Há muito que queria fazer um bacalhau confitado, mas por um motivo ou por outro lá ia adiando a decisão. Foi finalmente dia de o preparar e o resultado não podia ter sido melhor. Muito simples de fazer e uma receita a repetir pois o bacalhau fica bastante macio e as lascas desfazem-se na boca. Claro que importa muito a qualidade do bacalhau e do azeite utilizado... Mas isso é como as restantes coisas na culinária: com bons ingredientes qualquer um é um bom cozinheiro!
Ingredientes para 2 pessoas:
2 lombos de bacalhau previamente demolhados (os postas altas)
azeite q.b.
4 dentes de alho
1 folha de louro
Preparação:
Depois de demolhado seque bem as postas de bacalhau com papel de cozinha. Coloque-as depois num tachinho pequeno, junte os dentes de alho previamente descascados e esmagados e a folha de louro.
Encha depois o tachinho com azeite até cobrir os lombos de bacalhau. Tape com papel de alumínio e leve o tachinho a lume muito brando durante cerca de 20 minutos.
O objectivo é que o bacalhau coza muito lentamente no azeite (confite). Por isso o lume não pode estar demasiado alto para que o azeite não ferva e frite o bacalhau em vez de o cozer.
Sirva depois os lombos de bacalhau com puré de batata e regue com o azeite da cozedura. (Quanto ao restante azeite guarde-o num frasco, podendo-o depois usar para temperar ou cozinhar pratos à base de bacalhau ou para voltar a repetir o processo numa outra vez).
Bom Apetite!
Oi Joana,
ResponderEliminarHá algum tempo que também quero fazer esse bacalhau, ainda não consegui, mas ao ver este aumentou-me o desejo, devia estar delicioso.
Beijo,
Vânia
Já ando para experimentar esta receita de bacalhau há algum tempo pois estou bastante curiosa em relação ao resultado final.
ResponderEliminarPelo aspecto deve ter ficado bastante bom.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/
Excelente ideia, pois tenho umas postas altas de bacalhau e não sabia o que fazer com elas. ;)
ResponderEliminarAdoro bacalhau, essa receita deve ter ficado divina... Parabéns.
ResponderEliminarBeijinho
www.caminhodagula.blogspot.com
Olá, a receita tem óptimo aspecto, vou experimentar, mas também vou partilhar uma receita minha de bacalhau que fica deliciosa, vai ao meu blogsugestoes.blogsopt.pt. Criei à pouco tempo, espreita se puderes, já sigo o teu blog, e gosto imenso, tem boas receitas, parabéns. Bjs :)
ResponderEliminarhummm de crescer água na boca :)
ResponderEliminarPermita-me discordar com a sua afirmação: "com bons ingredientes qualquer um é um bom cozinheiro"... Pode-se ter os melhores ingredientes, mas se não se for minimamente hábil na cozinha, o mais certo é estragar o melhor dos produtos.
ResponderEliminarQue delícia eu adoro bacalhau beijos
ResponderEliminarParece delicioso!! Vou ter de experimentar!!
ResponderEliminarFicou mesmo divino... Está com apaência tentadora, adorei! Beijos, Cecilia
ResponderEliminarParece realmente bom! Será algo a experimentar entretanto! Obrigada.
ResponderEliminarFiquei com uma dúvida, porque cobrir o tacho com papel de alumunio? Fica diferente de se tapar com a tampa? Obrigado
ResponderEliminarOLá Mike,
EliminarEu acho que não fica diferente, deve ser a mesma coisa. Mas com o papel de alumínio diretamente por cima do bacalhau o calor fica ainda mais concentrado e garante que o bacalhau fica convenientemente coberto com o azeite.
Apenas por isso.
Joana
Posso confitar em uma cataplana?
ResponderEliminarCarlos
Há muito tempo que andava para experimentar esta receita e finalmente foi hoje. Mas fiquei na dúvida, apesar de ter posto o tacho no bico mais pequenino e sempre no mínimo, o azeite começou a borbulhar e a fazer aquele som típico da fritura. Como é que se consegue perceber se está de facto na temperatura certa ou quente demais? O bacalhau até que ficou bom por dentro mas por fora ganhou aquela crosta amarelinha e seca típica da fritura. Se me pudesse dar umas dicas agradecia imenso.
ResponderEliminarDe qq forma, muito obrigada por partilhar esta e outras receitas tão gostosas.
Se juntar uns raminhos de tomilho, alecrim. uma casca de laranja e limão ao azeite fica verdadeiramente divino!
ResponderEliminarBoa tarde, se o bacalhau estiver congelado (depois de demolhar congelamo-lo sempre) devo deixar descongelar antes de confitar? Obrigada
ResponderEliminarDiana,
EliminarSim, deve sempre deixar descongelar o bacalhau antes de o confitar - ou cozinhar de qualquer outra maneira.
Um beijinho,
Joana
Um excelente prato, bem decorado. Parabens! E o bacalhau que seleccionou tem mesmo muito bom aspecto.
ResponderEliminarObrigada!
EliminarPessoalmente tenho sempre muito cuidado com o bacalhau que compro! Cá em casa gostamos de bacalhau alto e que lasque com facilidade.
Um beijinho,
Joana