Granola de Avelãs e Cacau


Bem-vindo 2015! 
Entro agora em modo oficial de novo ano. Agora que o fim de ano, com um fim de semana prolongado e de mini férias com os amigos já acabou, volto definitivamente à rotina.
Tenho novas receitas para colocar em prática e coisas que quero muito experimentar.
Agora é tempo de deixar os excessos de lado, bem como as receitas mais festivas e retomar a alimentação e as receitas de todos os dias e que fazem parte das nossas casas.
A escola recomeça hoje e para muitos que tiveram direito a uns dias de férias, recomeça também o trabalho, o planear almoços e jantares.
Com tudo isto começa também o novo ano. E eu gosto desta sensação que um novo ano nos dá. De que nos são permitidos recomeços e renovações, como se pudéssemos deixar mais facilmente o que está para trás, seja os excessos alimentares das festas ou algum projeto inacabado ou que se pretende iniciar. E é por isso que gosto tanto de abrir uma agenda ou caderninho também ele novo e a estrear, e escrever as minhas listas, os meus objetivos, os meus planos e os meus projetos para o novo ano.
Pode não significar muito, mas a mim ajuda-me saber que há um caminho, que há uma meta e que há 365 novos dias para tentar, para  mudar, para trabalhar, para conseguir, para acreditar e para fazer.
E para começar bem, uma receita de granola caseira, que me acompanha habitualmente nos pequenos almoços ou nos snacks da tarde. Para quem nunca fez a sua própria granola, parece-me que o inicio de ano é uma boa altura para se aventurar neste “projeto”. 
Algum interessado?



Ingredientes:

125g de flocos de aveia
30g pepitas de cacau (ou de chocolate - as de cacau vendem-se em lojas/ou na área de produtos de naturais)
1 colher e chá de cacau magro em pó
70g de avelãs
3 colheres de sopa de maple syrup ou mel
2 colheres de sopa de óleo de girassol

Preparação:

Numa taça misture o maple syrup e o óleo de girassol. 
Entretanto noutra taça misture os flocos de aveia com as avelãs e o cacau. Verta a mistura de maple syrup e óleo no preparado de aveia e envolva bem.
Espalhe depois tudo num tabuleiro e leve a tostar – mexendo de vez em quando – em forno previamente aquecido a 170ºC até que a mistura fique dourada, cerca de 15 a 20 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de juntar as pepitas de cacau ou chocolate. Guarde depois num frasco ou caixa hermética.
Sirva com iogurte grego ou leite, se preferir.


Bom Apetite!

25 comentários :

  1. maria10:28

    É uma excelente ideia. Será que nos podia dar umas ideias de como começar organizar para novo ano, como por exemplo ementas, as listas que se podem fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,
      Se tiver oportunidade vá até ao outro blogue, o economia cá de casa. é á que costumo partilhar todas essas dicas de organização, das ementas e das listas.
      Alguma dúvida e envie-me um email (aminhadieta@hotmail.com), que terei todo o gosto em responder.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Maravilhosa! Esta é para experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belicious, espero que experimente pois fica muito boa!
      Depois conte como correu.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Que maravilha!!!!
    Costumo fazer mas sem o chocolate!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita,
      Granola caseira é deliciosa e as combinações são tantas que nunca fartam.
      Um beijinho.
      Joana

      Eliminar
  4. Eu quero muito experimentar! Bora lá!
    Feliz 2015!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, experimente e depois conte tudo.
      Excelente 2015.
      Um beijinho, Joana

      Eliminar
  5. Joana, antes de tudo, os meus parabéns pelos fantásticos dois blogues que mantém. Acompanho diariamente os dois e também a sua página do facebook.
    Sei que não pretende direccionar o blog neste sentido, mas depois de tantos excessos que cometi nas festividades que agora terminam, não consigo deixar de pensar nestes modos... Tem alguma ideia das calorias existentes nesta receita de Grânola?

    Obrigada, e muitos parabéns pelo sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minina,

      Obrigada pelas suas palavras.
      Realmente não sei a quantidade de calorias da receita, mas esta granola é saudável e nutritiva, principalmente se usar as pepitas de cacau cru em vez de chocolate.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. ui ui
    que bom e para mim que sou um bocadinho guloso... bem tenho que experimentar
    obrigado...

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo magnífico trabalho, acompanho sempre:) quero perguntar-lhe algo, que não tem nada a ver com o assunto acima citado, mas aqui vai: vou de férias, e tenho umas poucas batatas, que não vou gastar até ir embora, será que posso congelar de alguma maneira, ou alguma ideia do que fazer com elas, para as congelar?! Obrigada pela atenção e continuação de bom trabalho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andreia,
      As batatas aguentam imenso tempo sem se estragarem. Precisa mesmo de as congelar?
      Tradicionalmente as batatas duram o ano inteiro desde que bem acondicionadas...
      Em ultimo caso use-as em puré ou sopa que poderá congelar.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. Anónimo21:43

    No Verão antes de ir de férias fiz uma de chocolate e raspas de laranja... Mas vou fazer essa parece deliciosa. Bjnho Rita Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que a granola é daquelas coisas que fica sempre bem e com tudo.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Querida Joana,
    Um ano muito feliz e cheio de boas inspirações!
    Será que é este ano que me aventuro nas graçolas caseiras?...
    A ver vamos ;)
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Babette,

      Se ainda não experimentaste granola caseira, nem sabes o que estás a perder!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Era obviamente granola que queria escrever... Estas correcções automáticas...

      Eliminar
  10. Ando há muito para fazer Granola Caseira, mas ainda não me aventurei. Assim, vou aceitar o teu desafio e começar o ano com esta nova experiência. Tenho uma série de receitas diversas e algumas das tuas incluídas para testar e eleger as minhas preferidas. Depois venho cá contar-te se me saí bem da experiência.
    Desejo-te um Feliz 2015 com muitos novos sucessos. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bombom,

      O inicio do ano é sempre o ideal para novas aventuras e projetos! Atté parece que temos mais força de vontade!
      Depois venha cá contar tudo!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  11. Eu já fiz granola, mas esta é a versão que me agrada mais! Acho q no próximo fds vou fazer :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de mel,

      Faz e depois diz qualquer coisa.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  12. Optimo as aspecto!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom aspeto e ainda melhor de sabor!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir