Salada de Quinoa com Bacon, Cenoura e Couve


Perguntam-me muitas vezes porque é que só preparo os jantares na minha ementa semanal. Principalmente porque os almoços são quase sempre solitários. Ora normalmente os almoços acabam por ser as sobras do dia anterior, que são muitas vezes e propositadamente preparada em maior quantidade, ou um aproveitamento de sobras de alguma outra coisa que exista no frigorífico lá de casa, ou algo de desenrasque de última hora, como um hamburguer grelhado, ou uma salada de atum ou frango... Até porque o Zé está na escola e almoça por lá, o Miguel nunca almoça em casa, e tanto eu como o António temos dias em que não almoçamos em casa.
Além disso a hora crítica - e quem tem filhos pequenos sabe isso de certeza - acontece ao final do dia. E é aí que eu sinto necessidade de ter esta preparação feita, para poder estar mais à vontade e em poucos minutos preparar o jantar, porque estou sozinha com 3 crianças pequenas e o pai só chega - quase sempre - à hora de jantar.
E num destes almoço solitários, de aproveitar o que está no frigorífico, aproveitou-se a quinoa cozida para uma salada rápida em 5 minutos!

26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema "Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor" Inscrições e informações em info@workshops-popup.com - ESGOTADO!!!


27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro - Ovar, às 10h com o tema "Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt - SÓ DUAS VAGAS!!!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de quinoa cozida (pode ser arroz, por exemplo)
100g de bacon em fios ou cortado em cubinhos
1 cenoura pequena ralada
1 mão cheia de couve em juliana fina
1/2 cebola pequena
75g de queijo da ilha ralado
2 ovos
azeitonas q.b.
manjericão q.b.
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte depois a cebola picada e em seguida o bacon em fios. Deixe saltear um pouco até a cebola ficar translúcida. Junte depois a quinoa e envolva bem. Acrescente a cenoura e a couve e retifique de sal e pimenta. Deixe cozinhar alguns minutos, em lume brando.
Junte depois o queijo da ilha e um pouco manjericão picado e envolva.
Coloque nas taça e termine com um ovo estrelado e umas azeitonas.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo11:00

    Gosto destas ideias de refeições rápidas, "desenrascadas" e de aproveitamentos.
    Em casa, mesmo não tendo a sua preparação semanal, prepara-se uma maior quantidade para o jantar, de forma a haver sobras para o almoço do dia seguinte (marmitas). E se por vezes, há sobras, tenta-se complementar com algumas coisas de forma a ter uma refeição feita do "nada".
    É uma boa ideia para usar o resto de uma salada de couve roxa que tenho, bastando cozer um pouco de arroz, massa, quinoa (ou outro tipo de grão), juntando um ovo cozido ou outra coisa.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir