Compota de Abóbora com Gengibre Cristalizado, Laranja e Avelãs


Quando nos oferecem uma talhada de abóbora, e só essa talhada tem mais do dois quilos, o que fazer? Uma compota, lá está! (Também a podia ter congelado para usar em sopas e purés, mas não era a mesma coisa!)
Por isso, já passava das 21h30 quando fui para a cozinha fazer uma tachada de compota. E abóbora com quê? Depois da experiência com o chocolate, agora foi a vez de emparelhar a abóbora com algo mais banal numa combinação muito provável, mas que nunca nos deixa ficar mal, a laranja… Mas subitamente lembrei-me de combinações menos prováveis e achei que o conjunto deveria resultar. Além da consensual laranja, o improvável gengibre cristalizado e as menos comuns avelãs juntaram-se à abóbora numa compota animada para o paladar.
Mesmo quando o tempo parece que se escapa por entre os dedos, mesmo quando todos os minutos do nosso dia contam, há sempre tempo para fazer coisas que nos deixam felizes … nem que seja estar a encher frascos de compota à meia-noite, com um sorriso nos lábios, enquanto lambemos os dedos.
Bom fim de semana!



Ingredientes:

2kg de abóbora limpa
2 laranjas
100g de avelãs inteiras
50g de gengibre cristalizado
1400g de açúcar

Preparação:

Corte a abóbora em cubos e coloque-a numa panela grande. Junte o açúcar, o gengibre cristalizado bem picadinho e a raspa do vidrado de duas laranjas. Envolva bem, e leve ao lume.
Assim que levantar fervura reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar, até que a abóbora esteja macia.
Com a varinha mágica triture o doce. Junte as avelãs e deixe ferver novamente até que o doce tenha atingido o ponto, (que deverá testar colocando um pouco de doce num pires e passando com um dedo. Se abrir uma pequena “estrada” que não se une de imediato o doce está no ponto. Tem de ter uma consistência pastosa e não líquida.)
Coloque a compota ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e feche-os. Coloque-os depois, virados de “cabeça para baixo” cerca de 30 minutos, de modo a que criem um vácuo natural. Rotule  as compotas e guarde num local seco até consumir.
A compota fica sempre deliciosa com requeijão, com panquecas ou simples torradas no pequeno almoço.


Bom Apetite!

29 comentários :

  1. Anónimo09:35

    Hum...deliciosa! A abóbora pode ser combinada de uma maneira tradicional (laranja, canela, amêndoa, nozes) ou um pouco mais "exótica" (canela, gengibre, anis estrelado, coco, cravinho). Esta combinação será um pouco diferente do habitual, mas não muito, pois os sabores casam entre si. Já fiz uma compota de abóbora com laranja, canela, anis estrelado e gengibre (receita de uma revista "Saberes e Sabores, secção dedicada aos presentes feitos em casa, à cerca de 2/3 anos atrás), adaptada com pectina e frutose, e que ficou muito boa, fazendo parte das ofertas de Natal dessa altura (bastante apreciada por todos). Tenho uma abóbora na cozinha por abrir, e agora tenho um dilema: fazer esta receita, uma que foi publicada com clementina, ou de abóbora com abacaxi (acho que vi no Figo Lampo). Logo vejo...Um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Há imensas receitas deliciosas paracompota de abóbora. Lembro-me de também já ter visto uma de abóbora e coco que me pareci deliciosa, mas nunca fiz.
      Esta fica com um sabor um pouco diferente do habitual, o que é sempre bom!
      Depois venha cá contar qual foi a sua escolha.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Hmm, q bom! Tb tenho aí abóbora, mas é muita para fazer com chocolate, acho q vou experimentar esta nova versão :) Acho que já disseste antes, mas onde compras o gengibre cristalizado? Obrigada! Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de mel se fores da zona de Lisboa eu compro no mercado de Carcavelos a um senhor que vende frutos secos a granel. Mas na praça da fruta das caldas da rainha as bancas de frutos secos e desidratados também vendem.

      Eliminar
    2. Thanks Patrícia, mas sou de Aveiro... Hei de procurar por cá ;) Se alguém souber de algum sítio por cá, agradeço :) Bjinhos.

      Eliminar
    3. Anónimo21:38

      Anjo de Mel, o Continente tem gengibre açucarado na zona dos frutos secos. Sara Oliveira

      Eliminar
    4. Sara, obrigada, mas ainda hoje estive no Continente - tinham todas as frutas cristalizadas, mais e menos prováveis excepto gengibre :( Até tinham aloé vera! Só gengibre fresco, mas ñ deve fazer o mesmo efeito, por isso, decidi trazer laranja cristalizada e experimentar assim e talvez adicione um pouco de gengibre em pó. Obrigada pela ajuda :)

      Eliminar
    5. Anónimo16:28

      Anjo de Mel, o gengibre fresco picado também fica bem com abóbora (já usei numa compota de abóbora com laranja inteira, canela e anis estrelado). O Jumbo também costuma ter gengibre açucarado, e também costumo ver no Celeiro, junto aos frutos secos. Espero que ajude, Sara Oliveira

      Eliminar
    6. Obrigada Sara! Fiz uma versão alternativa à da Joana, mas terei em mente as tuas sugestões quando procurar gengibre sem ser fresco :) Bjinhos!

      Eliminar
    7. Anjo de Mel,

      Eu já comprei o gengibre cristalizado no continente, na parte dos frutos secos, exatamente ao pé do Aloé vera e da papaia e ananás, mas também já comprei no jimbo, na seção dos produtos orientais.
      O gengibre fresco também não fica mal, mas o sabor final é um pouco diferente.
      Espero ter ajudado.
      E obrigada a todos por os que tão simpaticamente também fizeram o favor de responder!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    8. Obrigada Joana, mas realmente devia estar esgotado qd lá fui... Acabei por adaptar esta tua receita e alterar um pouco: usei laranja cristalizada p substituir o gengibre, em vez da raspa usei o sumo de duas laranjas e adicionei uma colher de café bem cheia de gengibre em pó. No final provei e estava bom :) Bjinhos e obrigada!

      Eliminar
    9. Anjo de mel,
      Claro que ficou bom!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Anónimo14:37

    Deve ser deliciosa!
    Um beijinho
    Cris

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cris,

      Ficou mesmo muito boa e delicada.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Doce de abóbora é o meu favorito. Tão bom! E com requeijão? E, simplesmente, à colher? ;) Votos de um doce fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sunflower,

      Doce de abóbora fica bom com quase tudo. Também adoro com queijo fresco.
      Beijinhos.
      Joana

      Eliminar
  5. Joana, mais uma vez uma sugestão fantástica e quiçá um bom motivo para não comer à mão cheia tanto gengibre cristalizado.
    Ah e como a minha família é toda caldense não posso deixar de notar que os seus posta têm sempre peças fantásticas da bordalo pinheiro :-) também adoro. A dificuldade é não perder a cabeça com tanta peça gira.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia,

      Eu também gosto de comer assim o gengibre cristalizado....
      Quanto à louça da Bordalo Pinheiro, adoro. O meu marido é que de cada vez que me houve falar em ir às Caldas pões mãos à cabeça. Há peças que já nem cabem nos armários e habitam em cima dos aparadores e mesas cá de casa.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. parece optima!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica mesmo muito bom, Susana. Experimente.
      Um beijinho
      Joana

      Eliminar
  7. Parece verdadeiramente deliciosa. Vou experimentar. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BricoPoupar,

      Experimente e depois diga como correu.
      Um beijinho,
      Joan

      Eliminar
  8. sou fã de compotas em qualquer altura do ano, mas esta tem um aspecto maravilhoso e acho que vou ter que colocar na minha longa lista de receitas a experimentar!

    Beijinhos,
    Cátia do aculpaedadieta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cátia,
      Eu também acho que esta ficou muito bonita. Tem uma cor mesmo apetecível!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Vou seguindo os seus blogues desde há muito tempo. Quando os descobri fiquei felicíssima porque, de uma forma muito mais apurado e dedicada, faz muito daquilo que eu gosto de fazer na altura do Natal, etc. Tenho 3 abóboras para tratar e uma delas já foi com a sua receita de abóbora com chocolate - um êxito! Com gengibre é outra excelente ideia. Uma vez fiz compota de pêra com gengibre, mas fresco, e ficou muito boa. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia,

      Muito obrigada pelas suas palavras.
      E ainda bem que gostou da compota de abóbora com chocolate. Cá em casa também foi muito apreciada.
      Se fizer esta venha cá contar o resultado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  10. Parece ser uma ótima combinação.
    Tenho de experimentar!

    odiasimdianao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dia Nim,

      A combinação ficou realmente surpreendente e delicada.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  11. Anónimo23:34

    Olá Joana,
    Esta receita não leva o sumo das laranjas? Fiquei confusa com o "vidrado das laranjas".
    Obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir