Continuo de volta do pão de massa mãe e tenho feito pães bastante razoáveis. Mas como não faço pão todos os dias e não quero guardar ainda a minha massa mãe no frigorífico, tenho tido imenso descarte. Depois do brioche, que tenho feito regularmente, experimentei as bolachinhas de limão da Sofia do Criar, Crescer, Comer e são mesmo boas. Não sendo o intuito deste blogue partilhar coisas sobre massa mãe, não quero deixar de partilhar esta receita com o uso de descarte, que podem também ser úteis a outras pessoas.
Ingredientes:
Receita original aqui: https://criarcomercrescer.com/2024/10/bolachas-de-limao-com-massa-mae-descarte.html#recipe
80g açúcar
80g açúcar amarelo
100g óleo vegetal
120g de descarte de massa mãe
40g sumo de limão
1 limão (raspa)
260g farinha de trigo
1 colher de chá fermento em pó
3/4 colher de chá bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá sal
Preparação:
Numa taça coloque os açúcares, o óleo, o fermento natural, o sumo e raspa de limão.
Bata tudo muito bem, mais ou menos 2 minutos, até obter uma mistura homogénea.
De seguida, acrescente a farinha, fermento em pó, bicarbonato de sódio e o sal. Mexa tudo muito bem, com uma espátula de borracha ou colher de pau, até obter uma massa homogênea.
Cubra a taça película aderente e leve ao frigorífico por 12 a 24h.
No dia seguinte tire a massa do frio e faça bolas de do tamanho de nozes. Coloque cada uma em cima de um tabuleiro previamente forrado com papel vegetal e devidamente separadas umas das outras e achate-as ligeiramente.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC entre 12 a 15 minutos ou até obter uma bolacha dourada e crocante nas bordas.
Retire do forno, e deixe-as repousar até que arrefecem e enrijeçam um pouco. Tranfira depois para uma grelha e deixe arrefecer completamente.
Conserve à temperatura ambiente num recipiente hermético até 3 semanas.
Bom Apetite!
Sem comentários :
Enviar um comentário