Creme Doce de Abóbora

O facto de congelar o excesso de todos os legumes que chegam cá a casa tem destas coisas. Mesmo depois das compotas, queques, tartes e sopas há uma gaveta do congelador cheia de abóbora em cubinhos para as sopas. Mais concretamente 8 sacos. Ou melhor eram 8 sacos.
No fim de semana a tarefa foi desimpedir a arca de tanta abóbora. Deixei ficar apenas 3 sacos e quanto aos restantes deixei-os a descongelar. Com uma parte fiz uma compota de abóbora congelada (receita aqui), e fiquei com mais uns frasquinhos para oferecer.
 Com a restante lembrei-me de inventar um pouco e preparei algo de diferente, um creme doce de abóbora assim entre um curd e uma compota. O resultado foi surpreendentemente saboroso e, pessoalmente acho que fica delicioso servido assim mesmo, simplesmente polvilhado com canela. No entanto acho que pode ser usado como os restantes curds: como recheio e cobertura de bolos, tarteletes, crepes e waffles. Experimentem!

Ingredientes para 3 frascos de 220ml:

700g de abóbora cozida e reduzida a puré (pesada bem escorrida)
160g de manteiga
3 ovos
300g de açúcar

Preparação:

Num tacho colocar o puré de abóbora, a manteiga partida em cubinhos e o açúcar. Misturar bem e levar ao lume até levantar fervura e o açúcar e a manteiga estarem bem incorporados.
Entretanto bata os ovos inteiros e incorpore-os no preparado anterior sem parar de mexer. Leve novamente ao lume continuando a mexer até o creme engrossar. Se necessário bata a misturar com a varinha mágica ou o robot de cozinha para obter um creme fino.
Coloque depois o creme em frascos esterilizados e guarde-os no frigorífico até utilizar. (Devem durar 2 ou 3 meses no frigorífico).

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Também costumo ter abóbora congelada aos cubos maioritariamente para as sopas.
    Esta tua sugestão parece-me muito bem, tem um aspecto cremoso e concerteza está bem saboroso.

    Bjcs

    ResponderEliminar
  2. Olhando unicamente a cor e aparência é vistosa e apetitosa, lendo os ingrediente é também deliciosa, ótima receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. tem muito bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  4. Faz lembrar papas de abóbora, do dia de Todos-os-Santos :)
    Ficou com uma cor muito bonita!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17:30

    Boa tarde!

    Pode dizer-me em que é que utiliza este creme?Para rechear tortas ou tartes?

    Obrigado,
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra,

      Para rechear tortas ou bolos, mas também fica muito bom como recheio de tartes ou tarteletes. Basta cozinhar a massa primeiro em vazio, e depois rechear com o creme, polvilhar com canela e está pronto a servir.

      Joana

      Eliminar
  6. Mto bom =)

    Uma dúvida: Do livro cozinhar, celebrar e partilhar, págin 56, cheesecake com requeijão e queijo fresco, com papaia. Qual o peso de casa requeijão e de cada queijo fresco ? Obrigada**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cary,

      O requeijão deve ter cerca de 250g e o queijo fresco 180 a 200g.
      Espero ter ajudado.

      Joana

      Eliminar
    2. Esclarecida :) Obrigada

      Eliminar
  7. Abóbora é a minha comida preferida, eu faco todas as receitas possíveis! rs
    A minha preferida é purê de abóbora com carne seca...hmmmmmmmm
    me deu até vontade! rs

    ResponderEliminar
  8. Adoro abobora:)
    já estou a imaginar uma torta recheada com este creme e uma chávena de chá a acompanhar!!

    ResponderEliminar
  9. Vou fazer esta receita, parece uma delícia!
    bjs

    ResponderEliminar

Imprimir