12 Anos de As Minhas Receitas


Parar para pensar que escrevo aqui há 12 anos. Há 12 anos que partilho as receitas que se fazem cá me casa. Há 12 anos que partilho aqui um pouco da minha vida.
Curiosamente com uma diferença de poucos meses, este blogue acompanha também toda a minha vida de casada, e consigo através de “post” mais antigos fazer uma retrospecção da minha vida, e de todo o caminho que segui para chegar até onde estou hoje.

Tanto mudou em 12 anos. Eu mudei e certamente os meus leitores também mudaram. As receitas mudaram, os blogues mudaram, quem escreve blogues mudou, as redes sociais mudaram, os alimentos que usamos mudaram, a sociedade no geral mudou e as nossas preocupação mudaram. Nestes 12 anos temos evoluído em conjunto, com os pedidos e preocupações de quem me segue, e também com as minhas próprias preocupações e cuidados, e crescente desenvolvimento de capacidades. E é bom poder olhar para trás e ver que evoluímos. Que crescemos de alguma forma, que chegamos a mais pessoas de outra forma - não só no blogue, mas através de todas as outras redes que estão ao nosso dispor.

Em 12 anos já não queremos o anonimato das redes sociais. Queremos que se saiba quem somos, queremos ser reconhecidos pelo nosso trabalho - e assumimos os blogue, Facebook e Intagram - como um trabalho, que nos permite pagar contas e colocar comida na mesa e comprar coisas.

Em 12 anos exigimos coisas diferentes. Assumimo-nos como “influenciadores” porque o mercado e as pessoas assim nos exigiram, e acabamos a ter uma responsabilidade e um respeito muito maior. E é muito mais difícil de gerir por causa disso mesmo. Não podemos enganar quem nos segue e temos de ser coerentes com as nossas decisões e opções, porque facilmente nos desligamos de um “blogger” para outro, porque há mais por quem escolher e há outros com os quais nos identificamos mais. Não tem mal. Mas há que mantermo-nos sempre fieis a nós. E a quem nos segue há muito tempo. Evoluir sim, mas sem  nos desvirtuarmos. 
Em 12 anos os bloguers lançam livros, aparecem na tv, fazem workshops, representam marcas.
Tanto mudou nestes 12 anos. Há coisas muito melhores e coisas muito piores.

Mas há coisas que não mudam. Apesar do cansaço que por vezes tenho porque agora tenho 3 filhos pequenos e os dias parecem que têm menos horas, continuo com o mesmo entusiasmo a cozinhar e a gostar de estar na cozinha, mas principalmente com o mesmo entusiasmo a partilhar as receitas que se fazem cá em casa. Tenho às vezes menos tempo para responder a todos, tenho mais redes sociais para gerir, tenho marcas com quem trabalho, mas não muda o meu carinho e o respeito por todos os que me seguem, que têm sempre palavras carinhosas, que fazem as receitas que partilho, que me colocam dúvidas, que me dão sugestões, que têm sempre um comentário a fazer mesmo que eu nem sempre responda.

Continuo a gostar muito de estar deste lado. A fazer este papel, de partilhar receitas, dicas, sugestões e ingredientes. Porque apesar de todas as mudanças nos blogues, nas redes sociais, na sociedade e na maneira como agora olhamos para o “digital”, no dia em que a essência mudar, e deixar de haver partilha de conteúdos verdadeiros, que realmente tragam algo com sentido às pessoas que os lêem e procuram, estamos apenas a só a enganar os nossos leitores. E se estamos aqui é porque temos leitores e seguidores e pessoas que acreditam no que fazemos, dizemos e partilhamos.

Já muitas vezes o disse, e continuo a achar exatamente a mesma coisa. Enquanto me der prazer partilhar receitas. Enquanto me der prazer partilhar tudo isto com vocês e enquanto tudo isto fizer sentido para nós, eu estarei deste lado.

Agradeço estes 12 anos a todos os que me seguem. A todos os que gostam de cozinhar. e aqui vêm todos os dias em busca de inspiração, ideias ou só para ver a receita do dia. Agradeço a todos os que têm os meus livros, vão aos workshops, me seguem nas redes socias e indiretamente me obrigam a evoluir, a crescer e a tentar ser melhor.
Agradeço também ao meu marido, aos meus filhos e à restante familia e amigos, por comerem o que cozinho - as coisas boas e as menos boas - por esperarem pelas fotografias, por terem paciência para me ajudarem nesta tarefa que é criar conteúdos e receitas para um blogue que faz hoje 12 anos.

Muito, muito obrigada por estarem comigo desse lado.

Parabéns para nós!

32 comentários :

  1. Muitos Parabéns pelos 12 anos de blogue! Um sucesso sem igual! Desejos de muitos mais anos de receitas e alegrias!

    Beijinhos,

    Ana Rita

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:52

    Muito obrigado por tudo.
    Pelos conteudos, ideias, publicações e partilhas pessoais.
    Tento suportar sempre que posso

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:55

    Obrigada pelas partilhas e receitas, algumas que me fazem lembrar os tempos de miúda, despertando sabores e memórias maravilhosas.
    Um beijinho muito grande!

    ResponderEliminar
  4. Muitos Parabéns e muito obrigada pelo trabalho! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Foram 12 anos de sorrisos, baba, choros, ansia e muito orgulho! Penso que é a primeira vez que te escrevo ..
    Obrigada por me manteres colada estes anos todos! Porque tudo tem sua dose de tempero.. com a colher de pau certa! Obrigada e parabéns!!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:10

    Muitos parabéns!
    Não a acompanho há tanto tempo, mas comecei a acompanhar por volta de 2011, quando andava à procura de receitas de bolachas. Também, foi nesta altura, que comecei a conhecer alguns blogues de culinária e que depois vieram muitos mais.
    O seu, e mais alguns, fazem parte do grupo dos meus preferidos (sem desprimor dos outros), pois identifico-me com as receitas e conteúdo.
    Nos dias que correm, 12 anos na "era digital" (blogs/redes sociais), é uma idade de respeito! Acresce a responsabilidade não só com a coerência do blog em si, como para os seus leitores.
    Muita coisa mudou nestes anos, os blogues evoluiram, uns mais para uma via mais "profissional". Mas como em tudo, há que ser coerente e manter um fio condutor na(s) temática(s) escolhidas.
    Tendo em atenção que trabalha com marcas, não transforme o blog em mero "meio de promoção"/"espaço publicitário exagerado/agressivo" (sei que não o faz, mas há quem exagere na dose). Há formas discretas de fazer publicidade, mantendo a coerência com o conteúdo do blog.
    Seja como for, mantenha-se fiel a si própria e aos seus princípios! O ser genuíno reflete-se no blog, e nos leitores que a acompanham ao longo destes anos.
    Um muito obrigada pelas partilhas, e que venham muitas mais!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns e muito obrigado.Acima de tudo pelo exemplo de te manteres sempre fiel a ti própria. Pela inspiração diária que nos trazes aos nossos dias Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns Joana e muito obrigada pela tua partilha e pela tua honestidade. Já tive o privilégio de fazer um dos teus workshops e conhecer-te pessoalmente e adorei cada momento. Manteres-te autêntica e fiel às tuas ideias, não me parece difícil, porque transpareces mesmo isso, a verdade!
    Um beijinho e venham mais anos, mais desafios, mais experiência e mais partilhas….

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns joana pelo seu excelente trabalho e que continue assim como é tenho o prazer de todos os dias ir ver os seus blogs as novidades que por tem.... sigo a em todas as redes socias e tenho o prazer de poder ter todos os seus livros..... e que venham.muitos mais anos de blog e mais livros mais dicas....muitas felicidades

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns Joana,que continue por muitos mais anos a partilhar as suas receitas e tudo o mais! está linda e com um ar luminoso,a maternidade faz-lhe bem! Beijinhos e felicidades para a família.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:08

    Olá Colher de Pau / Joana,
    Muitos Parabéns, para a Joana e para o blog ou será para o blog e para a Joana?... É indiferente,... os Parabéns são sentidos e para os dois...
    Muito Obrigada por estes 12 anos de receitas/partilhas/ideias.
    Tal como já disseram em cima, continue a manter-se fiel a si própria e a ser coerente com o que tem sido o blog ao longo deste tempo.
    Enquanto a Joana estiver desse lado… nós continuamos deste…
    Tudo de bom!...
    Bjs,
    Teresa C

    ResponderEliminar
  12. Parabéns!Continue por muitos mais!����

    ResponderEliminar
  13. Muitos Parabéns Joana, pelo seu percurso de vida! Pelo seu carinho e respeito pelos seus leitores!
    Desejo poder continuar a ler e a aprender consigo e não é só de receitas que estou a falar!
    Também sou mãe de três filhos, sou blogger, e sofro as mesmas dores do corre corre no dia a dia para conseguir fazer tudo. Tudo o que é possível!
    Um beijinho grande!
    Sara

    ResponderEliminar
  14. Fantástico!!!! Parabéns por estes 12 anos, mas principalmente pelas conquistas e pela inspiração que representa! Que a sua vida continua a ser feita de sucessos!!! beijinhos de uma anónima que a segue há muito!

    ResponderEliminar
  15. mtos parabens que venham mtos mais bjs

    ResponderEliminar
  16. Marisa Silvestre16:45

    Muitos Parabéns Joana, Muito obrigada pela partilha nestes anos. eu sou sua seguidora há 10 anos tenho todos os seus livros e sou uma grande fã.

    Continuação de Muitas Felicidades
    Marisa Silvestre

    ResponderEliminar
  17. Parabéns Joana! Eu te acompanho há tantos anos, já fiz tantas receitas excelentes suas... Daqui do Brasil sigo admirando suas receitas, seu trabalho, a maneira como administra sua vida e seus filhos lindos. Sucesso pra você, querida!

    ResponderEliminar
  18. Uau, 12 já? :) Não te sigo desde o início, mas há uns 10 anos acho q sim :) E sim, estamos um pouco diferentes, mas acho q a essência se mantém. Daí eu ser uma visita assídua aqui no teu blog: pq me sinto inspirada por ti, pq me identifico ctg nalgumas coisas e pq gosto de acompanhar a tua evolução enquanto cozinheira, mas tb como pessoa ;) Porque tb tens dias menos bons, em q ñ te apetece cozinhar ou outra coisa qq, mas tb partilhas as coisas boas connosco, que não conheces de lado nenhum :) No entanto, vejo-nos aqui como uma grande família :) E é por isso q te desejo mts felicidades e agradeço-te por continuares a persistir e a dedicares-te :) Venham mais 12 x 5 ;) Bjinhos grandes!!!

    ResponderEliminar
  19. Pois é verdade... 12 parece muito. Mas ao mesmo tempo parece que parou a correr. Neste tempo de "pressas", a Joana consegue fazer me parar num dos melhores momentos do meu dia... Muitos parabéns e um grande obrigado. Com a magia dos ingredientes e das suas palavras, o meu mundo mudou para melhor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Muitos parabéns Joana :)
    Recordo com prazer o dia em que nos conhecemos, guardo as primeiras receitas em papel, que imprimia pois as que gostava eu imprimia para as guardar num dossier. Assim que surgiu o primeiro livro fui logo no primeiro dia comprá-lo à Fnac do Colombo ( recordo-me tão bem de ir na hora de almoço, do dia da saída do livro, para o ter na mão, folhear e aguardar pelo dia que estaria em Cascais para o autografar). Depois vieram mais livros e lá os vou comprando, pois sou muito "old school" apesar de ver na net, nada como ter o livro à mão sempre que preciso. todos os dias aguardo pelo post do dia, mesmo sem comentar e hoje confesso que sou mais adepta do instagram do que do facebook, onde não perco as história diárias. Muito obrigada por estes 12 anos, muito obrigada pela dedicação e partilha, pois apesar de ser um trabalho que lhe paga as contas,este é feito com amor e isso nota-se. Como em tudo na vida, o que é feito com amor faz a diferença. Que venham mais anos, recheados de boas memórias,de muitas sugestões, novas aprendizagens e acima de tudo com a JOANA ROQUE, que nos inspira cada dia em tudo o que faz.
    Muitos parabéns e votos das maiores felicidades para este cantinho lindo da Blogoesfera que mantêm o glamour e o mesmo espírito de há 12 anos apesar das evoluções deste mundo moderno onde "mais vale parecer do que ser" :)
    Um grande beijinho
    Romã/ Cristina Costa Amaral

