Pavlova de Natal


Podemos não querer acreditar, mas temos o natal à porta.
Faltam apenas dois dias. Dois dias para acabar de organizar tudo o que falta! 
Aqui por casa temos os cabazes praticamente todos terminados, embalados e prontos a entregar. O fim de semana foi quase todo dedicado a tratar deles, com a ajuda preciosa do Miguel a recortar muitas etiquetas. Faltam apenas terminar umas bolachas e temos todos os nossos mimos prontos!
Mas claro que ainda faltam muitas coisas. Ainda não enviei um único postal de natal, e temo que este ano só os recebam mesmo depois do natal. Serão enviados hoje, mas duvido que cheguem antes de dia 24…
E depois há Natal cá em casa, porque tenho alturas em que acho que não tenho os parafusos todos e assim de repente decidi que tanto a consoada como o almoço de natal seriam cá em casa e vai de organizar tudo em cima do acontecimento.Não ha-de ser nada!
E com o natal a acontecer, aqui fica mais uma sugestão doce!



Ingredientes:

150ml de claras de ovo (cerca de 4 claras)
220g de açúcar
2 colheres de chá de amido de milho (Maisena)
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco

cobertura:
300ml de curd de limão (usei caseiro com esta receita)
200g de framboesas congeladas
50g de açúcar
frutos vermelhos q.b. para decorar
folhas de hortelã

Preparação: 

Ligue o forno e regule-o para 150ºC.
Bata as claras em castelo, mas não as deixe ficar demasiado duras. Acrescente depois o açúcar, aos poucos e poucos, batendo com a batedeira entre cada adição de açúcar. As claras devem ficar completamente duras e muito brilhantes. Junte agora o amido de milho peneirado e o vinagre e mexa bem com uma vara de arames para envolver muito bem.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e desenhe um circulo com 18cm de diametro. Vá depois colocando colheradas de massa de roda do circulo, de modo a formar uma coroa.Coloque a coroa de pavlova no forno e reduza-o para 120ºC. Deixe cozinhar a durante 1h20 e evite abrir muitas vezes a porta do forno. Ao fim desse tempo desligue o forno e deixe-a arrefecer completamente lá dentro antes de a retirar.
Para a cobertura prepare o molho de framboesas. Num tachinho coloque as framboesas e o açúcar e vá mexendo até que comece a ferver e tenha formado um molho espesso. Deixe ferver uns minutos e desligue. Deixe arrefecer completamente antes de usar.

Para montar a coroa de pavlova - e faça-o apenas antes de servir - retire-a cuidadosamente do papel vegetal e coloque-a no prato de servir.
Decore depois com o curd de limão e regue depois com o molho de framboesas. Decore a gosto com os frutos vermelhos e as folhas de hortelã.
Sirva de imediato.


Bom Apetite! E Bom Natal!

6 comentários :

  1. Muita água na boca! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veduxa,
      É mesmo muita água na boca....
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Que linda e natalícia :) Bjinhos e boas festas, estamos mesmo em contagem decrescente ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo esse o objetivo - ficar com um aspeto natalício!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Linda!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir