    Eu acabei de fazer bola de carne :)

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  4. Que delícia de cookies :) Tenho q os fazer em breve, mas sem a ajuda duma sobrinha... Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir