Frango com Molho de Leitão

A ementa para o almoço de sábado há muito que estava decidida. Peixinho grelhado com umas batatinhas e uma salada de alface (da mini-horta!). Tudo parecia tão simples até ao telefonema do M. a dizer que íamos ter o L. e a D. a almoçar connosco. Ora o peixe tinha sido comprado para dois e certamente não ia dar para quatro. Não me apetecia ir às compras e resolvi fazer o almoço com os ingredientes que já tinha em casa. Ainda pensei em fazer um prato de bacalhau mas rapidamente mudei de ideias e decidi-me pelo frango (pois, nada original mas sempre consensual, e rápido de preparar o que era importante naquele dia).
Ó que acabei de fazer foi um aproveitamento de algo bastante comum aqui nesta zona: molho de leitão. Para quem como eu mora numa zona onde o leitão à bairrada é quase sempre comida de festa, e é facil e normal ir comprar leitão para celebrar sabe que, juntamente com o leitão vem sempre a caixinha com o molho. Que sobra sempre.
Pois eu aproveitei esse molho, que tinha congelado, para preparar esta simples receita. Pode não ser - e não é certamente  - a coisa mais saudável do mundo, mas é uma forma de não desperdiçar o molho e fica uma versão muito saborosa de frango. A quem não consegue com facilidade o molho de leitão, fica também a receita, para que isso não seja motivo de não prepararem este frango.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 frango, com cerca de 1,4kg, partido em pequenos pedaços
150ml de molho de leitão à bairrada*

Preparação:

Numa assadeira coloque o frango já partido em pequenos pedaços e envolva-o bem no molho de leitão. Deixe marinar cerca de 2 horas.
Pré-aqueça depois o forno a 180ºC e leve o frango (juntamente com o molho) a assar, virando o frango de vez em quando e regando-o com o molho até ficar bem tostadinho.
Sirva depois com uma salada verde e arroz branco ou umas batatas pala-pala caseiras.

* Para uma versão caseira de molho de leitão pise num almofariz até formar uma massa 8 dentes de alho, 1 colher de sopa rasa de sal, 1 colherzinha de chá de pimenta preta moída, 50g de banha de porco de boa qualidade. Junte depois 1 colher de sopa de azeite e uma colher de sopa de vinho branco. (adaptado de Cozinha Tradicional Portuguesa, Maria de Lourdes Modesto)
A diferença deste tempero para o molho de leitão que eu usei, é que o molho de leitão é recolhido durante a assadura do leitão e também durante a fase da "sangria" (em que se escorre o molho líquido que se formou na barriga). É portanto um molho já cozinhado, ao contrário deste tempero que é uma aproximação ao tempero do leitão em cru.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Ja tenho visto em algumas churrasqueiras esta nova versao de frango com molho de leitao mas nunca experimentei.
    E por falar em leitao, ja ha tanto tempo de nao como... adoro!

    bj

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,
    Uma vez só, saturar o organismo com gordura saturada não faz tanto mal, também imaginando em diminuir o desperdício e valorizar o sabor, o frango deve ter ficado delicioso.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Fica muito bom, nós adoramos cá por casa, mesmo outras carnes fica muito bom, bjokitas

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:21

    Olá Joana!
    Tentei contactá-la via email, chegou a receber alguma coisa?
    Agradecia que me desse o seu feedback :)
    Cumprimentos,
    Susana
    (ecomunicacao@inforpress.com)

    ResponderEliminar
  5. Deve ser delicioso,tenho familia na zona da bairrada e desde pequena,que como o leitão feito pela minha tia,num forno dentro da parede com a cabidela de batatas por baixo.Saudades. A minha mãe costumava fazer ,mas com pato.Adorei o cantinho.

    ResponderEliminar
  6. adorei
    muito bom
    Beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Esta receita tem troika qb, é uma espécie sardinha com molho de caviar (se existisse, será que existe?). Já que não podemos ter o dito cujo, temos o chamado "leitão de asas" com o molho a mascarar :)))) Agora a sério, deve ser ótimo para quem gosta de frango churrasco e de molho de leitão!

    ResponderEliminar
  8. Ai que isto deve ser tão deliciosamente bommmm...! Eu não gosto muito de leitão, mas gosto do molho ;). Em compensação; ADORO frango assado! 1 coisa deliciosa + 1 coisa deliciosa = 1 coisa deliciosamente fantástica
    Beijinhos dos Ratinhos Cozinheiros

    ResponderEliminar

Imprimir