Esparregado de Espinafres e Farinha de Grão de Bico


No último cabaz que chegou cá a casa do O Canteiro do Oeste, vinha um enorme molho de espinafres frescos. Fiquei logo com a ideia de fazer um esparregado de espinafres.

A minha ideia era não usar farinha de trigo - por motivos que interessam pouco para aqui - e lembrei-me de ter visto uma receita de esparregado de  espinafres com grão de bico. A ideia de fazer o esparregado usando a farinha de grão de bico foi quase imediato, uma vez que grão de bico e espinafres combinam muito bem.

E assim fiz. E acho que até gostei mais do que na versão original de esparregado.


Ingredientes:


1 molho grande de espinafres frescos - cerca de 750g

4 colheres de sopa bem cheias de farinha de grão de bico

2 dentes de alho

azeite q.b.

200ml de bebida vegetal de amêndoa

sal e pimenta q.b.

vinagre q.b.


Preparação:


Prepare, lave bem e escorra os espinafres. Leve a saltear num tacho quente com um pouco de azeite e os dentes de alho laminados. Deixe saltear até murcharem. Junte depois a farinha de grão de bico, a bebida vegetal e tempere a gosto de sal e pimenta e deixe engrossar em lume brando, mexendo sempre, cerca de 8 minutos para cozer a farinha.

Com a varinha mágica triture depois até obter uma mistura cremosa. Se necessário acrescente mais bebida vegetal e deixe cozinhar um pouco mais até obter a textura desejada. Retifique os temperos e tempere no final com um pouco de vinagre. 

Sirva como acompanhamento.


Bom Apetite!


1 comentário :

  1. Anónimo17:52

    Olá Joana, a farinha de grão fez na bimby? Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir