Bolachas Crocantes com Canela


Natal é época de bolachas. E feriado em época de Natal é a altura ideal de preparar bolachas para saborear com uma chávena de chá, para receber a família, ou para levar para um lanche ou café em casa de amigos.
Portanto hoje é dia de partilhar mais uma receita de bolachas. Bolachas simples, que podem servir para colocar nos cabazes de natal, ou podem servir para comer ainda mornas em frente à lareira. Bolachas para fazerem sozinhos ou com toda a família à volta do calor do forno.
Bolachas para se inspirarem para a troca de natal que vos propus e cujo prazo de participação acaba hoje, ou bolachas para satisfazerem a vossa gulodice…
Aqui fica a receita. E o último apelo a participarem na troca de bolachas. Hoje é o ultimo dia e, todos aqueles que quiserem participar nesta troca de bolachas terão de se inscrever enviando um mail para aminhadieta@hotmail.com, indicando no assunto “Troca de Bolachas”. Só precisam de enviar o vosso nome, morada completa e email. A partir de amanhã receberão no vosso email o endereço e nome do vosso “amigo secreto” a quem deverão enviar umas bolachinhas de natal, preparadas por vocês, até dia 19 de Dezembro. Se têm alguma intolerância ou alergia devem enviar essas limitações e, se quiserem acrescentem um cartãozinho com a vossa receita.


Continua também o convite para assistirem ao showcooking (entrada gratuita e aberto a todos), na Livraria Almedina Estádio, em Coimbra, dia 10 de Dezembro pelas 18h. O tema? Cabazes de Natal e outros mimos para oferecer.

Ingredientes para 12 bolachas grandes ou 24 mais pequenas:

100g de manteiga amolecida
150g de açúcar
1 ovo
175g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

cobertura:
1 colher de sopa de canela
75g de açúcar

Preparação:

Bata muito bem a manteiga com o açúcar até obter um creme leve e fofo. Acrescente depois o ovo e bata até estar bem incorporado na massa. Acrescente depois a farinha e o fermento e misture até formar uma massa. Envolva depois em película aderente e leve ao frigorífico cerca de 15 minutos.
Entretanto prepare a cobertura misturando o açúcar e a canela. Reserve.
Ao fim desse tempo faça bolas do tamanho de ping-pong e achate-as com as mãos formando discos. Passe-as depois pela mistura de açúcar e canela e coloque-as, bem afastadas, em tabuleiros previamente forrados com papel vegetal.
Leve ao forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 15 minutos até começarem a ficar douradas nas bordas.
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco no tabuleiro antes de transferir para uma rede. Deixe arrefecer completamente antes de as guardar numa caixa hermética.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Que bolachas fantásticas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada MARY.
      As bolachas são muito boas.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo17:23

    Já comia umas quantas, e estão com um ar muito guloso! Agora tenho que pensar no que vou fazer para a troca de bolachas...Um bom feriado, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Esta poderá ser uma boa sugestão.
      (Chegou a inscrever-se ma troca? Não me lembro de ter visto o seu nome...)

      Um beijinho, Joana

      Eliminar
  3. É uma excelente ideia a troca de bolachas! Deve muita gente se ter inscrito! Eu nunca fiz bolachas por isso, acho que ficará para um próxima que tenha mais experiência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia,

      Sim, tivemos um número muito simpático.
      E não percebi porque é que não se inscreveu.

      Um beijinho,

      Joana

      Eliminar
  4. Anónimo00:52

    Olá Joana,
    já não passava aqui há alguns dias, pois o trabalho tem sido muito e só agora li o post em que fala de sugestões para melhorar. Tal como tantos outros, já consulto o seu blog há vários anos e é o primeiro a que vou quando preciso de uma ideia. Isto quer dizer que é dos melhores! Sim, mas quem trabalha por gosto, e também para os outros, pergunta-se muitas vezes se ainda não poderá fazer melhor.
    Assim, poderia apontar uma ou outra sugestão:
    - um leve toque no visual (mas leve, afinal nós também gostamos de mudar de vez em quando, não é?);
    - relativamente às fotos gostava de ver mais uma ou duas, mas nada de exageros, pois há blogs que postam montes de fotografias, algumas quase iguais, sobre a mesma receita, não havendo muitas vezes nada que uma fotografia acrescente à anterior. Dou um exemplo: por vezes em alguns dos fantásticos bolos que faz, gostava de perceber como ficou por dentro (eu sei que às vezes é para oferecer e não dá para fotografar, mas quando fosse possível, era bom);
    - eu gostava, tal como muita gente certamente, de poder assistir aos seus fantásticos workshops, mas não sendo possível, que tal filmar uma receitinha ou sugestão de um workshop para pôr no blog? É que há coisas que vendo fica mais fácil…
    E pronto, são simples sugestões mas dadas com carinho e admiração pelo trabalho que tem e pelo muito que tem ajudado tanta gente deste lado.
    Obrigada
    Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Martins,

      Obrigada pelas suas sugestões e pelas suas palavras.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Obrigada Susana,

    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir