Pão de Alfarroba e Sementes (sem glúten)



Tenho feito muitas experiências com receitas em glúten. Por mera curiosidade de perceber o comportamento das mesmas, mas também porque tenho tentado reduzir o consumo de glúten porque já percebi que tem influência em alguns aspetos de saúde, nomeadamente nas minhas enxaquecas.

Esta receita é da minha amiga Carla Gato, e tive de adaptar ligeiramente porque não tinha a quantidade toda de farinha de alfarroba que a receita dela indica.

No entanto, e mesmo com as adaptações, ficou um pão muito saboroso e é um dos meus preferidos.

Segue a receita.


Ingredientes:

(Receita original aqui: https://www.instagram.com/p/COAhCUvsAZ6/)


125 ml de água morna

40 gr de farinha alfarroba

60g de farinha de arroz

200 gr de farinha de aveia sem glúten

330 ml de claras

7 gr de levedura seca (fermento de padeiro seco)

1 c chá de fermento em pó

100 gr de mistura de sementes (usei chia, abóbora, linhaça e girassol

1 pitada de sal


Numa taça coloque todos os ingredientes e misture bem. Pode usar a batedeira ou o robot de cozinha. Fica uma massa tipo bolo, mais líquida e não uma massa de pão.

Forre depois uma forma tipo bolo inglês com papel vegetal e acrescente a massa. Seq quiser coloque mais algumas sementes por cima.

Tape com um pano e deixe levar num local morno até a massa dobrar de volume.

Coza depois em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 a 40 minutos.

Retire de deixe arrefecer sobre uma grelha.

Depois de frio gosto de fatiar e congelar e assim ter sempre pão disponível para snacks e lanches!


Bom Apetite!

3 comentários :

Imprimir