Panquecas de Aveia e Amêndoa


O domingo que passou foi dia de panquecas. E panquecas para começar bem o dia, ao pequeno almoço.
A combinação de aveia e amêndoa foi das melhores dos últimos tempos, e estas panquecas entraram definitivamente no meu top de preferências, e já as voltei a fazer durante a semana.
Para acompanhar, as sugestões são mais que muitas. Compotas ou queijo e fiambre, bacon estaladiço até! Eu besuntei as minhas panquecas com iogurte grego natural e reguei generosamente com mel. Mel nuns uns lindíssimos pachinhos que a iellow (http://www.iellow.pt) me fez chegar.
Claro que as lindas embalagens individuais ficaram muito bonitas na mesa do pequeno almoço, e são muito práticas de usar. Mas além do uso em casa - são super práticas para levar na marmita para adoçar os iogurtes com fruta e cereais ou para adoçar um chá no local de trabalho. O mel é 100% português, o que é importante, assim como a ideia!
E assim começou a nossa manhã de domingo, com café acabado de fazer, panquecas a fumegar regadas com iogurte e mel e o sentimento de que o dia corre sempre melhor quando se inicia assim!



Ingredientes para 2 pessoas:
(chávena usada com cerca de 220ml de capacidade)

1/2 chávena de farinha de aveia (basta triturarem em casa flocos de aveia até ficarem com uma espécie de farinha)
1 ovo
1/2 chávena de leite
1/2 chávena de farinha de amêndoa (amêndoa triturada)
1 colher de sopa bem cheia de iogurte grego natural (ou qualquer outro iogurte natural)
1 colher de chá de fermento em pó
azeite q.b.

Preparação:
Numa taça misture a farinha de aveia, com a farinha e amêndoa, o leite, o ovo, o iogurte e o fermento. Misture bem até ficar com uma mistura sem grumos e grossa.
Leve um frigideira pequeno ao lume - eu usei daquelas pequeninas de estrelar ovos - e unte-a com um pouco de azeite. Quando estiver quente, coloque um pouco da massa e deixe cozinhar até que se comecem a formar bolinhas à superfície. Vire então a panqueca e dixe cozinhar do outro lado até que fique dourada. Retire para um prato e repita até esgotar a massa.
Sirva depois as panquecas a gosto. Com compotas, creme de chocolate e avelãs, bacon, queijo e fiambre ou, como eu, iogurte e mel.


Bom Apetite!

20 comentários :

  1. Anónimo09:13

    Tenho aveia para gastar. Vou comprar amêndoa e iogurte para experimentar!
    Beijinhos
    Ângela Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Angela,

      Experimente e depois diga como correu.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Um pequeno-almoço perfeito para começar o dia. Obrigada pela sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss Smile,

      Ficam deliciosas. Eu adorei.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Olá,

    Gosto muito de aveia e panquecas. Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/almondegas-recheadas.html

    ResponderEliminar
  4. Acho q já disse aqui ñ ser grande fã de panquecas... talvez pq as q provei eram 'normais'... Mas esta combinação agradou-me imenso e estou tentada a fazê-las um fds destes :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de mel,

      Tens que dar uma oportunidade às panquecas.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Anónimo12:15

    Curiosamente, nunca experimentei fazer panquecas. Mas é simples e rápido de fazer. Mas uma para o fim de semana.. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Tal como disse à Anjo de mel, está na altura de dar uma oportunidade às panquecas . São simples de preparar e fazem uma lanche ou pequeno almoço maravilhoso.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Muito boa receita! E sobretudo saudavel como eu gosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina,
      E quando o saudável é bom e muito saboroso?
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Boa tarde Joana. Enviei-lhe mensagem no facebook, mas copio para aqui para ver se alguém me consegue ajudar. Estive a consultar o blog e encontrei inúmeras receitas de bolachas. Gostava de fazer umas bolachas no domingo com o meu filho de 3 anos, para ele as levar para a escola na 2.ª feira para os amiguinhos de 2-3 anos. Por favor, ajude-me: quais das suas bolachas são mais molinhas e menos crocantes? Como são pequeninos, queria umas que fossem simples, pouco duras e sem ingredientes "exóticos" para evitar as alergias.
    Um beijinho e muito obrigada
    (P.S. Este ano TEM que haver workshop de cabazes em Lisboa :) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:29

      Ana, as bolachinhas de short bread são muito boas, ficam mais para o mole e pouco crocantes, mais para o »esfarelante». Pode sempre decorar ou não...aconselho vivamente.
      http://paracozinhar.blogspot.pt/2011/12/bolachinhas-shortbread.html

      Sandra Bártolo

      Eliminar
    2. Ana Afonso19:57

      Sandra, que maravilha de sugestão! Muito obrigada pela ajuda.

      Eliminar
    3. Olá Ana,

      Desculpe só agora responder.
      A sugestão da Sandra é uma das proposta que lhe ia fazer. Tenho também umareceita de umas biscoitinhos de cacau que também ficam molinho e são muito simples de preparar e com pouco ingredientes.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. Que ideia fantástica! Eu adoro panquecas, e um dos meus grandes prazeres nos dias de semana é acordar 10 minutos mais cedo para poder começar o dia com estas pequenas maravilhas. Gosto muito de variar as receitas de base das panquecas, e acho que vou já para a cozinha preparar um frasco de mistura de farinha de aveia com amêndoa, para ter sempre à mão! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sunflower,
      Eu também gosto deste género de pequenos almoços e acho que nos dão outra energia e fazem o dia o correr logo melhor!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Obrigada Susana,
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana, experimentei hoje esta receita e ficou ótima. Muito obrigada :)

    ResponderEliminar

Imprimir