Pão de Banana Simples e Rápido



Aqui em casa, sempre que há bananas maduras há bolo (pão de banana). Já fiz muitas receitas, todas diferentes, e nunca sei qual é que gosto mais. Aqui em casa não há ninguém que não goste de bolo de banana.

Aproveito sempre as bananas demasiado maduras para estas receitas, mas desta vez experimentei algum, um pouco diferente.

O mês passado, quando fomos para a Islândia tinha aqui em casa umas bananas já muito maduras. A ideia era deixar euffins ou bolo de banana congelado, mas já não tive oportunidade para isso, portanto congelei as bananas inteiras, com casca e tudo.


Num destes dias, lembrei-me das pobre bananas e retirei-as e deixei-as a descongelar. Foram essas bananas que usei para fazer este bolo de banana e posso dizer-vos que resultou na perfeição!


Ingredientes:


3 bananas maduras + 1 banana madura

125g de manteiga à temperatura ambiente

125g de açúcar

2 ovos

225g de farinha de espelta ou trigo

1 colher de sobremesa de fermento em pó

100g de iogurte natural

Amêndoa laminada para polvilhar



Preparação:


No robot de cozinha ou liquidificadora coloque 3 bananas maduras, a manteiga, o açúcar, os ovos e o iogurte e triture até obter uma mistura de consistência homogénea. Junte depois a farinha e o fermento e envolva suavemente até estar bem misturado.

Verta a mistura para uma forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada com farinha, e por cima disponha a outra banana cortada longitudinalmente e polvilhe com amêndoa laminada. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora.

Retire, deixe arrefecer cerca de 5 minutos dentro da forma e depois desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.


Bom Apetite!


1 comentário :

  1. Que bom aspecto! Até dá vontade de comprar bananas demasiado maduras só para fazer este bolo! :)

    ResponderEliminar

Imprimir