Frango com Limão e Gengibre com Esparguete com Pesto de Abacate e Manjericão


Foi um fim de semana cheio. Talvez a melhor forma de comemorar os 12 anos de blogue, com workshops no sábado e domingo. Casa cheia nos dois e horas muito divertidas como os workshops devem sem, e em locais que já são casa, com pessoas que já são familia. Gosto mesmo muito disto que faço, apesar de começar esta segunda feira um bocadinho cansada. E quando para a maioria é um dia de regressar ao trabalho depois do fim de semana, para mim é assim uma espécie de dia de folga - apesar de estar em casa com os dois mais novos...
De qualquer maneira é uma semana mais pequena, que há um feriado, e para nós vai ter direito a mini férias, as primeiras a 5. Esperemos que o tempo ajude, que me parecia bem dar o primeiro mergulho do ano e apanhar um bocadinho de sol e dar passeios à beira mar...
Até lá fica mais uma receita para chamar o bom tempo!

Ingredientes para 2 pessoas:

120g de esparguete (usei de trigo sarraceno, mas serve qualquer um)
1/2 abacate maduro
10 cajus
5 folhas de manjericão fresco
sal e pimenta q.b.
sumo de limão q.b.
1 dente de alho
1 pedacinho de raíz de gengibre fresco
2 peitos de frango pequenos
azeite q.b.

Preparação:

Corte o frango em tiras não muito finas e tempere com sal, pimenta, sumo e raspa de limão, alho picado e gengibre ralado. Acrescente um pouco de azeite, misture bem e deixe marinar um pouco.
Leve uma frigideira ao lume e deixe aquecer bem. Cozinhe os pedaços de peito de frango até que fiquem dourados, sem os deixar secar. Reserve.
Entretanto cozinhe depois o esparguete em água temperada de sal, até que fique al dente. Escorra, passe por agua fria, guardando um pouco da água da cozedura.
No copo da varinha mágica coloque o abacate, o caju e as folhas de manjericão. Tempere com uma pitada de sal e triture até obter uma mistura homogéna.
Coloque o esparguete numa saladeira, junte o pesto de abacate e envolva tudo, juntando um pouco da água da cozedura da massa para ajudar a soltar a massa. Por cima do esparguete coloque as tiras de frango e decore com mais manjericão fresco.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo11:12

    Gosto desta sugestão!
    Tem um ar e aroma bastante estival, é prática e diferente para variar do simples "esparguete com bife de frango/perú frito/grelhado".
    Tenho quase tudo em casa, bem... quase tudo, falta a carne e o mangericão, mas é um ponto de partida para inspirar algo em casa. Também, gosto desta versão de pesto, com o abacate e os cajus. Há muitas variações deste molho, e já fiz de agrião e de beterraba, usando nozes, amêndoas, ou castanha do Maranhão, com ou sem queijo.
    Fico contente por os worshops terem tido casa cheia, é bom sinal! Só falta ver se irá haver algum, um pouco mais a sul, como em Lisboa , por exemplo.
    Aproveite para descansar, para vir com as energias redobradas e novas partilhas.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Una bella sugestão ;) Bjinhos, boa semana e boas mini-férias ;)

    ResponderEliminar
  3. I want to always read your blogs. I love them Are you also searching for nursing research paper help? we are the best solution for you. We are best known for delivering Nursing research paper writing services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar

Imprimir