Pãezinhos Meio Integrais


Sou quase inseparável da minha máquina de pão. Habituei-me a viver com ela, a ter pão acabado de fazer para o pequeno-almoço, a congelar as fatias que sobram para os restantes dias da semana, a programa-la à noite, depois de arrumar a cozinha, para depois acordar com cheiro a pão quente. Por isso, raramente compro pão para comer no dia-a-dia.
Mas há alturas em que esqueço a máquina de pão e fico com vontade de o preparar de uma maneira mais tradicional. Se sentir o cheiro do fermento e de literalmente meter as mãos na massa. É libertador, e também de certo modo terapêutico, poder sovar, amassar, apertar um bocado de massa, que ficará tão mais leve quanto maior for a minha “fúria”!
E fazer pão é também um exercício de paciência: esperar que levede não uma, mas normalmente duas vezes. E depois colocar no forno, esperar que coza bem enquanto a casa se enche de um dos melhores cheiros do mundo – pão acabado de fazer!
Claro que não é tarefa para todos, ou sequer para todos os dias. Mas há dias assim, com vontade de fazer pão. Como estes: saborosos, deliciosos e estranhamente amorosos.

(E amanhã, pelas 14h na RTP 2, no programa Sociedade Civil, participo numa conversa sobre Refeições de Marmita!)

Ingredientes para cerca de 12 pãezinhos:

180ml de água
60ml de leite
20g de manteiga
1 saqueta de levedura seca (cerca de 7gramas)
250g de farinha integral
250g de farinha de trigo
Sal q.b.

Preparação:

Aqueça a água e o leite juntamente com a manteiga para que esta derreta, mas não deixe ferver. Deixe depois arrefecer um pouco, até estar a uma temperatura próxima dos 37ºC.
Numa taça coloque as farinhas, a levedura seca e o sal e acrescente depois a mistura de leite, água e manteiga já morna.
Amasse bem, sovando e apertando, até que a massa se apresente elástica e maleável. Tape com película aderente e deixe levedar cerca de 30 minutos ou até ter dobrado de volume.
Divida depois a massa em 12 partes iguais e forme pequenos pãezinhos, colocando-os num tabuleiro previamente untado com farinha. Tape com um pano de cozinha limpo e deixe levedar mais 30 minutos.
Ligue depois o forno e deixe-o aquecer até aos 180ºC. Polvilhe os pãezinhos com um pouco mais de farinha e faça-lhes um pequeno golpe com uma faca afiada.
Leve-os depois ao forno já aquecido e deixe cozinhar cerca de 20 minutos. Retire-os e deixe arrefecer um pouco sobre uma grelha.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Não há nada melhor que cheirinho a pão quente pela manha...
    beijinhos e uma óptima semana :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também fiquei inseparável da minha máquina do pão!
    Mas, também gosto de fazer à mão. Estes ficaram maravilhosos!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Esse pão está com um aspeto maravilhoso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:07

    Cozo pão todas as semanas, em forno de lenha :) Ontem foi pão de centeio e folar.Uma delícia !!! O seu pão está com ótimo aspeto.

    ResponderEliminar
  5. Quentinho com manteiga, hmmm delicioso.
    Amnhã vou estar atenta - boa sorte :)

    ResponderEliminar
  6. estes pãezinhos estão com uma cara ótima, já comeria uns três, gulosa eu rsrs, bjs !!!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:58

    Ola joana!
    Esses seus paes sao uma delicia!
    Eu, pelo contrario, nao me tornei adepta da maquina de pao. Sou adepta da massa nas maos! E o que diz, torna- se em algo libertador!
    Tenho uma receita de pao ciabatta maravilhosa que faço muitas vezes e e facilima!
    Vou experimentar esta, de certeza!
    Bjnho

    ResponderEliminar
  8. Joana, q bela notícia, sou fã da Sociedade Civil (gostava mais qd lá estava a Fernanda...), mas amanhã estarei a trabalhar :( Mas dps irei ao podcast p ver o programa na íntegra! Bjinhos e parabéns pelo convite! Ah e os pãezinhos ficaram lindos!

    ResponderEliminar
  9. Que belos paezinhos! e parabéns pela participação na RTP2
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Anónimo09:44

    Onde posso comprar levedura seca?
    Obrigado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá querida Joana :)
    Adoro o teu blog! Muitos parabéns!
    (acabei de comprar o teu último livro, para oferecer no dia da mãe :D é que tantas vezes ela pergunta "que faço hoje para jantar?" hihihi, ela vai adorar!)

    Tenho umas questão e pode parecer um bocadinho estúpida... será que me podias dizer qual é a manteiga que usas, principalmente quando fazes bolos ou sobremesas que levam manteiga?

    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana

    Que aspeto delicioso tem este pão:-) Adorei o aspeto e a textura dele.

    Beijinhos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir