Sopa de Pescada com Batata Doce e Ervilhas Tortas


Foi um fim de semana muito preenchido! O primeiro aniversário de um dos primos mais novos, e um domingo de volta do jardim, para aproveitar o bom tempo, com direito a churrasco ao almoço e petiscos para o jantar. Os miúdos aproveitaram para correr e brincar e mexer na terra e ajudar a mãe na jardinagem e o pai na bricolage. O António está finalmente melhor, e parece que a outite que nos atormentou na última semana já nos está a deixar. 
Começamos assim uma nova semana!!!

26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema "Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor" Inscrições e informações em info@workshops-popup.com - ÚLTIMAS VAGAS!!!

27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro - Ovar, às 10h com o tema "Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt - SÓ DUAS VAGAS!!!

Ingredientes para 4 pessoas

1 pescada com cerca de 600g cortada em postas.
1 cenoura
2 cebolas pequenos
sal e pimenta q.b.
1  rama de alho francês
2 tomates pelados
1 molhinho de coentros frescos
2 batatas doce médias laranja 
300g de ervilhas de quebrar
azeite q.b.

Preparação:

Num tacho coloque sal, uma cenoura cortada ao meio, um pouco de coentros, 1 cebola, a rama do alho francês e tempere com um pouco de pimenta e a cabeça da pescada. Assim que a levantar fervura, junte as restantes postas, deixe-as cozinhar cerca de 10 minutos. Retire as postas e deixe tudo o resto cozinhar em lume brando cerca de 30 minutos.
Escorra e reserve o caldo de cozedura do peixe - descarte o resto, aproveitando o que puder do peixe que está na cabeça da pescada. Limpe também as postas de pescada de peles e espinhas e reserve o peixe.
Descasque as batatas e corte-as em cubinhos. Leve a cozer em água temperada de sal até que fiquem macias. Escorra e reserve.
Entretanto pique a outra cebola e leve-a a refogar com um pouco de azeite. Junte depois o tomate pelado picado e deixe estufar. Tempere de sal e pimenta. Com a varinha mágica triture tudo até obter uma mistura homogénea. Junte depois o caldo de peixe coado e retifique de sal e pimenta. Deixe voltar a levantar fervura e acrescente as ervilhas tortas cortadas em pedaços. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos.
Ao fim desse tempo acrescente as batatas e o peixe e deixe levantar fervura.
Sirva quente polvilhada com coentros frescos picados.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Que rica sopa de pescada,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:25

    Quase que parece uma caldeirada!
    Confesso que não estou muito habituada às sopas de peixe, talvez por nunca ter sido habitual em casa (o mais próximo eram as "sopas de bacalhau com pão, coentros e ovos" que o meu pai fazia).
    No entanto, fico com esta sugestão de reserva, pois pode haver uma oportunidade para a experimentar, com estes ou outros ingredientes, consoante o que houver em casa.
    Houve uma vez que fiz uma receita de peixe com grão de bico e especiarias (chamaram-lhe um ensopado), e apesar de parecer uma combinação estranha, ficou bastante boa. Tinha visto a ideia no FB, na página de um blog que aprecio, e era baseada numa receita de um dos livros do Bill Granger.
    E se experimentei aquele "ensopado" não sabendo o resultado final, certamente que irei experimentar esta sopa.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. I want to always read your blogs. I love them Are you also searching for Nursing thesis writing services? we are the best solution for you. We are best known for delivering Nursing thesis writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar

Imprimir