Hambúrgueres com Cogumelos, Tomate Seco, Manjericão e Parmesão



Já aqui falei algumas vezes que encomendo regularmente um “cabaz” de carne de vaca de raça Marinhoa. (Saibam mais aqui: https://carnemarinhoa.pt/encomendas). Nos últimos tempos, passei também a encomendar hambúrgueres que são 100% carne marinhoa e vêm ultra congelados e prontos a cozinhar. Desde que experimentei a primeira vez - e deixam que vos diga muito desconfiada -  que deixei de fazer o meus próprios hambúrgueres de vaca, pois estes são deliciosos e vêm até embalados individualmente, e passei apenas a fazer em casa hambúrgueres de carne de porco ou de aves.
E cá em casa não se comem apenas os hambúrgueres no pão, ao estilo de hamburgueria gourmet. São óptimos para refeições rápidas - porque vão diretamente do congelador para a frigideira ou grelha. E e igual se compramos hambúrgueres de qualidade já prontos, ou se fazemos os nossos hambúrgueres e os temos congelados e sempre à mão! São perfeitos para desenrascar e são, para mim uma excelente fast food caseira.
Da ultima vez que os fiz, foi assim, com cogumelos, tomate seco, parmesão e manjericão e ficaram mesmo muito bons! E não demorei mais de 15 minutos a fazer o jantar!

Workshops Agendados:

26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema "Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor" Inscrições e informações em info@workshops-popup.com


27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro - Ovar, às 10h com o tema "Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 2 pessoas:

2 hambúrgueres de vaca de boa qualidade ou feitos em casa
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
150g de cogumelos frescos
2 tomates secos conservados em azeite
manjericão fresco q.b.
lascas de parmesão q.b. 

Preparação:

Leve uma frigideira ao lume e deixe aquecer bem. Junte depois um pouco de azeite (1 colher de sopa) e coloque os hambúrgueres na frigideira quente deixando-os cozinhar de ambos os lados até que fiquem a seu gosto - mais ou menos passados. Tempere a gosto com sal e pimenta e retire os hambúrgueres da frigideira e reserve. Sem limpar a frigideira acrescente os cogumelos previamente laminados e lavados e deixe saltear até que estejam cozinhados. Acrescente o tomate seco partido em pedacinhos e retifique os temperos,
Coloque a mistura de cogumelos sobre os hambúrgueres e termine com manjericão fresco picado grosseiramente e umas lascas generosas de parmesão.
Sirva com uma salada verde e também com palitos de batata frita.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo10:19

    Aqui uma bela sugestão, que pode servir para os hambúrgueres de aves, ou mesmo bifinhos (vaca, porco, aves).
    Estou curiosa com essa carne, ou outras, mas no meu caso, os "problemas logísticos" condicionam este tipo de compra: falta de espaço para congelar, horários de trabalho que não são compatíveis com entregas em casa, ou mesmo falta de oferta no talho na área onde resido (tirando o hipermercado, ao qual vou poucas vezes).
    No entanto, fico com esta sugestão, pois podemos aprimorar algo simples, e variar o singelo hambúrger.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:13

    Pode dizer-me onde compra o tomate seco.
    Obrigada
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Compro habitualmente no continente. Está disponível na secção dos molhos e temperos. Mas também já vi no Pingo Doce e Jumbo.
      Espero ter ajudado.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Anónimo16:33

    Olá Maria,

    O tomate seco, simples ou em óleo/azeite, costuma-se encontrar no corredor das conservas/molhos/comida do mundo (depende da disposição das lojas), em supermercados/hipermercados correntes ou biológicos (Continente, Pingo Doce, Jumbo e outros). Também, costuma aparecer nas campanhas temáticas "italianas" no Lidl e Aldi. As mercearias de venda a granel costumam ter tomate seco (simples, inteiro ou picado), e já comprei tomate seco (e outras coisas) da Desidrata numa feira (têm loja on-line).
    Espero que a informação ajude.

    Um beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir