Pot Pies de Frango, Alho Francês e Cogumelos e um Passatempo para os meus queridos leitores


Quem vai seguindo este blogue, sabe que não é muito normal aparecerem por aqui passatempos deste género. Mas, quando a iniciativa é boa, o prémio ainda melhor, e o que se pretende é homenagear o verdadeiro chefe: o Chef de Família, eu não podia deixar de aceitar este passatempo promovido pela Hotpoint http://hotpoint.pt que conta com o apoio do 24Kitchen.
Este passatempo pretende encontrar o chef de família com a receita que melhor combine criatividade com ingredientes da nossa dieta mediterrânea e foi criado a pensar em todos os que seguem este blogue e que gostam de cozinhar.
Para participar basta criarem uma receita que contenha um legume da época e um citrino. Pode ser uma entrada, uma sobremesa, um prato principal, o que tu quiserem! Depois tiram uma fotografia, e enviam as duas coisas até 28 de fevereiro para o email: aminhadieta@hotmail.com. No final eu escolherei dois finalistas, tendo em conta a combinação dos ingredientes e a imagem do prato confecionado. 
Sejam originais e criativos! Convém que na fotografia entre a receita confecionada, mas também podem incluir a  vossa família, a mesa da sala, a bancada da cozinha, o que quiserem.. 
Depois de selecionados os dois finalistas, a final é disputada no perfil de facebook do 24Kitchen. Para saberem mais vejam aqui o regulamento: http://www.24kitchen.pt/artigos/passatempo-chef-de-familia 
E o melhor? O prémio final! Podem escolher entre uma placa, um forno, um combinado ou uma máquina de louça Hotpoint!! O que  fizer mais falta vossa na cozinha!
Conto com a vossa participação e, para vos inspirar aqui fica uma receita com legumes e citrinos!



Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena com sobras de frango já cozinhado e previamente desfiado e limpo de peles e ossos
azeite q.b.
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 alho francês
10 cogumelos
sal e pimenta q.b.
100ml de natas ligeiras
noz moscada q.b.
1 limão
2 quadrados de massa folhada refrigerada pronta a usar
1 gema batida
sementes de sésamo q.b.

Preparação:

Comece por preparar os legumes. Pique a cebola e os dentes de alho. Lamine os cogumelos e corte o alho francês em rodelas finas, lavando bem de seguida para remover as areias e terra que possa conter.
Entretanto leve um tacho ao lume com um pouco de azeite. Junte a cebola e o alho picado e deixe refogar um pouco até começar a querer dourar. Junte depois os cogumelos e o alho francês e deixe estufar tudo durante cerca de 5 minutos. Junte depois o frango desfiado e envolva bem. Retifique de sal e pimenta e tempere a gosto com um pouco de noz moscada e com a raspa do limão. Acrescente as natas envolvendo bem e deixe cozinhar um ou dois minutos. Retire do lume e divida a mistura por dois ramequins ou pequenas chávenas ou taças de cerâmica ou porcelana que possam ir ao forno. Deixe arrefecer.
Cubra depois cada uma das tacanhas com um quadrado de massa folhada e pincele com a gema de ovo batida e polvilhe com as sementes de sésamo. Faça depois um pequeno corte ou orifício na massa para que o vapor possa ser libertado durante o tempo de cozedura da massa.
Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 200ºC, cerca de 15 a 20 minutos, até a massa estar bem folhada e dourada.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Uau! Que desafio interessante!!! Vamos a isso :)
    Já estou cheia de ideias para este tema. Podemos participar com mais do que uma receita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Minima,
      Fico à espara da sua participação. E sim, podem participar com mais do que uma receita.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo12:02

    Desafio? Vamos ver como corre...e se não me esqueço de participar! As ideias estão a começar a aparecer! Mais uma boa sugestão para dias frios!. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Eu acho que deve mesmo participar!
      A mim o prémio parece-me excelente e a não perder.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Que bonitos ficaram, parecem pastéis de nata! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sunflower,

      Ficaram dobradinhas como eu gosto dos meus pasteis de nata!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Boa noite! Não costumo participar em passatempos, mas como este é de culinária acho que vou tentar a minha sorte ;) Sigo o blog há já uns anos, mas também não me costumo manifestar...e tenho os livros :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu nome é Rute...

      Eliminar
    2. Rute,

      Participe sim, que o prémio é bastante bom! Fico a aguardar a sua participação.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Fantastico esse desafio!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana,
      Fico à espera da sua participação.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Também prometeu um miminho aos eclairs e nada... :|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristiana.

      É verdade! Fez bem em voltar a lembrar-me. A ver se esta semana trato disso.
      Mas este passatempo é diferente!!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir