Brás de Bacalhau com Batata Doce


Ás vezes - e por motivos muito variados - pergunto-me se este blogue continua a apelar a quem cá vem. Se as receitas servem quem o procura, ou só servem mesmo para mim e para aquilo que comemos e cozinhamos cá em casa. Se gostam da outra partilha, por vezes muito pessoal, que faço por aqui, ou se acham que ela não faz sentido.
Pergunto-me se faz sentido a maneira como encaro o blogue ou se devia “pensar mais alto”. Pergunto-me se ainda cá vêm com o mesmo interesse dos últimos anos, ou procuram coisas mais “modernas”, receitas mais “elaboradas”, fotos daquelas que nos deixam de boca aberta.
Pergunto-me os motivos de quem deixa de cá vir, de quem deixou de comentar, de quem deixou de seguir, e os motivos de quem segue religiosamente, de quem comenta quase todos os dias, e que eu sinto quase como um amigo.
Pergunto-me se o facebook e o instagram - por acaso já me seguem no instagram? - são mais valias ou não acrescentam nada.
Pergunto-me se faz sentido continuar na mesma e sem grandes alterações nestes quase 9 anos, ou se haveria alguma coisa que deveria fazer para que a vossa experiência quando aqui chegam fosse mais satisfatória.
Pergunto-me muitas coisas, porque tenho dias em que o universos dos blogues de culinária me faz muita “confusão”. E eu, que estou aqui há alguns anos e que já vi e ouvi tanta coisa, continuo sem querer mudar muito. A minha dúvida, às vezes, é só se esse é o caminho certo. (Mas depois releio o que escrevi e acabo com a certeza que tenho mesmo é de ser fiel a mim e ao que eu considero que o meu blogue deve ser!)

E continuam as inscrições para a troca de bolachas de natal. Até dia 8 de Dezembro, todos aqueles que quiserem participar nesta troca de bolachas terão de se inscrever enviando um mail para aminhadieta@hotmail.com, indicando no assunto “Troca de Bolachas”. Só precisam de enviar o vosso nome, morada completa e email. Depois de dia 8 de Dezembro receberão no vosso email o endereço e nome do vosso “amigo secreto” a quem deverão enviar umas bolachinhas de natal, preparadas por vocês, até dia 19 de Dezembro. Se têm alguma intolerância ou alergia devem enviar essas limitações e, se quiserem acrescentem um cartãozinho com a vossa receita.
Há também o convite para assistirem ao showcooking (entrada gratuita e aberto a todos), na Livraria Almedina Estádio, em Coimbra, dia 10 de Dezembro pelas 18h. O tema? Cabazes de Natal e outros mimos para oferecer. Conto com a vossa presença!

Ingredientes para 2 pessoas:

400g de batata doce
2 postas finas de bacalhau demolhado
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
3 ovos
azeitonas pretas q.b.

Preparação:

Comece por descascar as batatas doces e por cortas palitos fininhos, tipo batata palha. Lave e seque bem as batatas e leve-as a fritar em óleo quente até que fiquem douradas, mas não necessitam de ficar muito crocantes.
Desfie o bacalhau em cru, retirando as peles e as espinhas. Reserve.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve-os ao lume com um pouco de azeite até a cebola ficar translúcida. Acrescente a folha de louro e o bacalhau desfiado e deixe estufar um pouco. Tempere de pimenta e, se necessário retifique de sal. Junte depois ao refogado de bacalhau as batatas doces fritas e envolva bem. 
Junte depois os ovos batidos e retire do lume, deixando apenas o calor do tacho cozinhar os ovos, de modo a que a mistura fique cremosa.
Decore com as azeitonas pretas e sirva de imediato.


Bom Apetite!

129 comentários :

  1. Anónimo08:22

    Olá Joana
    O seu blogue continua a fazer todo o sentido, desde que o descobri, à uns anos numa primeira reportagem que vi na televisão, (já lá vão uns 5/6 anos, talvez?), que venho todos os dias, religiosamente, ver as suas receitas. É a primeira vez que comento, mas quando não sei o que fazer para jantar, é ao seu blogue que venho à procura ou então aos seus livros, que estão todos na minha cozinha.Há realmente muitos blogs de cozinha, mas muitos são montras de publicidade, parece que só fazem comida com aquilo que lhes oferecem, o que não acontece aqui. Por isso continue como até agora, porque nós gostamos muito de si. Também a sigo no facebook e instagram.Feliz natal para si e para a sua familia, um beijo para o Zé Maria. Mª João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas palavras Maria João.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo08:23

    Olá Joana,
    Penso que não deve ter recebido o meu comentário anterior. Tive um problema na net, acabo por não saber se foi enviado ou não. Se recebeu o primeiro, ignore este, por favor! Comecei por pedir-lhe perdão pela invasão, mas acho que devo mesmo pedir perdão é por não comentar este seu espaço habitualmente! A Joana serve de inspiração culinária na minha casa! (como lhe relatei há uns tempos por email, ajudou-me a conquistar o meu companheiro, com as suas receitas). Sempre que quero cozinhar alguma coisa diferente, é no seu blogue e nos seus livros que primeiro procuro inspiração. Porquê? Porque sei que corre sempre bem! Ainda ontem fiz o seu bolo de abóbora com cenoura e laranja e ficou espectacular. E é esta confiança, de saber que o que publica são receitas testadas por si, simples, e que eu consigo facilmente fazer com aquilo que vou tendo em casa, que não tem preço! É a sua genuinidade e simplicidade, que tão bem consegue transparecer nos seus textos, que a tornam única! Não desista, nem mude nada na sua maneira de alimentar os blogues! É por ser exactamente como é que eu visito diariamente, por vezes mais do que uma vez por dia, os seus espaços. Continue assim! Um beijinho
    Inês Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês,

      Muito obrigada pelo seu testemunho.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Maria Gomes da Silva08:40

    Olá Joana,
    Vivo em Macau e todos os dias consulto o seu blog. Nunca comentei nenhum blog embora já tenha havido ocasiões em que estive quase a comentar no seu blog. Muitos dos seus textos são comoventes e reflectem a realidade do que se passa com muitas de nós. Acho o seu blog muito bom, com óptimas receitas e em minha opinião, penso que deve continuar na mesma linha que tem seguido pois para mim é sempre um bom momento do dia poder consultar o seu blog. Das suas palavras parece-me que a conheço (acho-a uma pessoa dinâmica, cheia de garra, muito positiva mas também emotiva e frágil) e tenho pena de estar longe de Portugal, pois adoraria participar dos workshops que tem feito recentemente. Pode ser que um dia regresse e seja possível ...
    Aproveito para lhe desejar um Santo Natal
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria pela sua opinião. Quero realmente saber o que gostam e não gostam tanto para perceber se há algo e o que necessita de ser alterado, para melhorar a vossa experiência quando vêm a este blogue.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. om dia, Joana.
    Li o seu post, como faço ultimamente, e senti-me"culpada" por já há algum tempo vir aqui buscar inspiração para os meus almoços/jantares e nunca ter deixado um comentário, uma palavra de agradecimento. Por isso, hoje resolvi redimir-me e agradecer-lhe as receitas que tão generosamente aqui deixa: - Muito Obrigada.
    Um abraço.

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana,

      Hoje com este texto só gostava de perceber as vossas motivações para saber o que deve e o que não deve mudar neste blogue. Daí as minhas perguntas... Não estou a cobrar nada, apenas a tentar perceber o rumo certo a tomar.
      Obrigada pelo seu carinho.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Joana, quando venho aqui todos os dias sinto-me em casa. Identificamo-nos com as suas partilhas e vamos descobrindo tanta coisa consigo, como as suas patinascas (que nunca tinha visto ou ouvido falar), alimentos e receitas que nunca me atreveria a provar, mas se a Joana diz que é bom, é porque é!! Não comento mais para não ser chata ou puxa saco, se calhar deveria..."Vejo-a" todos os dias e isso para mim vale tanto! Receitas elaboradas e comidas tão estranhas que a minha família rejeita? Para quê? Assim venho aqui todos os dias, sabendo que estou em família. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Eunice.
      é importante saber o que a faz mesmo sentir em casa.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Nem sonhe em parar com o blog. É uma das minhas visitas diárias quando tomo o pequeno almoço :) beijinho e parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês,

      Nada disso. Mas as mudanças por vezes são necessárias. É preciso é saber o que acham que é necessário alterar !

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Olá Joana,

    Já sou seguidora há imenso tempo, e posso dizer-lhe que a primeira coisa que faço quando chego ao trabalho é visitar a sua página; aliás as duas, também vou á economia cá de casa.

    Peço desculpa, senão comento muitas vezes, mas asseguro-lhe que todos os dias tem a minha atenção.

    Por mim continue, pois gosto imenso do seu blog e da maneira como está construído e desenvolvido.
    Chego a visitá-la mais do que uma vez ao dia, ainda agora para o Natal é a sua página que procuro, e foi consigo que aprendi e iniciei os cabazes de Natal.
    Para mim é uma total fonte de inspiração.
    Nunca a vi, nem a conheci, mas sinto uma empatia muito grande naquilo que escreve, pois penso que é uma grande mulher, mãe e esposa.
    Os meus parabéns.
    Desejo-lhe de coração um santo natal, a toda a família e um beijinho grande ao Zé Maria.

    Cumprimentos,
    Sandra Amaral

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra pelas suas palavras.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. Olá. Apesar de nem sempre comentar, pois são tantos os blogues que sugo que é-me impossível comentar todos, mas gosto muito das suas sugestões, e dos seus "desabafos".
    O que noto muitas vezes é que existem alturas que as pessoas parece que se "cansam" de comentar, noto isso também no meu. Mas que fazer? Nada, como disse ser fiel a si mesma é quanto basta. Desde que a faça feliz!
    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ratolinha,

      Os comentários valem o que valem. Eu sei que são muitos os que habitualmente passam por cá.
      O que é importante agora é saber se há ou não mudanças que devem ser feitas!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Claudia Jorge09:38

    Ola Joana, o seu blogue é excelente, muito prático e o que mais aprecio é ser feito com muito amor e carinho. Faço muitas receitas suas, quer do blogue que dos seus livros...Comprei o seu primeiro livro, feito em casa por acaso, mas foi um acaso muito bom e comecei a seguir o seu trabalho por isso continue. O mais delicioso é que podemos fazer as receitas à confiança porque já as fez. Continue a alimentar o seu blogue da mesma forma. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Claúdia, pelas suas palavras.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  10. Anónimo09:56

    Não mexa nem mude nada. São 9:54 e estão 89 pessoas on-line. Isso diz tudo ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim!
      Mas há pequenas coisas que podem ficar melhor, ou não?

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  11. Joana,
    Parabéns pelo seu blogue! Eu gosto sobretudo do facto de ser simples e despretensioso. É esse lado da partilha do que "vocês aí" gostam que o faz chegar mais perto de quem está deste lado. Para mim, é um veículo que faz sentido, já que acompanho vários blogues diariamente.
    As suas receitas são uma inspiração para mim! Faço a granola com banana todas as semanas e ontem segui "religiosamente" a sua receita do bolo de chocolate e courgette (ainda não provei mas de certeza que está delicioso!)

    Força para ultrapassar as dúvidas e continuar a surpreender com ideias deliciosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Making Little Stuff,

      Obrigada pelas suas palavras e testemunho. Era mesmo isso que eu precisava de saber.
      E espero que o bolo de curgete tenha ficado bom!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  12. Joana o seu blogue é uma preciosidade! Todos os dias o visito. A grande parte de receitas que faço, são suas. Quando preparo uma festa ou um jantar, é a si e aos seus livros que recorro. Sim, eu também envio emails a pedir ajuda!!! Visito este blogue desde o inicio, e acho uma verdadeira maravilha. Continuação, é o que lhe desejo!

    Beijinhos e um Feliz Natal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Solana,

      Obrigada pelo carinho.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  13. Anónimo10:00

    Olá Joana. Não costumo comentar nos blogs, e o seu é o único em que o faço. Conheço-o à cerca de 3 anos e acompanho-o todos os dias, bem como o outro. Neste universo, basicamente gosto de cerca de 10, entre portugueses e brasileiros. Identifico-me com eles, têm abordagens diferentes e não fazem "publicidade" a produtos ou marcas (não são maus, mas não me "chamam"). Admito que sou um pouca avessa às redes sociais, gosto qb. Nove anos é um marco, e muitos começam e depois desistem. Mantenha-se fiel a si própria, pois ser simples, não significa menos sofisticação. Acho que não é preciso complicar as coisas, e continue a inspirar-nos com estas ideias, simples, sazonais, e com muito sabor. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:02

      PS. queria dizer que os que fazem "publicidade" não chamam a minha atenção, como os outros que consulto. Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Sara,
      Obrigada mais uma vez pelas suas palavras. Realmente não é preciso complicar!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  14. Anónimo10:00

    Bom Dia, todos os dias visito os seus Blogs , apesar de nunca comentar. Pois não tenho muita jeito para a escrita.... Continue o trabalho que tem feito até agora, pois as suas receitas são optimas, simples e acessiveis a todos. Pra quê fazer pratos muitos floreados, como se vê em muitos blogs, se depois não têm nada que comer :) . Faço uma sugestão :- Mais receitas doces e porque não uns videos das receitas?
    Parabéns também pelos seus livros, tenho todos e até consegui que o primeiro fosse autografado por si . Bjs e Obrigado pela sua inspiração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uns videos das receitas é uma boa sugestão e uma mudança. Vou ter essa ideia em consideração apesar de não saber bem se será exequível. Quanto Às coisas doces é mais fácil colocar em prática.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  15. Anónimo10:00

    Joana adoro o seu blog e visito-a regularmente. Mas acho que ultimamente anda a cair na tentação de pedinchar atenção, comentários aqui e/ou no facebook ou gostos e começa a ser aborrecido. Já percebeu que imensa gente gosta de si, para quê a constante necessidade de se queixar que não tem comentários ou que as fotos não são boas? Gosto muito do blog e não digo isto por mal, mas pense nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que lhe passei a mensagem errada com este texto. Não se trata de pedinchar nada. (Até porque pessoalmente nunca achei que andasse a pedinchar atenção, comentários e muito menos gostos no facebook. Sei quem cá vem e não necessito de pedir comentários para saber que as pessoas gostam de aqui vir...) Quanto às fotos, confesso que me queixo, pois gostava mesmo de saber fotografar bem!
      A intenção deste texto, e das perguntas que deixo no ar, é perceber o que está bem e/ou menos bem. Ando a pensar em mudanças no blogue e gostava de ir ao encontro daquilo que gostam mais e alterar o que não gostam tanto ou está menos bem conseguido.
      Peço imensa desculpa de lhe ter passado uma imagem errada, que não era de todo o que pretendia.
      Apesar de não conseguir bem ver onde "leu" o pedinchar atenção, está no seu completo e total direito de tiras as suas conclusões.O que pretendia mesmo era uma análise acertiva de quem me segue e cá vem regularmente. Perceber onde devo mexer e o que posso melhorar. Pergunto-me muitas coisas par chegar a conclusões que me permitam saber o caminho correto a tomar.
      Afinal não consegui passar-lhe essa mensagem.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  16. Anónimo10:18

    Joana não mude o rumo do seu blog,está muito bem assim,eu costumo dizer que cozinhar é um acto de amor,e é isso que se sente da sua parte.
    Também eu sou leitora assidua dos seus blogs,aliás disse-lhe isso pessoalmente no sábado.Gosto das suas receitas,são simples e ensinam muitas vezes a utilizar o que se tem em casa,também já através dele conheci alimentos que não fazia ideia,alguém comentou as pastinacas, eu de igual forma nunca tinha ouvido falar...
    Já tenho comentado o seu blog,e sinto os seu desafabos, pois muitas vezes são os nossos...
    Já meti o "vicio" do seu blog no filho e na futura nora,já fiz granolas,bolachas,licores,com que deliciei a familia...quer mais motivos para continuar ???
    Continue simples,afável e despretenciosa como é.
    Beijinho Rosalina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosalina,

      Não quero mudar o rumo do blogue nem aquilo que o torna parte de mim. Acho apenas que há coisas que eu devo mudar e gostava de perceber se aquilo que eu acho que se deve alterar vai ao encontro daquilo que os meus leitores acham.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  17. Olá Joana. Seja fiel a si mesma e continue o trabalho que tem desenvolvido(e melhorado ) ao longo destes anos. Visito-a todos os dias, pois as receitas que partilha identificam-se comigo.
    Continue, não desanime. Não leve a mal, mas concordo com o que o anónimo das 10:00 escreveu. Faça o que fizer faça-o por si, porque gosta e se sente bem...nós cá continuamos à sua espera todos os dias. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria José,

      Desde que não sejam indelicados ou mal criados não levo nunca nada do que me dizem a mal. Todos têm direito à sua opinião. Agora que eu não consigo estar de acordo quando me dizem que pedincho atenção e comentários - e muito menos que peço gostos no facebook, coisa que nunca fiz. Isso, confesso, entristece-me. Pensar que passo uma imagem tão errada e tão distante da minha pessoa e personalidade.
      Mas ser fiel a mim mesma é algo que poderá ter sempre a certeza de que farei.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  18. Adoro o seu blog, venho cá todos os dias as 9h05 porque sei que publica normalmente as 9h.. Tem ideias optimas, a Joana é excelente (também 2 dos seus livros), a única coisa que eu diria é que gostava de ver fotos de algumas coisas "por dentro"... De resto continue que nós sentimos a sua presença com muito carinho e gulodice!! ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. andreia Mamã,
      Obrigada pelas suas palavras e pela sua sugestão que, terei em conta.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  19. Joana, e eu, que nunca consigo ir a work-shops, showcookings, e que nem sequer tenho coragem de participar na troca de bolachas, apenas lhe posso "pedir" - continue. Por muitas razões, mas continue. Pode não saber, mas a Joana, faz a diferença...
    A Sofia de há 9 anos atrás... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia,
      Muito obrigada pelas suas palavras. E não consigo mesmo perceber porque é que não participa na troca de bolachas. Afinal é só cozinhar. Não tenha falta de coragem e desafie-se. Participe!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  20. Ola Joana,
    Tambem eu sou leitora regular ha muitos anos. Muitos dias venho aqui pesquisar receitas para os ingredientes que tenho em casa, sempre encontro o que procuro, Adoro a simplicidade das receitas e sou fa da Joana. Mas também acho que mudar e bom, faz bem e não significa que vá perder as características que a tornam tao especial. A mudança pode ser para melhor, tanto para si como para os leitores.
    Eu pessoalmente acho que que uma mudança de visual seria bom. Um blog mais moderno, facil de encontrar receitas por categorias, um novo look e publicidade também, se tiver de ser. As pessoas que gostam de si continuarão a visitar e talvez consiga atrair novos leitores.
    Eu voto pela mudança!
    beijinhos.
    Luisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa,

      Eu sei que a mudança é boa. Não é o receio de perder características, mas sim a vontade de mudar podendo ir ao encontro das necessidades e aspirações de quem aqui vem. De sentir que se mudou, que se mudou para melhor e se continua a dar aos leitores o que eles procuram. Só gostava mesmo de perceber o que acham que deve ser mudado, e se isso vai de ao encontro com o que eu estou a pensar em mudar!
      A Luisa parece que percebeu muito bem o que eu quis dizer com o meu texto de hoje!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  21. Joana
    Nós não precisamos de coisas sofisticadas, precisamos de coisas práticas, fáceis e baratas, porque os tempos não estão para cozinha de chef. Desde que espreito o seu blog diariamente, e já la vão 6 ou 7 anos, ganhei gosto pelo fogão e vou fazendo umas coisinhas.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eulália,

      Certamente que o estilo de coisas que cozinho não será nada a mudar.

      Um beijinho,

      Joana

      Eliminar
  22. ola joana. eu sou uma leitora assidua do seu blog. acho-o fantastico. tenho todos os seus livros e gosto imenso de todos.. continue com o excelente trabalho feito até hoje. um grande beijinho

    ResponderEliminar
  23. Anónimo11:31

    Joana, não mude absolutamente nada no seu blog. Já encontrei aqui receitas elaboradas e receitas simples e todas elas serviram um propósito. Além disso a simplicidade das fotos é o que me leva a pensar que eu também consigo, que o que estou a ver é real e que também posso conseguir apresentar algo assim!Parabéns, adoro o seu blog!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As receitas e o tipo de cozinha será algo que não mudo. É assim que cozinho e gosto e sei cozinhar. Estas receitas são a minha cara e a minha essência.
      As fotos, andam um pouco melhores, longe do que eu gostaria, mas nunca podem deixar de refletir a realidade dos meus pratos e da minha cozinha.
      Mas há pequenas coisas que, peso eu, podem fazer toda esta expediência melhor, não acha?

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  24. Anónimo11:33

    Olá, Joana,
    Este é o único blog que espreito todos os dias. As suas sugestões são práticas e deliciosas, e tenho aprendido muito! Também tenho todos os seus livros :)
    Acho sinceramente que a simplicidade é o que me faz voltar sempre... Dito isto, se tiver que mudar, mude, mas não nos prive destas paparocas boas e descomplicadas ;)
    Beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,

      Prometo que, mude eu o que mudar não deixarei de fazer coisas descomplicadas e boas.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  25. Anónimo11:38

    Olá Joana,
    Sou leitora diáriado blog há cerca de 1 ano e meio. Não costumo fazer comentários, este é aliás o primeiro, mas já fui a dois workshops seus e tenho também um livro seu. Aprecio imenso o facto de se manter fiel a si mesma, de este não ser um blog carregado de marcas, publicidades e afins. Gosto também da simplicidade da sua cozinha, de não vermos por aqui receitas com espumas ou em que se tem que utilizar o termómetro - essas não são receitas que a generalidade das pessoas cozinhem para a sua família e amigos. Dito isto, vejo com bons olhos a adesão do blog ao Facebook e Instagram - naturalmente com um registo diferente do blog.
    Continue assim!
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa,
      Obrigada pelas suas palavras. Sim, eu sou uma pessoas que cozinha para os amigos e para a família e sem técnicas complicadas. Outra coisa jamais faria sentido por aqui.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  26. Olá Joana, não costumo comentar, mas passo por aqui pelo menos uma vez por semana, apesar de não poder fazer a maior parte das suas receitas, muitas vezes tiro daqui ideias para adaptar a minha alimentação, continue que gosto muito de a ler, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Aveiacomcanela.
      Espero continuar a inspira-la.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  27. Olá Joana, acho que faz todo o sentido continuar, sou leitora assídua, comprei o ultimo livro e volta e meia experimento receitas. Se fosse para alterar alguma coisa, só se fosse colocar receitas do que normalmente costuma fazer para o filhote, para me servir de inspiração porque confesso que muitas vezes me falta e tenho um mais ou menos da mesma idade . Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espirros,

      Não me passou pela cabeça desistir - pelo menos por agora.
      E a sua sugestão será levada em conta. :)

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  29. Subscrevo a Eulália. Pois também eu prefiro as receitas práticas, fáceis, baratas e sobretudo aquelas receitas para as quais nós olhamos e sentimos como que "Confort Food". Que nos apetece correr para a cozinha e preparar tudo! Comida de chef, apresentações à chef poucas me seduzem, termos complicados afastam-me a paciência para a cozinha.
    Adorei o 1º livro, o 2º sou sincera já não tanto, achei as receitas com o ar mais à chef, dos outros não posso dar opinião porque neste momento não tenho possibilidades para os comprar, infelizmente.
    Mas continue assim, eu gosto das fotografias que tira, dos pequenos desabafos. O que acho que podia mudar era dar ao blogue uma imagem mais clean, mais cozy...evoluir nesse sentido. Mas isso é apenas a minha opinião, nada mais.

    Beijinhos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. May Belle,

      Obrigada pela sua opinião sincera, e pelas suas sugestões.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  30. Compreendo o dilema, colocar coisas novas todos os dias deve ser bem difícil. Mas equipa que ganha não se mexe :) Continuo a gostar de me inspirar aqui, e o motor de pesquisa é muito utilizado para tirar ideias. Graças a Deus que não enche o seu blog de publicidade e patrocínios como alguns que já deixei de acompanhar. Não desista mesmo que não consiga atualizar todos os dias vá "falando" connosco. Quando puder coloque umas ideias para receitas para os mais pequenos, tenho um com 2 anos e às vezes falta inspiração :) Continuo à espera do workshop no Funchal! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Natércia,

      Não se trata de não conseguir actualizar o blogue - para já esse problema não se coloca, mas sim de fazer pequenas mudanças para que gostem ainda mais de cá vir.
      Obrigada pelas suas palavras.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  31. Bom dia Joana,
    eu continuo aqui precisamente porque o blog continua fiel à sua génese. A evolução de alguns blogs é a natural de quem cresce e quer novos desafios. Eu deixei de os seguir precisamente porque não é a culinária do dia a dia que pretendo fazer.
    Infelizmente estou estou um pouco "presa" a uma dieta para diabéticos e com restrição proteíca e receitas dessas não se encontram muitas. Se tiver receitas que possa partilhar para um natal para diabéticos, agradecia. Tento substituir o açúcar com frutose e adoçante, mas nem sempre com sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descontos,

      Obrigada pelas suas palavras. Para mim, que não tenho formação na área, é difícil conseguir indicações precisas e realmente eficazes e corretas de dietas alimentares.
      De qualquer maneira, se conseguir, terei todo o gosto em representar e procurar algumas sugestões.

      Um beijinho
      Joana

      Eliminar
  32. Joana, devo dizer que sigo o seu blogue porque considero a sua cozinha mais autêntica, real; porque são receitas que faz para a sua família (e não para a foto); porque vou ficar contente quando fizer a receita em casa e ficar igual à sua (não uma foto extraordinária mas uma receita deliciosa); porque não pretende estar acima dos seus leitores (que dificilmente farão as produções que se vêem por aí); porque não pedincha leitores nem seguidores; porque se mantém fiel aos seus princípios. Diria que são filosofias diferentes de gerir um blog, mas eu sigo o seu por ser o que é.
    Devo ainda dizer que o seu blogue serviu de inspiração quando decidi começar o meu e continua a servir. Há dias em que me pergunto se valerá a pena, mas acredito que «presunção e água benta, cada um toma a que quer» e eu não pretendo ser uma chef gourmet, nem uma fantástica fotógrafa. Apenas quero partilhar as minhas experiências na cozinha. Sinto que a Joana terá a mesma intenção e, por isso, continuarei a segui-la.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas palavras. A sério.
      Depois de um comentário acima em que o leitor achou que eu andava a pedinchar isto e aquilo, ler num outro comentário que gosta de aqui vir porque eu não pedincho deixa-me logo mais animada..
      Estão corretas as suas interpretações e pretensões. Quero acima de tudo que quem aqui vem se sinta em casa, se sinta bem acolhido, sinta que há aqui algo sempre de acordo com o que procura. Eu não sou chefe, nem fotografa. Sou alguém que cozinha e partilha o que faz. Sem querer ser mais do que sou e do que faço. Porque sou uma igual e só quero continuar uma igual. Apenas fazendo ajustes e mudanças no que pode ser feito Para agradar a todos. A mim incluída.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  33. Bom dia Joana,gosto do seu blog como está,eu não costumo comentar porque não tenho tempo para comentar todos os que sigo,normalmente comento no facebook, tenho todos os seus livros e tenho pena de não conseguir fazer todos os pratos e receitas que me chamam a atenção nos blogs,porque não tinha quem os comesse! continue que gostamos assim! beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Gomes,

      Obrigada pelas suas palavras.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  34. Anónimo12:43

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo12:44

    Joana... a simplicidade com que apresenta tudo o que faz, torna o blog irresistível! Já o disse e volto a dizer...inspirou-me a criar o meu próprio blog... acho que isso diz tudo! Continue com o excelente trabalho e a dar-nos receitas que nos enchem o coração e a alma! bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras e por me fazer sentir mais inspiradora do que realmente sou.

      Um grande beijinho,
      Joana

      Eliminar
  36. Anónimo12:48

    Bom dia, Joana, também nunca comentei apesar de vir cá ao seu blog todos os dias desde há vários anos! Posso dizer-lhe que em especial com a categoria "back to basic" aprendi imenso! Tenho um dos seus livros e nele (e aqui) que procuro receitas para festas ou jantares de amigos e mesmo no dia-a-dia! Muito obrigada por todas as receitas partilhadas connosco! Beijinhos. Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra,

      Obrigada pelo seu testemunho. Se calhar, um novo back to basic não seria mal pensado.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  37. Sou mais uma seguidora assídua e anónima, só posso dizer parabéns pelo blog e pelos restantes sucessos. Seria realmente uma perde se abandonasse o blog... o que eu faria todos os dias quando ligo o pc? Espero que não desista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra,

      Nada disso! Não se trata de abandonar o blogue, mas apenas de fazer mudanças. Para melhor, espero eu, daí o meu texto inicial, numa espécie de pedido de opinião às motivações dos leitores.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  38. Querida Joana, eu por mim falo e digo que não deves mudar nadinha no teu blog, na tua maneira de o encarares nem na tua maneira de ser! Eu adoro vir aqui espreitar as tuas sugestões, que acho o máximo! Continua com aquilo que te dá prazer e que fazes tão bem! Beijinhos grandes pelo bom trabalho e pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vina (já há muito tempo que não te lia por aqui!)

      Muito obrigada pelas tuas palavras e pelo teu testemunho.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  39. Mudar? Mudar o quê? Nem uma vírgula, na minha opinião! Quero mais 9 anos desta partilha!:)
    Adoro este blog, e recentemente, num outro post, expliquei as minhas razões. Ah, e aposto que também ia adorar esse bacalhau com batata doce!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sunflower,

      Sim, o bacalhau à brás com batata doce é delicioso! :)

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  40. Adoro o blog! É onde vou buscar inspiração.... não pare pois é maravilhoso o seu trabalho.... beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Olá Joana. Descobri o seu blogue há relativamente pouco tempo, mas quando quero uma receita de alguma coisa que não tenho é aqui que venho procurar. Eu não procuro nada elaborado nem XPTO, procura coisas simples que possa cozinhar com facilidade e com ingredientes que tenho, pois também tenho uns sogros que me fornecem de hortaliças, frutas e afins todo o ano.
    Continue pois o seu blogue é inspirador de todas as maneiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana,

      é isso mesmo que eu sempre pretendi!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  42. Não mude nada porque é a sua autenticidade que conquista e ao fazer as suas receitas sei sempre que vão correr bem!!! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Insolente,

      Prometo que qualquer que seja a mudança, a autenticidade não mudará!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  43. Olá Joana. Desculpe a minha ousadia em tratá-la pelo nome mas, acredite, é como se a conhecesse.
    Quanto ao seu desabafo, deixe-me dizer-lhe que a fidelidade, o acreditarmos nos nossos valores e no nosso trabalho são a nossa melhor arma contra tudo e todos. Sou sua fiel seguidora há já muitos anos. Não tenho livros de culinária e, confesso, que o seu blog tem sido o meu livro de receitas. E lá encontro sempre tudo que procuro e nunca as suas receitas me deixaram ficar mal. Continue sempre assim, simples, fiel e segura do que gosta. Nunca ligue a comentários menos felizes, palavras que denotam inveja e insegurança. Já a minha avó dizia que "vozes de burro não chegam ao céu".Muitas Felicidades para si e sua família. Saúde e um até sempre. Já agora, um Feliz Natal! (nunca comentei nada mas desta vez, não resisti)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Unknown,

      Obrigada pelas suas palavras.
      Não acredito que se trate de inveja ou de insegurança. Apenas de uma interpretação errada do que escrevi.
      Ser fiel e segura do que gosto são características que dificilmente mudarão.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  44. Teresa16:25

    Joana,

    Esta foi a primeira receita que fiz do seu blog. e no mesmo ano em que a publicou; já ia lendo algumas coisas, mas com esta receita fiquei agarrada :)http://paracozinhar.blogspot.pt/2009/07/bolo-de-chocolate-com-doce-de-leite-e.HTML
    Está nos meus "favoritos" que leio diariamente, já fiz muitas receitas, fiz parcialmente outras, mas se ando há procura de alguma coisa em especifico por exemplo "bacalhau à brás" e a Joana tem...é a sua receita que sigo. Confesso que só muito recentemente li os textos e me apercebi que havia um lado mais pessoal, mas que a Joana sabe muito bem partilhar sem ser maçadora ou invasiva.
    Gosto de tudo! Continue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa,

      Obrigada pelas suas palavras e pela confiança depositada aqui na minha cozinha.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  45. Anónimo16:30

    Olá Joana. Sou leitora assídua do blog e da página de Facebook, mas confesso que nunca comentei nenhum dos dois. Não porque não goste, mas porque não tenho o hábito de interagir, sobretudo quando não tenho a certeza de que será visto. Percebi perfeitamente que não está a "pedinchar" comentários, e é também uma falha nossa (dos leitores), porque na verdade, esse feedback é muito importante para a melhoria contínua, quer do seu trabalho, quer dos meios de comunicação que usa. No entanto, devo dizer que em pouco tempo se tornou numa referência culinária cá em casa! É o único blog que procuro quando quero fazer determinadas receitas pela primeira vez ou experimentar algo diferente (e creio que até à data ainda nenhuma correu mal). Por isso, merece saber que está no bom caminho. Merece saber que o tipo de receitas que faz (simples, acessíveis, sem elaborações de chef) é o seu ponto forte, é o que a distingue e a aproxima de todos nós que não deixamos de a seguir. No entanto, é compreensível que sinta necessidade de mudar; os tempos evoluem e para os acompanhar é sempre preciso evoluir com eles. Se sente necessidade ou vontade de mudar a imagem do blog, o único conselho que dou é o de que mantenha a simplicidade, sobretudo ao nível de imagem de fundo. Torna-se extremamente desagradável "pousar" os olhos num monitor onde as imagens (sobretudo de fundo) concorrem com o texto, o que é frequente encontrar em blogs femininos (é o chamado ruído visual). De resto, mudar a disposição do texto, os tipos de letra, tornar o blog funcional e intuitivo (ser fácil de encontrar ligações para sugestões relacionadas, motores de busca, etc.), e embora este já o seja, será sempre uma mais-valia. Quanto ao conteúdo, o facto de ser um espaço pessoal, onde vai partilhando desabafos a par com receitas "caseiras", é de facto o que o torna único. E, no meu caso, é o que me cativa. Mas, claro, a opinião da maioria dos leitores deve prevalecer e não deixe de seguir o rumo que o seu coração mandar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei como lhe agradecer este comentário.
      Sim, tratasse de feedback para poder melhorar o que faço com tanto gosto, para perceber se os canais que uso chegam aos leitores da melhor maneira ou se são excessivos.
      Feedback para perceber o que pode melhorar e evoluir.
      As mudanças de que falo não são a nível da essência do blogue. Não vou mudar a alma para "concorrer" ou "competir" com ninguém.
      Quero apenas perceber o que posso fazer para que continuem a vir cá regularmente à procura de receitas "normais" para pessoas que cozinham diariamente eque, por vexe, só necessitam mesmo de um empurrão extra de inspiração.
      Obrigada do fundo do coração.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Anónimo12:00

      Eu é que agradeço a forma tão simples, voluntária e gratuita como entrou na minha cozinha! :)
      Ainda em relação a sugestões, o facto de haver uma relação entre a página de Facebook e o blog é ótimo, porque inconscientemente nos tornámos dependentes do Facebook e dessa forma somos notificadas quando há novidades por aqui. Creio também que as possibilidades que já começou a explorar são muitíssimo positivas, como as receitas de marmita ou para crianças. Se conseguir arranjar patrocínios ou parcerias, também já deve ter percebido que um passatempo ou outro de vez em quando arrasta multidões. :) Dessas multidões, talvez consiga fidelizar mais alguns seguidores (não todos, já se sabe), mas pelo menos dá-se a conhecer.
      De resto, vai ter que nos ir perguntando a opinião, de vez em quando, tal como desta vez, porque nós leitores somos danados de preguiçosos e nem sempre cooperamos como deveríamos. Da minha parte, prometo mudar!
      Um beijinho,
      Ana Rita

      Eliminar
    3. Ana Rita,

      Não precisa de mudar!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  46. Anónimo17:07

    Querida Joana, não mude, siga o seu coração e continue a partilhar como tem feito, as receitas e os estados de espírito. Tem aqui uma verdadeira legião de fãs, seguidores, e Amigos que lhe querem bem, mesmo que à distância ou em silêncio, como é o meu caso, até hoje. Se quiser refrescar o visual ou a "arrumação" do blogue, força! Eu confio que vai ser fiel a si mesma. Felicidades para si, para o Miguel e para o vosso príncipe José Maria e para si um beijinho muito amigo da Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa,

      Obrigado. Seguir o coração é sempre o mais importante, não é?
      Grande beijinho.

      Joana

      Eliminar
  47. Anónimo17:49

    Já há alguns anos que visito diariamente o seu blog e creio que esta é apenas a segunda vez que comento. As receitas são optimas e sempre me saíram muito bem. A fotografia ilustra muito bem a receita, não é necessário mais. Tudo o resto que partilha, dá-nos a conhecer um pouco de si, sem ser maçadora. Portanto, continue assim, por favor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      Nada mais importante do que saber que este é um blogue de receitas onde as receitas saem bem e que a foto corresponde ao resultado final.
      Certamente que esses dois pontos não são mesmo para mudar.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  48. Joana : apesar de já quase ter sido tudo dito não quero deixar de lhe transmitir que se sigo o seu blog e faço as suas receitas é porque são simples. Com 2 filhos e praticamente 2 trabalhos são as suas receitas que muitas vezes são a minha salvação .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, obrigada pelo seu carinho e pelas suas palavras.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  49. olá Joana
    É o primeiro blog que visito sempre que procuro algo nem que seja só inspiração. Mantenha-se fiel ao que deseja e ao que a faz feliz, se quiser fazer uns updates faça mas não deixe que o seu blog deixe de ter a "alma " que tem , que de certeza é o espelho da sua. Eu deixei o projecto de um blog (em conjunto) por essa mesma razão não "era eu".
    E sobre a sua vida, faz parte daquilo que é, daquilo que cozinha. Eu qd cozinho, cozinho para os outros é sem dúvida um acto de amor. O que eu quero dizer é que sinto que tudo no seu blog é natural e real, as receitas,as fotografias, as coisas boas e as menos boas e tudo isso faz parte.
    Continuação de ótimas receita! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diana,
      A alma é o segredo do negócio! E é com alma que sempre aqui escrevi, desabafei, cozinhei, partilhei e pedi sugestões.
      Obrigada pelas suas palavras.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  50. Susana22:24

    Olá Joana, sou também uma daquelas leitoras assíduas que nunca comenta mas que se delicia com as suas receitas. A imagem do blog pode ser importante (principalmente no mundo de bloguistas) mas o que eu pessoalmente gosto no seu blog é que as fotografias são simples, o que cozinha aparece na fotografia tal como é, o que é óptimo. Quando visito os blogues com fotografias fantásticas, fico fascinada pela fotografia e quase nem olho para a receita, porque acho logo que aquilo ou será muito demorado ou o quer que eu faça, não ficará com aquele aspecto... E esta foi uma das razões porque experimentei uma receita sua há alguns meses atrás. E hoje quando quero fazer algo diferente, o seu blogue é o primeiro onde venho à procura, porque geralmente tudo sai certo se seguirmos as suas instruções. Na minha opinião, pode sempre lavar a cara ao blogue, para lhe dar um ar mais moderno e torná-lo mais funcional (embora eu encontre sempre o que procuro), mas não destrua a sua essência e o que a faz diferente: o ser acessível, com receitas diferentes mas funcionais e numa linguagem de quem está a falar com a colega sobre o que cozinhou ontem (o que a leitores menos experiente na cozinha,nos dá a impressão que é possível cozinhar bem).
    Boa continuação e mude o que tem de ser mudado, mas só mesmo o que for preciso! :)
    E obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana,

      A mudança de que falo jamais passaria pela destruição da sua essência. Este blogue é um prolongamento de mim, da minha vida e da minha família e amigos. Isso jamais poderia mudar ou tudo isto deixaria de fazer sentido.
      No entanto acredito que ao fim de quase 9 anos haverá coisas que necessitam de ser mudadas, de evoluir, de acompanhar os tempos. Creio que acertou quando dá a sua opinião, a imagem é importante, mas o que vale é a essência.
      E se a imagem conseguir acompanhar a essência ainda melhor.
      Obrigada peas suas palavras.
      Um beijinho
      Joana

      Eliminar
  51. Olá Joana!
    Também acho que nunca comentei (desculpa por isso) embora cá venha todos os dias.
    Adoro os textos introdutórios, identifico-me com tanta, mas tanta coisa.
    Se lhe serve de "consolo", ultimamente o meu maior prazer é à noite, depois das coisas cá em casa orientadas, puxar o meu puff, colocá-lo em frente à lareira e folhear os teus livros (tenho os 3 primeiros), em especial os dois primeiros, para me ajudar a alinhavar este nosso Natal. Adoro inspirar-me por lá. Sonhar...
    Beijinhos e um especial para o teu menino Jesus, o lindo Zé Maria.
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana.

      Muito obrigada pelas suas palavras. E não necessita de se desculpar por não comentar. Claro que gosto de comentários - quem não gosta - e até já questionei isso no facebook - mas nunca numa perspectiva de pedinchar, mas apenas para perceber o porquê.
      Se for pelos mesmos motivos pelos quais eu não comento os blogues que sigo, trata-se maioritariamente de preguiça.

      Obrigada pelas suas simpática palavras de conforto!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Desculpa o tratamento por tu :( mas sinceramente, dado que te leio todos os dias, e somos da mesma idade (e cidade, e estudámos na ESEC ehehe, tanto em comum...) foi natural e nada por falta de respeito!
      Ah, já agora, há uns tempos fiquei tão chateada comigo. Tinha estado na Bertrand, a folhear o teu 2.º livro e por acaso não o comprei nesse dia. Então não é que enquanto esperava naqueles sofás do Dolce Vita passaste por mim. Opá, nem queria acreditar, tinha acabado de namorar o teu livro, foi mesmo coincidência. Por acaso não sou do tipo de incomodar, mas adorava na altura ter-te dado uma beijoca para te dar os parabéns. Pode ser que um dia nos encontremos no mercadinho do Botânico!
      Bem, já não "chateio"mais :)
      Bjs
      Joana

      Eliminar
    3. Joana,

      Se não me disseste nada fizeste mal! :)
      Para a próxima diz qq coisa, Não incomodas nada.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  52. Não Joana, não pondere sequer parar este blogue, ou mudar o "conceito" está óptimo assim, sigo vários blog culinários - sou uma apaixonada pelo acto de cozinhar e comer! - mas o seu blog enche-me a alma... enche me a alma, porquê?, porque os cozinhados da Joana, são aquilo que nós comemos em nossa casa, em casa das nossas mães, nada de coisas elaboradas, complicadas! Comida que é facilmente exequível para quem como nós tem uma vida de trabalho, filhos e outras tantas coisas mais! Por isso Joana, não pense que nós deixamos de estar aqui!!!

    Um beijinho cheio de ternura!
    Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónia,

      Obrigada pelas suas palavras. Eu não pondero parar o blogue. Só quero mesmo saber como posso melhorar esta nossa experiencia e partilha. Acho que há coisas que precisam de ser mudadas. Mas nunca o conceito, as receitas e esta maneira de estar no blogue.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  53. Anónimo10:06

    Há dias em que comento, há outros dias em que passo à pressa e não dá tempo para comentar. O certo é que passo TODOS os dias. E ainda há dias que tenho um bocadinho mais de tempo e revejo post's de dias em que passei mais à pressa. O certo é que passo sempre :)
    As redes sociais não têm a "cumplicidade" e "aconchego" do seu blog.
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta,

      Obrigada! Mas as redes sociais fazem parte, e eu tento que tenham algum aconchego. é certo que é diferente, mas há uma interação diferente e até mais direta com os leitores.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  54. Querida Joana,
    Não sou de comentar, assumo. Já tinha feito um comentário a este seu post, mas que infelizmente, por algum motivo (aselhice poderá bem ser a melhor explicação), não passou. Achei que então era porque não era suposto comentar. Isto para lhe dizer que para o ter feito novamente, é porque realmente é um blogue muito presente e importante no meu dia a dia. Conheci o seu blogue recentemente, julgo que foi este Setembro, quando também faz anos o meu filhote, para experimentar uma receita para bolo de aniversário, e desde então tenho seguido religiosamente as suas partilhas. Tornei-me uma aficionada da sua cozinha, e não queria deixar de agradecer toda a sua dedicação e paixão com que todos os dias nos presenteia. Um grande bem haja por influenciar positivamente a minha cozinha e a minha vida, e alimentar esta minha nova paixão por cozinhar. De sugestões, espero que não leve a mal a minha singela opinião, e porque para mim a cozinha é ainda um novo desafio, se houvessem mais fotos (por exemplo 4 por receita) com os vários passos, para garantir que estou no caminho certo ;) acho que, para mim, claro está, seria uma mais valia. Na lista de ingredientes, sugiro o mais pormenorizado possível (por exemplo, farinha, com ou sem fermento, ou para os ingredientes mais difíceis de encontrar, sugestões para alternativas). De resto, sinceramente, não mudava nada. Adoro a simplicidade, acessibilidade, design, tipo de letra, tudo 5*.
    Um grande beijinho com muito carinho, e festas felizes!
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina,

      Obrigada pelas suas palavras e sugestões. é sempre muito importante perceber esse feedback e o que cada um dos leitores procura e necessita quando aqui chega.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  55. Joana, que melhor maneira de responder senão com as tuas próprias palavras: "Mas depois releio o que escrevi e acabo com a certeza que tenho mesmo é de ser fiel a mim e ao que eu considero que o meu blogue deve ser!"
    Um blogue é como a nossa casa, tem que ser um sitio (sitio=site :) ) onde nos sentimos bem e onde recebemos quem nos visita ou quem nos espreita da melhor maneira possível.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla Carmo,
      é isso mesmo! Mas mesmo mantendo-me fiel a mim mesma há sempre pequenas coisas que podem e devem ser alteradas. É a evolução dos tempos, das tecnologias e das vontades das pessoas. Daí a vossa opinião ser tão importante.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  56. Anónimo14:52

    Joana, não tenho nada a sugerir, nem contribuição para dar, lamento. Deixo só uma palavra de agradecimento pela existência do seu blog. Se decidir alterar alguma coisa, ou continuar no mesmo caminho, tanto me faz. Continuarei a visitar. Boa sorte! E muitas felicidades aos 3!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Não é "obrigatório" sugerir ou contribuir. Só mesmo se quiser ou ache que realmente alguma coisa não está bem e pode ser melhorada.
      Muito obrigada por estar desse lado.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  57. Anónimo13:15

    Joana,
    Hoje decidi escrever...
    Aqui em casa a Joana é referida nas conversas como se fosse uma amiga pessoal:
    A Joana disse...A Joana fez... É receita da Joana.. Vou ver nos livros da Joana...
    E o pessoal cá de casa também pergunta é receita da Joana?
    Resumindo faz parte da familia!
    Faz parte da minha rotina diária passar pelos seus blogs ver ideias novas, inspirações...
    Confesso que me identifico muito com a Joana. Acho engraçado que fazemos anos no mesmo dia. Também adoro o Natal! Quando "conheci" a Joana e vi que preparava os cabazes para oferecer aos amigos fiquei encantada com as suas ideias! Os meus mimos que ofereço normalmente ao meu pessoal são só isso mesmo uns miminhos...
    Acho que tem razão é preciso evoluir mas vou ser muito sincera, não gosto dos blogs que usam muitos produtos com o sentido de publicidade das marcas isso não existe nos seus blogs e eu acho que é um ponto muito forte e positivo para si.
    Gosto da apresentação simples e prática que têm. Para mim é fácil encontrar o que procuro rapidamente chego às receitas.
    Também confesso que gosto do lado pessoal que coloca nos artigos referindo que o M. gosta disto e não aprecia aquilo, que comprou isto ou aquilo para a sopa do Zé Maria.
    Coisas tão simples mas que gosto e com as quais me identifico.
    Fico a aguardar novidades. Sei que vai ficar melhor, porque acho que tem bom senso e consegue encontrar de certeza o equilibrio entre a mudança, a evolução, a modernização mas sem perder o seu toque pessoal como só encontro nos seus blogs.
    Uma "amiga" de alguns anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Eu também acho que evoluir, não é passar a encher o blogue de publicidade a marcas. No entanto esse equilíbrio tem sido uma escolha pessoal.
      Claro que nunca perderia a partilha tão pessoal que este blogue tem. Tal como nunca mudaria o tipo de receitas que aqui coloco, "a minha cozinha".
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  58. Anónimo19:23

    Olá Joana,

    Há muitos anos que "a Joana" faz parte dos "favoritos" do meu computador e a visito diariamente. Quando pesquiso uma receita, começo sempre na caixinha de pesquisa do seu blog para ver 1º o que aparece :), só depois vou ao Google!

    Quando vejo os seus livros à venda, dou um toque ao meu marido e digo: - Vês, esta é a Joana, daquele blog que eu vejo sempre :)

    As suas receitas são simples, são partilhadas como se estivessemos a trocá-las entre amigas. E sim, correm sempre bem.

    A partilha de momentos mais seus da sua vida pessoal, fazem sentirmo-nos próximos, identificarmos consigo. Quando deu a noticia de que estava grávida, por exemplo, fiquei com lágrimas nos olhos. Também eu tive um percurso difícil até ter o meu pequenote e revi-me na sua felicidade.

    Penso que é a conjugação entre a doçura dos seus pratos e a partilha pessoal a receita de sucesso do seu blog.

    Claro que isto não invalida melhorar algumas coisa, porque não?

    Todos gostamos de sites visualmente bonitos, apelativos. Uma imagem simples, bonita e diferente poderia ser boa para os leitores, mas até para a própria Joana. Não gostamos todos de por vezes mudar a decoração da nossa casa? Para mim com os sites/casas :) também é a mesma coisa.

    Quanto à publicidade, irrita-me um pouco que toda a gente seja logo rapidamente contra. Se for integrada, com sentido, não abusiva, porque não? Se a Joana puder aliar o prazer de partilhar connosco com algum tipo de benefício monetário ou outro para si, porque não? Ninguém vive de ar e vento, já dizia a minha avô. Se tudo for feito com integridade e bom senso que eu sinto que a Joana obviamente tem, não vejo qualquer problema.

    As redes sociais, tornam as coisa acessíveis de outra forma e a outros públicos.

    Um grande beijinhos e obrigada.

    Eduarda

    Quando vejo os seus livros à venda, dou um toque ao meu marido a dizer -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eduarda,

      Muito obrigada pelas suas palavras, que fizeram todo o sentido.
      Sim as mudanças sai necessárias e sim, é preciso uma pequena renovação. E obviamente isso não implica alterar tudo, mas sim dar um novo apelo. Todos podemos melhorar, não é? Quem não gosta de fazer melhor?

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  60. Jo no sóc el teu seguidor, però de vegades vinc aquí.
    Que neix ben fet, ben fet és.
    Parabens

    ResponderEliminar
  61. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  62. Não costumo comentar mas a verdade é que sigo o Blog há imenso tempo e já fiz algumas (diria muitas) das receitas. São simples, variadas e com ingredientes ditos "normais". Confesso que não tenho os livros porque os livros de culinária que tenho foram-me oferecidos pois procuro tudo na internet. E sim, há blogs com receitas elaboradas, fotos fantabulásticas mas tudo o que às vezes é em demasia cansa-me. Talvez por isso nunca tenha deixado de visitar este blog, ainda que de uma forma muito "low profile". Já agora aproveito para perguntar onde poderei encontrar boas receitas para cozinhados em microondas porque de momento estou "privada" de uma cozinha dita normal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MC,

      Muito obrigada pelas suas palavras. Como diz a minha avó, o que é demais é moléstia!
      Quanto a receitas no microondas confesso que não conheço nenhum site específico. Aqui no blogue há algumas receitas, mas tudo coisas muito básicas.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  63. Anónimo21:50

    Olá Joana!
    Na verdade, não sigo o seu blog há assim muito tempo, talvez há um ou dois anos, mas nunca tinha comentado. No entanto, ganhei um carinho muito grande por si, pela sua família, pelo blog e pelas receitas. E, de facto, o que me agrada mais neste seu cantinho é a intimidade que cria com os seus seguidores, quer pelos seus textos simples e pessoais, quer pelas bonitas fotografias que partilha... Acredito que por vezes se questionará se valerá a pena continuar com o blog. Mas como muita gente lhe demonstrou, muda diariamente a vida na cozinha de muita gente. Todos os dias tenho curiosidade de ver se há novas receitas no seu cantinho. Graças a si, tentei novas receitas que talvez nunca experimentasse, pois torna tudo tão simples que é tentador experimentar todas as suas sugestões. Adoro a sua filosofia de "se podemos fazer em casa, por que havemos de comprar feito?", a qual tenho tentado seguir à risca e hoje em dia, por exemplo, é raro comprar cereais e adoptei firmemente a granola caseira na minha vida! =)
    Sendo assim, só gostava de lhe dizer que tem (mais) uma seguidora, apesar de se manter silenciosa... Já para não falar nos fãs indirectos que provam as receitas e gostam muito!
    Muita força, não desista! É uma mulher lutadora!
    Muitas felicidades e muito sucesso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Muito obrigada pela simpatia e carinho das suas palavras.
      Não me tem passas pela cabeça desistir, mas sim melhorar e fazer mais e melhor.
      Vamos a ver.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  64. Olá Joana, outra vez.
    Algo que me esqueci de referir no comentário anterior tem a ver com a pesquisa. Facilitava se as receitas estivessem agrupadas por ingrediente ou por outra categoria porque às vezes é difícil encontrar o que procuro. Obrigada e continue a inspirar-me diariamente*

    ResponderEliminar

Imprimir