Bolo de Nutella


Andava para fazer o bolo de nutella, aquele com apenas dois ingredientes, já não sei há quanto tempo - mas seguramente desde que vi o Matt Preston, do Masterchef Australia e prepará-lo numa Masterclass.
Finalmente, pareceu-me que o aniversário do Miguel, com os amantes de chocolate e nutella habituais, seria a altura perfeita para o preparar.
Assim fiz e, apesar de tanto sucesso que o bolo parecia ter nas redes sociais e nos blogues, o bolo não fez assim tanto sucesso aqui por casa. Não que não estivesse bom, que estava. Mas acho que todos esperavam mais do bolo de nutella. Comparativamente a outros bolos de chocolate, este fica aquém! Há bolos de chocolate muito, mas muito melhores. Também são mais trabalhosos, mas provam que muitas vezes compensa ter um bocadinho mais de trabalho e ter um bolo que satisfaça os apetites mais gulosos!
De qualquer maneira deixo a receita, porque é um bolo engraçado de se fazer, e não é mau, ao ponto de não se querer fazer a receita.
Mas a mim, pelo que li sobre ele por aí, parece-me “muita parra para pouca uva”.

Não se esqueçam nos entretantos que, com a Páscoa à porta, continuam os passatempos aqui no blogue. Quem gostaria de ganhar um cabaz de amêndoas da maravilhosa marca Jubileu (http://jubileuchocolates.pt)? Uma marca premium que privilegia fórmulas únicas utilizando os ingredientes mais requintados, proporcionando sensações de sabor exclusivas, para os consumidores de chocolate mais exigentes?
Para se habilitarem a um dos cabazes que tenho para oferecer juntamente com a Imperial (http://www.imperial.pt) , basta enviarem uma receita alusiva a Páscoa e utilizando chocolate. As receitas vencedoras terão, certamente uma Páscoa mais doce com um destes cabazes.
Aguardo o envio das vossas receita para aminhadieta@hotmail.com até dia 29 de Março.


Também há o passatempo com a Fermipan (http://www.touch.pt/pt/produto/47+145/fermipan-(4x11g)/)
Que tal criarem uma receita original com Fermipan, alusiva à Páscoa? As 3 receitas mais criativas recebem um exemplar do livro “Receitas para Todos os dias” e ainda uma embalagem de Fermipan. Têm até à próxima sexta feira, dia 27, para enviarem as vossas receitas, e na segunda feira seguinte, dia 30 de Março os vencedores serão anunciados aqui no blogue.
Enviem quanto antes as vossas receitas para aminhadieta@hotmail.com.

Ingredientes:
(receita Matt Preston - masterclass Masterchef Australia, season 6)

240g de Nutella
4 ovos grandes

Preparação:

Bata os ovos numa batedeira até terem triplicado de volume e estarem fofos, o que demora cerca de 5 a 6 minutos.
Acrescente depois a nutella previamente aquecida no microondas, numa taça de vidro, durante 20 segundos, para que seja mais simples de envolver no preparado dos ovos.
Envolva depois a nutella cuidadosamente, para que os ovos não percam muito volume e coloque a mistura numa forma redonda sem buraco, com cerca de 20cm de diâmetro e previamente forrada e untada com papel vegetal.
Leve depois ao forno - 170ºC - durante cerca de 20 a 25 minutos.
Deixe arrefecer um pouco e desenforme para o parto de servir.
Decore, se gostar com avelãs torradas e açúcar em pó.


Bom Apetite!

16 comentários :

  1. Anónimo10:45

    Não conhecia este bolo, e lembra o bolo mousse de chocolate, por ter poucos ingredientes. "Chapéus há muitos" e bolos de chocolate também, para todos os gostos, mais ou menos elaborados, com muito ou poucos ingredientes. Mais um para a lista do "a fazer", de modo tirar as minhas conclusões. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      A mim, e a quem o provou, não convenceu. É um bolo de chocolate, mas que não fica na memória como "o" bolo de chocolate. Um caso bem diferente daquele que preparei para o meu aniversário...
      Experimente e depois diga de sua justiça.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Parece que caiu em moda preparações com base na Nutella, sinceramente já tive alguma curiosidade em experimentar algumas receitas, ainda não o fiz, porque lá está! Nutella e ovos!!! Acho que prefiro os mais "complicados" ;), mas vou experimentar um dia destes para tirar as dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tachos e Panelas,

      Sim, a Nutella está realmente na moda, e eu apesar de adorar chocolate, não sou a sua maior fã. Talvez por isso o bolo não me tenha enchido as medidas...
      Também prefiro bolos com mais complicações - e sabor e textura!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Que delicia! Gostei da ideia! Tão guloso. hummmmmmm
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Receitas de Sedução,
      Lá guloso é ele!

      Obrigada.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Sou viciada em Nutella e fiz esta receita já há algum tempo. E concordo em absoluto. É um bocado "desenxabida". Melhora substancialmente quando coberta com chantilly e morangos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mara,

      Realmente "desenxabida" é a palavras que melhor descreve este bolo.
      Mas pronto, gostos são gostos!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Andava doida para fazer mas realmente só ovos e nutella não me cheira que vá dar uma coisa do outro mundo :p Experimente talvez o cheesecake de nutella, uma colega minha já fez e delirou :P

    http://chocolateadobrar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariana,

      Curiosamente o que me levou a experimentar foi só o uso de dois ingredientes. No entanto o bolo fica aquém do que eu esperava, Come-se mas parece que falta qualquer coisa...
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. A apresentação é linda, mas de facto ainda não fiz porque tenho a ideia de ser um "desperdicio" de nutella, no sentido que tenho a ideia que o sabor não fica igual... :P
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana,

      Realmente fica a saber pouco a nutella. E se gosta de nutella, mais vale comê-la à colherada!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Olá, já sigo o blogue há algum tempo, mas é a primeira vez que comento 😊 vou partilhar a minha experiência com a nutella, que resultou num bolinho muito bom, se quiser espreitar :

    http://lifeloveandphotograph.blogspot.pt/2015/02/porque-vida-tambem-precisa-de-docura.html?m=0

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Adriana R.05:49

    Para mim esse bolo não passa de uma omolete de nutella! Nunca experimentei mas também nunca me cativou, e ouvi dizer que pode ficar a cheirar um pouco e a saber um pouco aos ovos... Não sei se é assim ou não, mas não me parece que vá desperdiçar nutella quando há bolos tão melhores que se podem fazer! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adriana,

      Não achei que ficasse a cheirar ou saber aos ovos, mas não fica a saber a nutella e é realmente um bolo com pouco sabor. Pelo menos eu achei.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir