Torta de Tangerina e Cenoura


Antes de mais quero agradecer a todos os votos de parabéns e as mensagens que me foram deixando ao longo do dia. Foi realmente um dia feliz. E sinto-me sempre uma sortida por ter à minha volta aqueles que me são queridos e que, de uma maneira ou de outra nunca se esquecem de mim. Obrigada a todos pelo carinho das vossas palavras!
A vantagem de fazer anos perto do natal é que há sempre uma desculpa para testar sobremesas novas, e experimentar receitas para depois podermos colocar na mesa no dia 24 e 25.
Estes ano, aqui por casa, foi particularmente rico nesse campo, uma vez que praticamente todas as sobremesas que estavam ontem na minha mesa, tinham uma forte “lembrança” natalícia.
Até ao natal, as receitas aqui partilhadas serão quase todas sugestões para a mesa de natal. Primeiro porque não faz sentido andar a partilhar estes doces e sobremesas noutra altura - especialmente depois do natal - e porque eu sei que há sempre quem esteja à espera de umas ideias extras, agora que falta apenas 1 semana para esta maravilhosa festa da família.
Este ano, vou ter os meus pais, avós e irmã, a partilharem a mesa aqui em casa, ao contrário do que tem sido normal, de sermos nós a ir para casa dos meus pais. Além dos doces tradicionais de natal, que eu faço questão de ter porque afinal esta é a época deles, vai haver outras coisas menos convencionais e, acredito que em vossas casas seja igual.
Ontem na mesa havia uma deliciosa torta de cenoura e tangerina - com cenouras semeadas e colhidas por mim, da minha horta, e que depois decorei com fios de ovos. Achei que estava mesmo apropriada a uma mesa de natal e a mim parece-me uma boa sugestão para partilhar aqui. O resultado foi também muito apreciado e apenas sobrou uma fatia pequenina para contar a história.

(E para quem está a participar na troca de bolachas do amigo secreto, não se esqueçam que têm até amanhã para enviar as vossas bolachas! É muito feio inscreverem-se para participar e depois não cumprirem e deixarem os vossos amigos secretos sem as bolachinhas!)



Ingredientes:

4 ovos
500g de cenoura (pesadas em cru) 
2 tangerinas
180g de açúcar
60g de farinha

Para decorar:
fios e ovos
frutos vermelhos
folhas de hortelã
açúcar em pó

Preparação:

Depois de lavar e descascar as cenouras, corte-as em pedaços e leve-as a cozer em água juntamente com uma casca de tangerina.
Assim que estiverem macias retire-as e escorra-as bem.
No copo liquidificador - ou numa taça alta- coloque os ovos inteiros, a farinha, o açúcar, as cenouras cozidas e a casca da tangerina com que cozeram as cenouras e as duas tangerinas descascadas e sem caroços.
Triture tudo muito bem (pode usar a varinha mágica ou o robot de cozinha) até obter uma massa homogénea.
Entretanto forre um tabuleiro (25x30cm) com papel vegetal e unte-o e verta a massa preparada.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos ou até que a massa esteja cozida mas não a deixe secar muito.
Retire o tabuleiro do forno e vire-o sobre uma nova folha de papel vegetal deixando o tabuleiro ficar sobre a torta durante uns minutos.
Retire depois o tabuleiro e o papel vegetal e enrole cuidadosamente a torta. Apare as pontas menos direitas e coloque a torta no prato de servir.
Cubra generosamente com os fios de ovos e decore com raminhos de groselhas frescas e folhas de hortelã, polvilhando com um pouco de açúcar em pó no final.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Respostas
    1. Susy,
      Eu também acho que ficou das mais bonitas que já fiz.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo09:44

    Bom dia. Uma bela torta e que deve ser bastante deliciosa. Sem dúvida, uma bela sugestão para a mesa do Natal. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Sara,
      Realmente ficou muito boa e com um sabor ligeiramente diferente do habitual.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Que torta gulosa!!! Ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/desafio-amigo-secreto-2014-arroz-de.html

    PS - Está a decorrer um passatempo no meu blogue.

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/passatempo-natal-da-clarinha-receita.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clara,

      Também acho que ficou lindíssima.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Vou experimentar sem os fios de ovos (não gosto). Mas tarte de tangerina e cenoura, faz-me crescer água na boca.

    Isto é que vai ser uma engorda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verduxa,

      Experimente e depois venha cá contar como correu.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir