Caril de Lulas e Acelgas


Começa a segunda semana do ano. Finalmente desmontamos à árvore de natal e o presépio. Tiramos a toalha de festa da mesa e a nossa casa voltou quase ao normal.
Depois de um mês de dezembro com muitas coisas para fazer e completamente preenchido, sinto finalmente que volto a ter tempo para outras coisas. 
Entretanto o fim de semana foi calmo. Tive tempo para dar uma arrumação na minha cozinha, de fazer uma compota de abóbora, laranja, gengibre cristalizado e avelãs com um enorme pedaço de abóbora que a minha sogra me deu. Houve finalmente tempo de ir à horta com calma e semear as minhas ervilhas e favas. Tempo de passar a tarde no sofá e ver um filme durante a sesta do pequeno Zé Maria.
Mas, como dizem, tudo o que é bom acaba depressa e uma nova semana começa.
Para começar um caril um pouco diferente, com lulas e acelgas e coentros da minha horta.
Espero que gostem da sugestão mais exótica para começar a semana!

Ingredientes para 2 pessoas:
400g de lulas limpas
1 cebola
1 molhinho de coentros frescos
1 molho de acelgas - podem substituir-se por espinafres ou couve portuguesa
100ml de leite de coco
1 colher de sobremesa de pó de caril
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de óleo de girassol

Preparação:

Pique a cebola e corte as lulas em argolas finas.
Entretanto leve ao lume um tacho com um o óleo e junte a cebola deixando que esta comece a caramelizar. Acrescente depois o pó de caril e a curcuma. Mexa bem e deixe que as especiarias libertem o aroma. se começar a agarrar, o que é normal, junte um pouquinho de água.
Acrescente depois as lulas cortadas em argolas e envolva bem no refogado. Junte depois o leite de coco e retifique de sal e pimenta. Deixe cozinhar alguns minutos até as lulas começarem a ficar macias, e junte depois as adelgas cortadas grosseiramente e envolva bem no preparado. Deixe apurar, até que tudo esteja cozinhado e macio.
Antes de servir polvilhe abundantemente com com os coentros previamente picados.
Sirva com arroz basmati soltinho.


Bom Apetite! 

6 comentários :

  1. Anónimo11:48

    E a receita dessa compota?
    Parece-me muito bem ;)
    Beijinhos e boa semana..

    OBS: e ficamos á espera das tangerinas em calda !

    Ana Tavares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Tavares,

      A receita da compota estará ainda esta semana no blogue.
      E as tangerinas em calada é preciso paciência para que eu as acabe... é ue é uma receita para demorar bem mais de uma semana!!!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Uma combinação interessante! Gosto de experimentar novos paladares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Misse Smile,

      Fica muito saboroso e é uma forma diferente de comer as adelgas, que ficam deliciosas assim no caril.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Anónimo13:58

    Uma combinação bastante interessante! Tenho as acelgas, que descobri loja/quinta de produtos biológicos próxima de casa, e só falta comprar as lulas. Este fim de semana, experimentei umas combinações não tão exóticas, mas interessantes, e que passarei a usar mais frequentemente, usar a rama da cenoura (fica boa em sopa, e disseram-me que é muito boa cozida a vapor) e a rama da beterraba, que usei num "risotto" aldrabado, preparado como se faz com o arroz de grelos mas usando a rama da beterraba e o arroz para risotto (tinha um restinho perdido no armário). Posso dizer que ficou com uma cor bastante bonita, rosa escuro, e muito saboroso. Fico a aguardar a publicação das receitas da compota e das tangerinas em calda. Será que dá para fazer com clementinas? Coloco esta questão, porque as tangerinas estão um pouco raras para os meus lados...Continue com estas inspirações! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Também tenho dado um uso diferente à minha rama de cenoura - pelo menos num esparregado e num pesto - que contarei aqui um dia destes.
      Mas adorei a ideia da rama da beterraba num risota. Vou experimentar de certeza, aunado apanhar as minhas beterrabas.
      A compota estará no blogue em breve, e as tangerinas também... não sei se podem se feitas com clementinas, mas é algo a experimentar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir