Crepes Gratinados

Mais uma comidinha para um jantar mais simples...aquilo que eu chamo comida de Domingo à noite.
Podem variar o recheio dos crepes. Estes foram recheados com queijo e fiambre, mas podem rechear com restos de frango ou de carne assada, atum, camarão, pescada, vegetais, cogumelos... uma infinidade de opções. Ideal para limpar os restos do frigorífico.


Ingredientes:


Para os crepes:
2 ovos
250gr de farinha
200ml de leite
25 gr de manteiga
sal
Manteiga


Para o recheio:
100gr de fiambre
100gr de queijo mozarella ralado em fio
3 colheres de sopa de maionese


Para o Molho Bechámel:
300ml de leite
1 colher de sopa de farinha
2 colheres de sopa de manteiga
sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão


Preparação:


Começe por fazer o molho bechámel. Leve ao lume um tacho e derrete a margarina. Junte a farinha de uma só vez e deixe cozinhar com a manteiga até se começar a formar uma película no fundo do tacho. Vá então juntando o leite quente, aos poucos e poucos, de modo a ser absorvido pela farinha e formar uma espécie de creme. (Se ficar com grumos use a varinha mágica até desaparecerem.)
Deixe engrossar um pouco e tempere de sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão a gosto. Reserve.
Prepare depois os crepes: misture os ovos com a farinha a manteiga derretida e o leite e tempere de sal. Leve uma frigideira anti aderente ao lume e pincele-a comum pouco de manteiga. Coloque na frigideira 1 concha de massa e rode a frigideira de modo a que toda a superfície fique com 1 camada fina de massa. Deixe cozinhar e, com a ajuda de uma espátula vire o crepe e deixe cozinhar do outro lado. Repita esta operação até esgotar toda a massa.
Para o recheio corte o fiambre em pedacinhos, junte o queijo ralado e misture com a maionese.
Coloque o recheio no centro do crepe, dobre duas estremidades para dentro e enrole. Coloque os crepes com a abertura virada para baixo num prato que possa ir ao forno.
Depois de todos os crepes estarem enrolados e no tabuleiro (não sobreponha os crepes!), regue com o bechamel previamente preparado (também pode usar bechamel de pacote!)
Leve a forno quente até ficar gratinado, e sirva com uma salada verde!


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo10:45

    Gosto muito de crepes e estes assim gratinados parecem-me deliciosos.
    www.cozinharte.blog.com

    ResponderEliminar
  2. deve ser uma delícia.. mas uma comida ligeira é que nao é. nem quero saber das calorias :( mas que comia já dois, ai isso comia.

    ResponderEliminar
  3. Sempre apelo para essas comidinhas mais rápidas. Se a rotina não nos dá outra opção que façamos coisas saborosas como esses crepes.

    ResponderEliminar
  4. Ficaram muito bonitos. Que delícia! Eu nunca fiz crepes salgados, tenho de experimentar!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:36

    Cara Joana, boa tarde,

    tentei fazer os crepes da sua maravilhosa receita mas os mesmos partiram-se. Será se a massa estava muito grossa? O que acha que eu fiz mal?
    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir