Bolo de Cenoura à Brasileira

A semana passada andei a arrumar uns papeis que andavam acumulados pela mesa do computador, quando descubro umas quantas receitas impressas. Já nem me lembrava daquelas receitas, e estava pronta a arquivar, até que ponho os olhos num bolo de cenoura e chocolate retirado de um site brasileiro.
Peguei na receita e rumei à cozinha. A receita original está aqui.

Ingredientes:

3 ovos
2 chávena de chá de açúcar (320g)
2 chávenas de chá de farinha de trigo (260g)
1 colher de sopa rasa de fermento
1 chávena de chá de óleo (100ml)
300g de cenouras
1 pitada de sal

Cobertura:250ml de leite 200g de açúcar, 4 colheres de sopa de cacau em pó, 1 colher de sopa de maisena e 1 pitada de sal.

Preparação:

Bata no liquidificador os ovos, as cenouras descascadas em pedaços, o óleo e o sal.
Numa tigela, misture o açúcar, o fermento e a farinha. Despeje a mistura do liquidificador para a tigela e misture bem.
Unte um tabuleiro com margarina e polvilhe-o com farinha. Coloque a mistura a cozer em forno pré aquecido a 170ºC.
Entretanto prepare a cobertura. Misture todos os ingredientes e leve ao lume até engrossar. Deixe arrefecer.
Assim que o bolo estiver cozido retire-o do forno e deixe arrefecer um pouco. Cubra-o depois com a cobertura.
Sirva cortado em quadrados.

Bom Apetite!

25 comentários :

  1. Faço um bolo parecido com este, e fica muito bom.
    Gostei da cobertura de chocolate, a experimentar na próxima ocasião

    ResponderEliminar
  2. Amiga eu ADORO bolinho de cenoura!! É tão, mas tão bom...mas o meu homem já não concorda, acha muito enjoativo! :S
    O que é que se há-de fazer,né? :P
    O teu está com um aspecto mesmo fôfo e apetitoso!!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  3. Ai que aspecto....já comia bem uma fatia. É uma receita para experimentar, com certeza.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Meus Deus que bom aspecto! Cá em casa todos gostam de tudo que leve cenoura :)Já vou a caminho da cozinha ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que bolo tão fofinho, deve ser uma delícia, com essa cobertura.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Bolo de cenoura com cobertura de chocolate é daquelas combinações a que não resisto!
    Lindo. :)

    ResponderEliminar
  7. nham nham... cadê a minha fatia?

    rsrsrs

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Ai que delicia! E eu aqui a beber o meu café com leite e de dieta ;( buááááá
    Só de olhar para ele quase que lhe sinto o cheirinho!
    Parabéns.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Este bolo tem duas combinações espectaculares...cenoura e chocolate.
    Que tentação.
    bj

    ResponderEliminar
  10. 300 gr de cenoura é mais ou menos equivalente a quantas cenouras???

    é so ideias maravilhosas neste blog nhamm :P

    ResponderEliminar
  11. Adoro bolos de cenoura, já experimentei uns quantos :)

    ResponderEliminar
  12. bolos de cenoura sao tao bons. maisum para experimentar.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Aprendi a gostar de bolo de cenoura, então com uma boa cobertura de chocolate...uma delicia!

    Esta cobertura parece optima, diferente (para melhor) da que costumo fazer. Da proxima vou experimentar esta!!

    Bjitos

    ResponderEliminar
  14. Excelente aspeto!!deve estar delicioso!! tenho de experimentar também com essa cobertura..

    ResponderEliminar
  15. bolo de cenoura é uma delícia.
    com essa cobertura de chocolate é de comer e chorar por mais.
    receita anotadíssima!

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Amo bolo de cenoura e esse ficou com um aspecto maravilhosos :)

    ResponderEliminar
  18. Anónimo14:34

    Olá! (mais uma vez)
    Cheguei até este teu bolinho através de links de outros bolinhos... e bem, em dia de folga, sem nada para fazer, decidi-me a faze-lo... mas com duas alterações: como andamos a abusar nos doces nos últimos tempos, decidi não colocar cobertura (só desta vez!) e em vez do óleo pus leite.
    Por não ter fermento em casa (coisa que vou ter de começar a ter!) usei farinha com adição de fermento... mas mesmo assim o bolo não cresceu muito. Ficou, em vez disso, um queijo (a textura semelhante) mas ficou muitooooo bom! Adorei porque não costumo comer muito bolo de cenoura, mas este passou a pertencer à minha lista de preferidos!
    Mais uma vez, obrigadaaa pela receita =)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  19. Anónimo14:24

    Linda.
    Bolo de cenoura é delicioso, o meu tem a receita quase igual só não tem cobertura, mas ainda vou experimentar....

    ResponderEliminar
  20. Sara18:57

    não fiz a cobertura mas nem é preciso, o bolo é ÓPTIMO! já agora parabéns pelo novo livro :)

    ResponderEliminar
  21. Patrícia Santos11:22

    Eu fiz esta eceita e até fiz a dobrar pois queria experimentar uma forma grande. O bolo cresceu, ficou muito fofinho e com um sabor fantástico!!! Mais uma mais do que aprovada! E, neste momento, tenho no forno o rolo de carne folhado que tenho a certeza que também irá ficar muiiito bom!!!

    ResponderEliminar
  22. Fiz este bolo e mesmo sem a cobertura ficou excelente! E é muito fácil de fazer :)

    ResponderEliminar
  23. Anónimo16:38

    Fiz este bolo e me saiu uma maravilha.
    Adorei a receita,parabens!!!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo23:57

    quanto tempo deve ficar o bolo no forno, mais ou menos?

    ResponderEliminar
  25. Maravilhoso!! Um sucesso, divinal e super fácil. Claro que já o partilhei no meu blog! Acho que nunca fiz nenhuma receita tua que não fosse boa ou ficasse bem... e basta olhar para as minhas ementas semanais para ver que venho "roubar-te" quase todas as receitas lá de casa! Obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir