Taça de Quinoa com Peito de Frango com Mostarda e Salada de Couve, Maçã e Cenoura


Têm-me perguntado acerca da quinoa. Uso algumas vezes, mas não é uma coisa que adoro. Acho um bocadinho sem graça por si só, mas gosto bem temperadinha e com ingredientes que a complementem. Uso-a essencialmente em saladas quentes ou frias. Cozo uma quantidade maior que guardo no frigorífico e que rapidamente me permitem uma das minhas fast food habituais ao almoço. Também já vi usarem para misturar em almôndegas e hamburgueres, para além de papas como as de aveia, granolas e até bolachas.
Desta vez uma espécie de salada. Muito variada e colorida, com muitos alimentos bem posto numa tacinha, mas cujo objetivo é juntar tudo no prato. Esta leva também a minha salada de couve favorita que repito várias vezes, peito de frango com mostarda e a quinoa.
Espero que gostem! 

Workshops Agendados:

26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema "Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor" Inscrições e informações em info@workshops-popup.com

27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro - Ovar, às 10h com o tema "Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitos de frango pequenos
1 dente de alho
azeite q.b.
1 colher de sobremesa de mostarda em grão
sumo de limão
sal e pimenta q.b.

100g de couve coração
1 cenoura
1 maçã 
50g de caju
10 tomate cereja 
rebentos de ervilha (opcional)

1 chávena de quinoa cozida*

Preparação:

Coloque o peito de frango numa assadeira e tempere de sal, pimenta, o dente de alho picadinho, o sumo de limão e com a mostarda. Leve a assar em forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 30 minutos e com cuidado para não ficar seco. Retire e deixe repousar. Corte depois em fatias fininhas e envolva no molho que se formou.
Entretanto corte a couve, com a ajuda de uma mandolina ou faca afiada em juliana fina. Rale a cenoura e a maçã e junte à couve envolvendo bem e regando com um pouco de sumo de limão. 
Pique grosseiramente os cajus e corte ao meio o tomate cereja.
Divida depois a salada de couve pelas taças ou pratos. Junte o peito de frango, a quinoa, os tomate cereja os rebentos de ervilha e os cajus picados.
Sirva envolvendo tudo.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo12:30

    Mas que grande coincidência!
    Neste fim de semana, estive para fazer uma salada com quinoa, mas tive uma mudança de planos, e esta ficou para outra ocasião.
    Já não a uso há bastante tempo, e normalmente uso-a em saladas compostas, quentes ou frias. No entanto, tenho que voltar a usa-la pois há bastantes receitas interessantes com ela (e com outros grãos).
    Talvez saia algo parecido, para usar um restinho de perú assado, e alguns legumes assados, ou mesmo uma salada com couve roxa e coração. Haja ideias para variar as coisas, e colorir os nossos pratos!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante e uma belíssima sugestão, sem dúvida, agora nestes dias mais calorosos ;) Tal como a Sara Oliveira comentou noutra publicação (das queijadinhas, julgo eu...), continuo sem ver as imagens ilustrativas do lado esquerdo... Espero q se resolva em breve. Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  3. o peito de frango fica uma delicia, ja fiz varias vezes ta mais que aprovado. parabens

    ResponderEliminar

Imprimir