    ResponderEliminar
  21. Muitos parabéns, quem venham mais 12 com muita partilha de ideias, dicas, sugestões e receitas que funcionam!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  22. Parabéns, Joana! Doze anos de blogue é um caminho que não se faz da noite para o dia, inevitavelmente cheio de evolução e de vida. Merece ser celebrado, mais não seja com uma mensagem de parabéns. :D Venham muitos mais!

    ResponderEliminar
  23. Muitos parabéns, Joana. Já a sigo há muitos anos. Quase desde o princípio. As suas receitas e sugestões têm-me inspirado ao longo dos anos e já me ajudaram, em várias ocasiões, a fazer um brilharete. Também eu mudei. Já não escrevo neste blogue do blogspot mas nunca o apaguei porque faz parte da minha história e ajudou-me a ser o que sou hoje.
    Muitos parabéns, muitas felicidades para a sua família, tão deliciosa como a sua comida 😄. Enquanto continuar por aí, eu estarei aqui. Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  24. Joana, com o seu post cheguei à conclusão de que à 12 anos que já cozinho. Foi com o blogue e com o seu primeiro livro que deixei de ter medo de experimentar coisas novas. Experimentei na altura mais de metade das receitas do primeiro livro e tudo acertava!! No Natal seguinte, todas as mulheres da família receberam um. Hoje adoro cozinhar e sou elogiada pelos pratos. Mas tudo começou consigo. Antes fritava um ovo e cozia arroz... pouco mais. Eu também evoluí, e curiosamente parece que ... ao mesmo tempo que foram surgindo os novos livros, estes também se adequavam a mim. Sou sua fã.

    Carolina Caires

    ResponderEliminar
  25. Mariana09:08

    Muitos parabéns pelos 12 anos. Continue a fazer o que gosta que nós gostamos

    ResponderEliminar
  26. Anónimo15:06

    Parabéns. Não acompanho à 12 anos mas certamente à 3/4 anos. Grata por tudo. Continue assim, sempre com esse ar bem disposto.

    ResponderEliminar
  27. Joana, Muitos parabéns. Acompanho-a há 12 anos! Lembro-me de comprar o seu primeiro livro e ler a historia de como tudo começou. A sua história é uma fonte de inspiração para a mudança e para agarrarmos os nossos sonhos. Votos de muitas felicidades.Paula

    ResponderEliminar
  28. Parabéns Joana, já a acompanho desde o primeiro livro, muito obrigado pela sua partilha. beijinho

    ResponderEliminar
  29. Muitos parabéns de uma fan que te segue desde o primeiro livro e já tive o prazer de fazer um workshop. Venham mais 12 anos ❤🙏

    ResponderEliminar
  30. I want to always read your blogs. I love them Are you also searching for nursing research paper help? we are the best solution for you. We are best known for delivering Nursing research paper writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar
  31. I want to always read your blogs. I love them Are you also searching for Nursing Pico Writing Help? we are the best solution for you. We are best known for delivering Nursing Pico writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar

Imprimir