Bruscheta de Ovos, Espargos Bravos e Chouriço

Há uma ou duas semanas atrás os meus pais foram até Mora. Quando chegaram, traziam com eles uns molhinhos de espargos bravos, e um deles veio parar cá a casa.
Eu adoro espargos bravos com ovos mexidos, mas principalmente em migas, Guardei os espargos no frigorífico e fui adiando o momento de os preparar…. Até que se tornou completamente necessário cozinhá-los sobre o risco de, de tanto os querer guardar para uma ocasião especial, os deixar estragar.
O que fazer com os espargos? Uma parte foi mesmo parar a uns ovos mexidos aos quais juntei umas rodelinhas de chouriço e servi em forma de “bruscheta” com pão de centeio (faltou-me o pão alentejano…).
E foi uma entrada simples num almoço durante a semana em que tive a companhia do Miguel.

Ingredientes para 2 pessoas:

½ molho de espargos bravos
2 ovos + 1 clara
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.
¼ de chouriço de carne de boa qualidade
2 fatias de pão (usei pão de centeio)

Preparação:

Lave os espargos bravos e corte pelo menos metade do caule – que é impossível de comer….. Leve os espargos a cozinhar dois ou três minutos em água a ferver temperada com um pouco de sal. Retire os espargos escorrendo bem a água e corte-os em pedaços com cerca de 2cm. Reserve.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer. Junte depois o chouriço em rodelas e deixe fritar até que fique ligeiramente dourado. Retire e reserve.
Na mesma frigideira onde fritou o chouriço junte o azeite e os espargos bravos deixando-os saltear. Bata os ovos com a clara e tempere com sal e pimenta. Junte os ovos aos espargos e deixe cogular um pouco antes de começar a mexer para que tudo fique bem envolvido. Tenha atenção para não deixar secar demais os ovos…
Torre ligeiramente o pão e regue-o, se gostar com um fio de azeite. Sirva os ovos com espargos sobre o pão e decore com as rodelinhas de chouriço crocante.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Que bom aspecto! Adorei!

    ResponderEliminar
  2. E em boa hora guardaste, ficou muito bem amiga, bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Tânia14:02

    Aqui em Mora os espargos são de boa qualidade! Hoje Também foram o almoço, em forma de omelete :)

    ResponderEliminar
  4. E num instante se faz uma delicia!

    ResponderEliminar
  5. Amo espargos, e são sempre fáceis de fazer :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir