Canelones de Curgete


Uma ideia que vi no Pinterest, de uma página de comida mais saudável. Achei curiosa a utilização assim, em tubinhos, da curgete fazendo parecer mesmo canelones.
Costumo fazer com frequência uma espécie de lasanha usando para isso a curgete em rodelas, mas nunca me teria lembrado de usar este simples método.
Uma ideia mais simples para partilhar, principalmente agora que me “inundam” a caixa do correio com pedidos de receitas mais leves e com menos hidratos de carbono, para ajudar a combater os excessos natalícios.
Eu gostei bastante e é muito versátil, podendo depois cada um rechear os “canelones” com o que mais gostar.

(Só uma palavrinhas para a iniciativa da troca de bolachas de natal. É altura de fazer o balanço. E, como sempre, há pessoas que se inscrevem e que depois nem sequer se dão ao trabalho de enviarem as bolachinhas aos seus amigos secretos. É realmente muito feio. E nem sequer se dão ao trabalho de dar uma resposta ou uma justificação, mesmo depois de voltarem a ser contactadas… infelizmente, neste género de iniciativas, haverá sempre este género de participantes. E depois houve algumas devoluções, muitos atrasos nos correios, mas, no final, acho que foi divertido para quem participou. E para quem enviou, recebeu e ainda conseguir ver as bolachinhas partilhadas no fecebook, acho que foi uma iniciativa muito gira. Para os que não receberam e se esforçaram por enviar umas bolachinhas aos seus amigos secretos, espero que compreendam que, por mais boa vontade que eu tenha, por mais mails que envie, não consigo ter respostas ao porquê de não terem recebido. Espero no entanto que tenham gostado.)

Ingredientes para 2 pessoas:

2 curgettes médias
1 lata pequena de tomate pelado
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de oregãos secos
50g de queijo ralado
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
300g de carne de vaca picada à bolonhesa (receita aqui)

Preparação:

Lave as curgetes e corte-lhes as extremidades. Descasque-as usando um descascados de legumes. Corte cada curgete em 3 pedaços do mesmo tamanho, e, com a ajuda de uma faca pequena e de uma colher, escave o interior de cada um dos pedaços, de modo a ficar com um pequeno “tubo”. Guarde a polpa que escavou das curgetes para utilizar em sopas ou noutras preparações.
Recheie cada um dos “tubos” de curgete com a carne picada, enchendo bem e coloque-os num prato que vá ao forno e à mesa.
Entretanto prepare o molho de tomate simples. Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar num pouco de azeite, Junte depois o tomate peado previamente cortado em cubos, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe cozinhar até o molho estar apurado, cerca de 15 minutos.
Verta o molho sobre os canelones de curgete e cubra com um pouco de queijo ralado. Tape bem com papel de alumínio e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, até que a curgete esteja macia.
Ao fim desse tempo, retire o papel e deixe tostar um pouco.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

21 comentários :

  1. Anónimo10:41

    Relativamente à troca das bolachas, recebi um aviso dos CTT para levantar uma encomenda. Depois mostro as fotografias no FB. Este canelonis lembram rolinhos feitos com beringela, e outros que vi no programa do Jamie (Save with Jamie, 24 Kitchen) e na net, "involtini" , penso que seja este o nome dado aos rolos. O que aconteceu com a rama de cenoura, é que já estava de olho numa receita que vi de pesto de rama de cenoura. Troquei os planos, mas acabei por fazer outras coisas para a despachar. A inspiração para o uso das ramas de cenoura e beterraba, vieram do blog "La Cucinetta". Também, tirei de lá a ideia de usar a rama dos rabanetes numa sopa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:42

      PS: Esqueci-me de referir que gosto muito desta sugestão. Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Sara,

      Costumo fazer involtini de beringela que adoro. A diferença é que são cortadas fatias de curgete ou beringela, normalmente grelhdas e depois recheadas, envolvendo sobre a própria fatia da curgete ou beringela. A preparação é um pouco diferente desta, de utilizar a forma da curgete para fazer um canelone fingido, apesar de o principio ser quase o mesmo.
      Já tinha também visto alguns ideias para usar a rama da beterraba, mas em revistas estarngeiras, nomeadamente a Good Food e a Donna Hay magazine, as minhas revistas de eleição.
      E ainda bem que gostou. Espero que experimente e depois venha cá contar coo correu.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Vou reproduzir! Adoro courgette, faço imensas vezes a lasanha com folhas de courgette e esparguete de courgette, mas assim, em canelones, nunca me tinha lembrado! uma ideia genial!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma receita q tenho q experimentar :) Já tinha visto fazerem tiras de courgette p se assemelhar ao esparguete, mas assim tb fica interessante e, acima de tudo, saudável! Quanto à troca de bolachas: ñ está ao nosso alcance a açcão ou inacção das outras pessoas... Fizeste o melhor q pudeste, agora cabe a cada um ser honesto quando se compromete a aceitar as regras. Eu fui uma das q recebi, enviei mas a minha amiga ñ recebeu... Tive muita pena, mas tb ñ está ao nosso alcance o (dis)funcionamento dos CTT... Bjinhos!

      Eliminar
    2. Ovelha Negra,
      o esparguete ou talharim de curgete acho que já está mais visto. Mas acho realmente uma solução "idiota" esta de usar a forma de um legume rara fazer falsos canelones.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    3. Anjo de Mel,

      Fiquei com pena de algumas pessoas não terem correspondido ao desafio. Mas são algumas as pessoas a perguntarem-me o porque de não terem recebido que eu nem sei o que fazer ou dizer....
      Um beijinho
      Joana

      Eliminar
  3. Adorei a ideia! De facto já utilizo a curgete para susbtituir a massa das lasanhas e para fazer tagiatelle fingido, canelones nunca me tinha ocorrido! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TÂnia,

      é uma solução tão gira que eu tinha mesmo de partilhar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Gosto muito de courgettes.

    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/bundtmania-e-quinze-dias-com-filipa.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clarinha,

      Ficam deliciosas assim... ninguém diz que são curgete!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Uma excelente sugestão para fugir aos hidratos de carbono.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente tem essa vantagem, miss símile. Mas também uma forma de disfarçar legumes para os mais esquisitos!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Não conhecia canelones assim. Adorei a ideia. Muito boa. Parabéns!

    Isabel Gomes

    http://truquesdebelezaparamulherescompressa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel,

      Ficam muito bons e são uma versão light da receita original. E uma maneira diferente de comer vegetais.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Bela dica!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que simpática Susana. Obrigada.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. humm delicia! A julgar pelo aspecto devem ser optimos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdinha,
      São mesmo muito bons!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Anónimo11:45

    Experimentei no Sábado e posso comprovar!
    São uma delícia!
    Muito obrigado
    Ana Tavares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou Ana.
      Eu também achei que tinham ficado deliciosos.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir