sexta-feira, junho 25, 2010

Clafoutis de Cereja

Dois acontecimentos diferentes deram origem a que eu finalmente experimentasse esta sobremesa.
Em primeiro lugar tinha acabado de ler recentemente (e finalmente) o "Julie&Julia", da Julie Powell e por causa disso andava outra vez enamorada do meu "Mastering the Art of French Cooking" da Julia Child, de tal maneira que o tinha como leitura de cabeceira escolhendo receitas aqui e ali para fazer. Entre essas receitas estava o Clafoutis de cereja. Mas o preço não me convidada ainda a comprar cerejas, ainda por cima para utilizar numa sobremesa. Mas, sem estar a contar chegou cá a casa uma cesta cheia trazida pelos meus avós. E, apesar do trabalho de ter de as descaroçar, não resisti a finalmente fazer o Clafoutis da Julia Child.

Ingredientes:
(em Mastering the Art of French Cooking, pág.607 - Julia Child e outros)

340gr de cerejas descaroçadas ( de preferência das vermelhas escuras e carnudas - eu usei outra variedade mais pálida)
240ml de leite
60gr de açúcar + 60gr de açúcar
3 ovos
1 colher de sopa de extracto de baunilha
1 pitada de sal
70gr de farinha

Preparação:

Junte os ovos com o leite, 60gr de açúcar, o extracto de baunilha, a farinha e o sal e com a varinha mágica ou o liquidificador bata tudo muito bem.
Unte um pirex ou prato de ir ao forno com um pouco de manteiga e coloque uma camada fina da massa que preparou. Leve ao forno quente (180ºC) durante 1 ou 2 minutos só até essa primeira camada assentar. Retire do forno e espalhe as cerejas previamente descaroçadas e polvilhe com as restantes 60gr de açúcar. Cubra com o resto da massa e alise a superfície.
Coloque novamente no forno e deixe cozinhar cerca de uma hora. O clafoutis estará pronto quando estiver inchado e dourado e quando ao introduzir um palito esta sair limpo.
Sirva o clafoutis ainda morno previamente polvilhado com açúcar em pó.

Bom Apetite!

14 comentários:

  1. Ficou com optimo aspecto...
    Bjcas

    ResponderEliminar
  2. Huuummm! Que maravilha! Por acaso também ainda nunca fiz clafoutis (nem de cereja nem de outra fruta qualquer), mas agora ao ver o teu fiquei cá com uma vontade!! E tenho comprado umas cerejas tão maravilhosas, bem grossas, vermelhas e carnudas (e carotas, é certo!) que acho que ficariam mesmo bem nesta sobremesa! Talvez este fim de semana faça a estreia! Beijocas e um óptimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. hum mas que bom.
    eu com cerejas tambem nunca fiz fiz de pera e gostei muito
    tenho que experimentar este
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um óptimo aspecto.
    A fruta torna sempre as sobremesas bem especiais!

    ResponderEliminar
  5. Está com um aspecto maravilhoso!
    Desde que aumentaste o tamanho das fotos que este blogue está ainda mais apetitoso.

    beijos

    ResponderEliminar
  6. Está com óptimo aspecto. Os Clafoutis de fruta, andam na moda aqui na blogosfera:))

    ResponderEliminar
  7. O clafoutis de cereja é um dos meus bolos favoritos. Embora não o faça com frequência porque as cerejas são caríssimas, adoro o sabor e lá em casa dura pouco mais de 2 horas!!!

    ResponderEliminar
  8. Até que enfim que faço aqui o meu primeiro comentário!!!...:) Acho as tuas comidas maravilhosas!!! Sempre com um aspecto delicioso e com vontade de acabar de ler a receita e fazer logo de imediato...:-) Também adoro cozinhar e acredito que cozinhar é mesmo uma arte, uma vontade, uma disposição de fazer bem a nós e ao próximo!!! Já experimentei muitas das tuas receitas, em algumas dei o meu toque especial,não porque não goste da tua versão, mas também gosto de dar o meu "cunho" pessoal!!! Este fim de semana vou já experimentar esta "clafoutis de cereja" que achei o máximo por ter cerejas que é das frutas que mais gosto!!! Um bjinho e boas receitas!!!...:))

    ResponderEliminar
  9. Adorei!!! Tb ando viciada em cerejas, alias desde que tenho o blog estou cada vez mais viciada!!!

    Bjinhos
    Sandra

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:32

    Experimente colocar um cheirinho de vinho de Porto (ou kirsch) na massa, o sabor fica um um quê parecido com crepes. Vai ver que vai gostar. Eu normalmente gosto de servir o clafoutis depois de frio com uma bola de gelado de chocolate. Uma delícia.

    ResponderEliminar
  11. Também experimentei o clafoutis esta semana e publiquei, adorámos todos, o teu ficou lindo também, beijos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo09:07

    Adoro as suas receitas e as fotos fantásticas!
    Esta deve ser óptima e já agora, o pano em ponto de cruz é uma beleza!
    Bem haja e boas receitas!

    ResponderEliminar
  13. Esta receita é uma verdadeira Iguaria....Merece um reconhecimento especial.
    Passe no meu Blog porque tem uma lembrança para si.
    Bjs

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin