Coroa de Gila, Doce de Ovos e Amêndoa


A 6 dias do Natal a azáfama é enorme. Acabar os cabazes que estão todos ainda por terminar. Decidir finalmente a ementa final para as festas e fazer as ultimas listas de compras. 
As decorações da mesa já foram decididas, encomendadas e compradas e já encomendei os fios de ovos e o cabrito. 
Começa agora os encontros/jantares/ lanches/ cafés com os amigos para entregar os cabazes ou miminhos de natal. (Sim, ainda tenho que acabar os cabazes que vou entregar hoje!) E até ao natal tenho ainda o dia de fazer bolachas com os sobrinhos mais crescidos.
Mas o fim de semana está à porta e, apesar do cansaço desta época sempre tão cheia de afazeres já se estar a fazer sentir, não me podia sentir mais cheia de espirito de Natal!
E ainda há muitas receita natalícias que quero partilhar e que podem sempre ter lugar à vossa mesa, como esta coroa doce que é perfeita e bonita para qualquer mesa.

Não quer fazer a massa? Experimente fazer a coroa usando massa folhada retangular pronta a usar de compra. Siga as mesmas indicações na confecção do rolo e da coroa sem perder tempo a preparar a massa! Fica igualmente deliciosas!
Ingredientes:

300g de farinha
1 saqueta (11g) de levedura seca - usei fermipan
sal q.b.
2 colheres de sopa de açúcar
200ml de leite morno
30g de manteiga
raspa de limão
Recheio:

doce de gila (aproximadamente 1 frasco pequeno)
doce de ovos (feito com 8 gemas)
100g de amêndoa laminada
canela em pó q.b.

Preparação:

Numa taça misture a farinha, a levedura, o sal e o açúcar. Adicione depois o leite morno, a manteiga derretida e a raspa de limão. Misture bem - se necessário acrescente um pouco mais de farinha - e amasse bem, à mão ou com a ajuda de uma batedeira.
Coloque a massa numa taça, tape e deixe duplicar de volume, (cerca de 1h30).
Assim que a massa tenha crescido, estique-a numa superfície enfarinhada com  a ajuda de um rolo da massa em forma de rectângulo, com cerca de 45x20cm.
Espalhe depois o dcd de gila pela massa, seguido pelo doce de ovos e depois polvilhe com a amêndoa laminada e com um pouco de canela em pó.
Enrole depois a massa, como se fosse uma torta, pela extremidade mais comprida - para que o rolo fique com o maior comprimento possível e aperte bem para que a borda fique presa e o recheio não escape.
Com uma faca afiada corte o rolo ao meio, no sentido do comprimento, deixando uma das pontas por cortar. Enrole depois as pontas, como se estivesse a fazer uma trança e comece a formar uma coroa, de moda a unir as duas pontas. Assim que tiver a coroa formada, corte a ponta que tinha deixado unida e una as duas pontas da massa, pressionando para que fique um ciclo unido e fechado.
Coloque cuidadosamente num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe a massa levedar maia cerca de 45 minutos.
Pincele a massa com um pouco de leite e polvilhe com um pouco mais de amêndoa laminada, e leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos.
Decore depois a gosto.


Bom Apetite! 

13 comentários :

  1. Anónimo10:31

    Gosto da sua sugestão, com os dois tipos de massa. É bom ter uma alternativa quando o tempo está escasso, ou porque apetece mudar a massa. Já vi que a minha amiga secreta (Joana Bouça) gostou das bolachas, agora fico a aguardar as minhas...Este fim de semana, voltarei a repetir a dose e continuar com as ofertas de Natal. Um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Nem todos têm tempo ou paciência para fazer a massa de raiz. A coroa não fica exatamente igual, mas é sempre uma boa alternativa, e ainda por cima rápida.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Gosto muito e este ficou perfeito!
    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susy.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Ficou linda!
    Vou experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fátima,

      Experimente e depois diga como correu.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Que maravilha! Vou tentar fazer isto amanhã ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jaazevedo,

      Depois quero saber como correu.
      beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Olá! Estou com uma dúvida.. Ao cortar no sentido do comprimento o doce não começa a sair todo? Mesmo quando começamos a fazer a trança?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,
      Sim, o recheio escorre um pouco, quer quando corta, quer quando começa a enrolar, mas é mesmo assim. Dá jeito usar papel vegetal logo quando se está a montar a trança. E quanto ao recheio que escapar é voltar a colocar por cima da trança.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
    2. Obrigado Joana! Fiz no Natal, e correu mto bem! :) obrigado! Beijinhos

      Eliminar
    3. Ainda bem que correu bem e que gostou.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Olá Joana. Eu já fiz esta receita 2 vezes e queria perguntar qual a consistencia da massa, porque a minha ficou super mole e para conseguir montar a coroa não foi fácil de nenhuma das vezes. Será que fiz alguma coisa errada? Eu mexo a massa com uma colher e depois é que amasso com as mãos. ela tem de despegar ou nao? Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir