Esta receita foi tirada há já muitos anos de uma das Revistas Vaqueiro. Infelizmente, não sei qual o número nem o ano, mas fica aqui registada a fonte!
Costuma fazer algum sucesso, apesar de ser um pouco trabalhosa. Para mim, é o tipo de receita que eu gosto de fazer para os almoços de Domingo!
Ingredientes:
6 batatas médias
óleo
2 cebolas
6 dentes de alho
80g de margarina
2 postas de bacalhau demolhado
2clh sopa de farinha
6dl de leite
sal, pimenta e noz moscada
4clh sopa de coentros picados
100g de queijo ralado em fio
Preparação:
Descasque as batatas e corte-as em batata palha. Lave-as e seque-as à medida que as for fritando em óleo quente. Deixe-as ficar ligeiramente douradas e escorra-as em papel absorvente.
Corte as cebolas e os alhos em rodelas finas e leve a cozer na margarina. Retire as peles e espinhas ao bacalhau, embrulhe num pano e esfregue para desfiar.
Junte o bacalhau e as batatas à cebola e deixe estufar um pouco. Polvilhe com farinha, mexa e regue com o leite.
Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e deixe cozer, mexendo até engrossar. Junte os coentros e metade do queijo e deite num tabuleiro untado.
Polvilhe com o resto do queijo e leve a gratinar.
Sirva com salada!
Bom Apetite!
Trabalho, mas pelos vistos, vale a pena. Mais uma receita de bacalhau para testar! :-)
ResponderEliminarOlá, é engraçado porque também faço esta receita, de há uns anos para cá, só que para simplificar, de vez em quando uso batata palha de pacote.
ResponderEliminarJá agora, aproveito para me apresentar, sou a Soraya e inaugurei hoje um blog, que está em http:\\comvistaprocastelo.blogspot.com. Espero que venha a gostar tanto quanto gosto do seu.
Fique bem
Soraya
Infelizmente não gosto de coentros apesar de ainda não ter desistido :-), mas com coentros ou não esta receita está um espetáculo. Posso sempre fazer sem os ditos...
ResponderEliminarEu queria este prato no meu jantar. Menina, isso deve ser delicioso.
ResponderEliminarAdoro a combinação de bacalhau com coentros.
ResponderEliminarEsta receita é óptima. No entanto, acho que se deve exagerar um pouco mais na quantidade de coentros...
ResponderEliminarPodia aconselhar os vinhos a acompanhar cada uma das suas receitas.Num país como o nosso com tanta variedade e opções de escolha apropriadas para cada receita verifico que já existe alguma informação sobre os mesmos na net mas pouco sobre sobre a sua
utilização.