Parfait de Kiwi com Molho de Manga e Gengibre

É sexta-feira. Esta sexta-feira que já é fim de semana e sinal de descanso e de ser mimada, porque todos nós merecemos uns dias assim. E para celebrar a sexta-feira o (quase) fim de semana, a última receita que preparei para o aniversário do Miguel. Pessoalmente a minha preferida, a menos convencional e a que mais surpreendeu quem a provou.
Muito poucos, e muito simples os ingredientes usados. E usei pela primeira vez as “natas” de soja para bater que a Alpro me tinha enviado e que eu ainda não tinha tido oportunidade de experimentar. Há umas semanas atrás recebi um cabaz de produto Alpro (www.alpro.pt) Alguns já conhecia como o creme culinário – natas de soja – e que uso de vez em quando. Também já conhecia alguns dos iogurtes que também costumo comprar e o leite de soja, apesar de normalmente não fazer parte da minha lista de compras. O creme culinário para bater é que não conhecia e confesso que fiquei um pouco desconfiada que conseguisse transformá-lo em chantilly. Mas consegui e gostei bastante. E há vantagens no uso de produtos à base de soja: são uma alternativa mais saudável, baixos em gorduras saturadas e estão isentos de colesterol. Já para não falar de quem tem intolerância alimentar à lactose. Além disso os produtos Alpro são livre de OMG (organismos geneticamente modificados).
Nesta receita usei então esse creme para bater em vez de natas normal e o parfait ficou delicioso e ninguém quis acreditar quando lhes disse ter sido preparado com natas de soja. Gostei de usar e fiquei mesmo fã deste produto.
A receita aqui fica para quem se quiser aventurar, apesar de o tempo não convidar muito a sobremesas mais frescas…

Bom fim de semana a todos!

Ingredientes:

5 kiwis grandes e maduros
200ml de creme culinário para bater (natas de soja para bater)
125g de açúcar

Molho de Manga e Gengibre

1 Manga madura
1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
75g de aúcar
100ml de água

Preparação:

Comece por preparar o parfait. Descasque os kiwis e parta-os em pedaços, Junte-lhes o açúcar e triture tudo com a varinha mágica até ficar com uma mistura homegénea.
Entretanto bata as natas de soja até que fiquem cremosas como um chantilly se tratasse. Envolva depois, cuidadosamente, a mistura de kiwi nas natas de soja.
Forre uma forma de bolo inglês com película aderente (assim é mais fácil na altura de desenformar) e verta o preparado anterior. Alise e leve ao congelador até a mistura estar firme, no mínimo durante três horas, idealmente de um dia para o outro.
Para o molho de manga, descasque e corte a manga em pequenos pedaços, Junte o açúcar, o gengibre ralado e a água e leve ao lume. Deixe levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e deixe ferver cerca de 5 minutos, Desligue, triture muito bem com a varinha mágica e coloque no frigorífico para ficar bem frio.
Desenforme o parfait para o prato de servir e corte-o em fatias, servindo-o depois com o molho de manga e gengibre.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo10:58

    Olá Joana,

    parece delicioso! Vou experimentar mas lá por casa nem todos são fãs de Kiwi. Dá para subsitutir por outra fruta na tua opinião?

    Beijinhos grandes,
    Carmo

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do parfait, achei a combinação dos frutos deliciosa!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Esse molho tem uma cor maravilhosa!

    ResponderEliminar
  4. daria para substituir os kiwis por outros frutos e o açúcar por stevia, por ex.? :)

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
  5. que aspecto maravilhoso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Fiquei fã deste parfait :) Do molho não tanto, pq ñ gosto mt de manga... E sim, ainda ñ apetece sobremesas frescas, mas esperemos q essa vontade nos chegue em breve :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  7. sobremesas muita fresca. vou experimentar
    www.m4food.com

    ResponderEliminar

Imprimir