Panqueca de Manteiga de Frutos Secos (Low Carb)


Esta receita não estava para ser publicada, mas os vossos pedidos são ordens, e eu compreendo que nesta fase do ano, com as férias a chegar, estamos todos (vá, uma maioria!) numa operação de caber no bikini sem parecermos muito mal. Ora desde que descobri estas panquecas pobres em hidratos de carbono (e daí low carb) e ainda por cima sem banana - porque todos sabemos que a banana em excesso não é o melhor amigo de quem quer perder massa gorda - tenho feito algumas vezes. São simples, saborosas e deixam-me saciada seja ao pequeno almoço seja até num lanche. 
Portanto deixo-vos aqui a receita  que só leva mesmo estes ingredientes - e que ontem gerou uma onda de pedidos e de comentários no stories do instagram.

(Em relação aos workshops, informo que estão ambos esgotados! Obrigada a todos!)

Ingredientes  para 1 pessoa:

1 ovo
1 colher de sobremesa cheia de manteiga de frutos secos ou de sementes (esta foi feita com tahini, mas habitualmente faço com manteiga de amêndoa ou de amêndoim)
1 colher de chá rasa de fermento em pó

Preparação:

No copo da varinha mágica coloque o ovo, o fermento e o tahini ou a manteiga de amêndoa. Triture tudo até obter uma mistura homogéna.
Leve depois a uma frigideira anti aderente bem quente. Reduza depois o lume, deixe ganhar bolhas e cozinhar de um lado, vire, e cozinhe do outro.
Sirva com fruta, ou numa versão salgada, com ovo e presunto, ou qualquer outra combinação a seu gosto. (Se for para comer numa versão doce, os mais gulosos podem juntar compota, mel ou maple syrup, uma vez que a panqueca não é doce!)


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo11:40

    Aqui está uma ideia bastante simples, e prática!
    Passou-me despercebida (nem sempre acompanho o stories), mas fico com a ideia, para um possível pequeno almoço ou lanche.
    Neste momento, já não vou a tempo da "operação bikini" 2018 (ok... talvez ainda dê!), mas quem sabe se preparação para "Natal 2018", a pensar eventuais excessos! (risos).
    Só falta arranjar a manteiga de frutos secos ou tahine (tenho uma pasta de sésamo preto que não correu muito bem, "encostada" no frigorífico, e poderá ser uma forma de a usar).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Estas sim, sou capaz de fazer, precisamente pq ñ levam banana :P Já agora, qts panquecas dá? Bjinhos e obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:19

    Pensei que as bananas não engordassem muito,eu gosto e como as da Madeira,tenho que comer menos...

    ResponderEliminar

Imprimir